TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Pedagogia – EAD

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR

OLIVIA GRACE DOS G. MIRANDA

RGM:

DIVISA ALEGRE

2018

1. Cabeçalho:

Curso: Pedagogia

Nome:

RGM:

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia – Educação Especial.

Ano/Semestre de realização do estágio: 8º Semestre – 2016

2. Caracterização da Instituição de Ensino:

Nome da Instituição: Escola Municipal Vital Brasil

Endereço: Praça Dr. Freire, 68, Centro – Cachoeira de Pajeú, MG

Dependência Administrativa: Municipal

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Secretaria Municipal de Educação e SRE Almenara.

Nível Observado: Gestão Escolar

Caracterização da Estrutura Física da Instituição

A Escola Municipal Vital Brasil, localizada na sede do município, à Praça Dr. Freire, 68, Centro. O prédio escolar possui a seguinte estrutura: 05 (cinco) salas de aula, uma biblioteca, 1 secretaria, 1 cantina – cozinha; instalação sanitária, sendo: três banheiros para os alunos e 01 para os funcionários. Possui ainda em suas instalações 01 depósito, 01 pátio, e mais duas salas amplas que são utilizadas para o funcionamento da Secretaria Municipal de Educação.

O corpo admirativo, equipe docente e demais servidores podem ser assim identificado: com 01 diretor, 02 vice-diretores, 04 Auxiliares de Secretaria, Professores de Apoio, 02 Professores Eventuais, Equipe docente constituída de servidores efetivos e com formação adequada ao nível e modalidade de ensino que atuam. 06 Auxiliares de Serviços Gerias por turno, exceto o noturno, e 01 porteiro para cada turno de funcionamento da Escola.

A organização do trabalho escolar da Escola Municipal Vital Brasil organiza-se de maneira a garantir aos alunos devidamente matriculados na instituição, os direitos previstos nas Leis, Resoluções e Pareceres vigentes e no Regimento Escolar. De acordo com esse embasamento, o Ensino Fundamental tem duração de 09 anos, iniciando-se com cinco ciclos iniciais e quatro finais, de modo que o tempo escolar está organizado da seguinte maneira:

Introdução

O presente relatório tem como finalidade apresentar as observações, a participação na rotina escolar e os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Curricular Obrigatório em Gestão Escolar dentro do processo de formação pedagógica, do curso a distância de Pedagogia que foi realizado, na Escola Municipal Vital Brasil, localizada à Praça Dr. Freire, 65, no centro da cidade de Cachoeira de Pajeú, Minas Gerais, na cidade de Cachoeira de Pajeú, Minas Gerais, no período de 04 de Maio a 09 de Junho do corrente ano, no turno matutino.

O Estágio Curricular Obrigatório tem como objetivo oportunizar ao aluno estagiário condições propícias ao desenvolvimento de sua prática administrativa, mediante observações, trabalho pedagógico, vivência e intervenções sistematizados em situações que se apresentam no campo de estágio fundamentados na teoria e nos saberes da experiência vivenciada na escola de Ensino Fundamental, fazendo uma análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão da escola, dos programas de ensino, promovendo, desta forma, condições de se preparar para o exercício da profissão.

O mesmo proporciona aos futuros gestores, supervisores e ou orientadores educacionais um maior conhecimento prático, conhecendo as modalidades de gestão na escola como descrição do espaço de atuação do gestor e suas respectivas atribuições, análises e aplicabilidade do trabalho de gestão, a relação teoria e prática do trabalho pedagógico. É necessário compreender que é através da associação da teoria e a prática que a aprendizagem ganha consistência, preparando o educador para o verdadeiro exercício da profissão.

Desenvolvimento

O estágio possibilitou-me o preparo para o exercício da prática de gestão, com um propósito de mudanças e um olhar mais amplo para as relações teoria- prática oportunizando-me conhecer a realidade da escolar, as atividades desenvolvidas na área administrativa da escola e os aspectos pedagógicos- educacional que a envolve, a fim de nos preparar criticamente para a prática profissional.

Através dessa realidade ressalta-se, que as observações que foram feitas deram-me a oportunidade de aprender como é a prática e como ela se apresenta, pois foi possível perceber a prática administrativa que vem sendo desenvolvida na escola e que se torna um elemento essencial na escolar, a qual nos oportunizou a conhecer a realidade educacional na direção da escola como verdadeiramente ela é, e não somente como desejamos que fosse. Nesse sentido, há de se considerar que o estágio Curricular Obrigatório em Gestão Escolar foram momentos de extrema relevância para nossa formação, pois adquiri um aprendizado significativo e incalculável.

O estágio Curricular é considerado um instrumento fundamental no processo de formação do educador, funciona como elo de articulação orgânica com a própria realidade e tem como objetivo preparar o profissional para exercer funções administrativas na área da educação.

Pensando nessa formação prática essencial para a atuação do pedagogo, uma das atividades propostas foi o acompanhamento do trabalho realizado na referida escola pela Supervisora Educacional Maria Amélia Oliveira Silva, que é graduada em Pedagogia e possui pós-graduação e Gestão e Orientação Educacional. Atua na rede municipal de educação como supervisora a aproximadamente quatro anos, se dedicando ao trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental. Concomitantemente atua na regência de aulas na Escola Estadual do Povoado de Águas Altas, o que lhe dá uma margem de grande experiência na área educacional.

As observações feitas sobre a situação atual da escola proporcionaram conhecer sua realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com