TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

IESB – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL

POLO: ANÍSIO DE ABREU

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

ORIENTADORA: ROSA LUZIA RIBEIRO         

        

                        RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO

                                          ANÍSIO DE ABREU – PI

                                                        2015

                                 ARLEY PRISCILA DOS SANTOS

                        RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO

                                                                 

Relatório de estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia como parte da exigência da disciplina Estágio Supervisionado I, sob a orientação da Prof.ª Rosa Luzia Ribeira da Silva.

                                                                                 

                                   

                                           ANÍSIO DE ABREU – PI

                                                        2015

                                               

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

(Cora Carolina)

                                                 SUMÁRIO    

APRESENTAÇÃO        

ESTÁGIO SUPERVISIONADO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

BIBLIOGRAFIA        

ANEXOS        

                                                   

 

                                               


 APRESENTAÇÃO

      O estágio foi realizado na escola Vitalino Soares da Rocha, que fica localizada em Maristela município de Jurema-PI, na educação Infantil. A escolha da instituição de ensino foi devido os alunos da mesma possuir um bom desempenho, porém, nem todos costuma desenvolver este bom desempenho. O estágio foi realizado no período Vespertino, turma do 2° ano do ensino fundamental do ano de 2014.

       A instituição possuí 5 funcionários, destes mesmos, 2 são educadores, 1 merendeira, 1 vigia e 1 secretário. A escola funciona pela manhã Jardim de infância, 1°ano e 2°ano, e a tarde 3°,4° e o 5°ano.

      O presente trabalho mostra a importância do trabalho do estágio supervisionado na educação infantil, e como funciona a formação de crianças nas etapas inicias da escola. O educador pedagogo é importante para que as crianças tenha o desenvolvimento correto durante o Ensino Fundamental 1.

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO

      Com finalidade de relatar fatos ocorridos durante o Estágio Supervisionado, é que foi elaborado este documento no qual será encontrada todas as informações a respeito do estagiário, da escola observada e do corpo docente, ao desempenhar seu papel no que diz a respeito da melhoria do ensino.

     O estágio supervisionado expos várias práticas ao estagiário, tais como:

  • Trabalhar conteúdos de acordo com o perfil dos alunos e da turma;
  • Relacionar teorias e práticas;
  • Capacitar o estagiário para ser um educador, qualificado e conhecedor do seu papel dentro do processo de ensino;
  • Assimilar a importância do planejamento escolar;
  • Adotar metodologias de ensino diferentes;
  • Adequar-se no ambiente que pode ser futuramente seu ambiente de trabalho.

      Definidos os objetivos oferecidos ao estagiário, segue-se a primeira etapa do estágio supervisionado, que teve duração de 20 horas/aulas. Nesta primeira etapa, o estagiário fez o reconhecimento da estrutura física e administrativa da escola, analisou o currículo apresentado na escola, que pertence ao munícipio. O estagiário também teve a oportunidade de observar e assistir as aulas lecionadas pela professora-regente, analisando a forma de avaliação da mesma.

    Esta etapa foi realizada na Unidade Escolar Vitalino da Rocha, localizada no povoado Maristela em Jurema – PI. Construído no ano de 1978, encontra-se em boas condições físicas, apenas com pequenos defeitos nas instalações hidráulicas e sanitárias.

          A escola citada possui 2 salas de aula, 1 deposito, pátio, 1 secretária, 2 banheiros (masculino e feminino) e 1 cozinha.   A escola dispõe cadeiras e mesas de acordo com a idade e turma, 1 mesa e 1 cadeira em cada sala para uso do professor.

         O funcionamento da mesma se dá pelo período da manhã e tarde. No período matutino funciona 1° e 2° ano, no 1° ano possui 21 alunos (9 são meninos e 12 são meninas) e no 2° ano possui 19 alunos (8 meninas e 11 meninos) e um quadro composto por 3 professores (sendo cada um com 2 turnos, ou seja, trabalham no período manhã e tarde) 1 secretária, 1 vigia, 1 merendeira, 1 supervisor de ensino e 1 secretária municipal.  No período vespertino funcionam as turmas de 3° e 4° ano.

        O calendário escolar é composto por 200 dias letivos, conforme a LDB 9394/56. São comemorados as seguintes datas: Dia do índio, dia das mães, festa junina, 7 de setembro, dia das crianças, etc.

        O planejamento escolar é bimestral, onde os professores se reúnem junto aos da Unidade Escolar Manoel Dias de Sousa que fica localizada no povoado Caldeirãozinho, na reunião os professores trocam experiências e elaboram planos para efetivar na sala de aula.

       Reuniões de pais e mestres são realizados bimestralmente com o objetivo de passar para os pais como tá sendo o desempenho dos alunos durante as aulas.

      A merenda é distribuída nas escolas mensalmente, que tenta satisfazer as necessidades dos alunos, apesar do pouco recurso oferecido pela Secretaria Municipal. Não há biblioteca, mas temos alguns recursos disponíveis que melhoram o andamento das disciplinas. Na turma do 2° ano do Ensino Fundamental, a idade dos 21 alunos está entre 7 a 10 anos de idade. A maioria pertence à classe baixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com