TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DE EDUCAÇÂO ESPECIAL E INCLUSIVA

Por:   •  19/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  8.172 Palavras (33 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 33

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL

UNINTER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DE EDUCAÇÂO ESPECIAL E INCLUSIVA

GUARULHOS

2019

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DE EDUCAÇÂO ESPECIAL E INCLUSIVA

[pic 1]

                                                             

                                         

                                                                     

GUARULHOS

2019

Sumário

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        Identificação da instituição        5

2.2        Caracterização da turma        7

2.3        Registro do perfil da turma        8

2.4        Registro descritivo dos encontros realizados        8

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

4        REFERÊNCIAS        18

5        ANEXOS        21

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em educação especial e inclusiva é uma etapa muito importante para o aprimoramento profissional dos educadores envolvidos na área em questão, uma vez que existem acontecimentos no nosso dia-a-dia, que não estão no manual, ou seja, acontecem situações que acabam esquivando-se da expectativa de que unicamente os conteúdos estudados na universidade serão suficientes para suprir as necessidades da prática, assim sendo na realidade o educador se depara com diversas situações que não estão neste “manual”. Consequentemente as metodologias estudadas na faculdade se tornam ineficientes com o tempo, quando as mesmas não buscam adaptar seus ensinamentos à realidade dos educadores e caso não proporcione uma reflexão acerca das ligações intrínsecas entre teoria e prática e os motive a ser eternos pesquisadores. (SHÖN 2000).

Desta forma, mediante ao exposto Pinto e Fontana (2002) consideram que o estágio e a prática de ensino convergem para os saberes, histórias de vida e experiências tanto individuais quanto coletivas, desta forma por meio das atividades e discussões propiciadas pelo estágio, o trabalho realizado na escola e a produção de conhecimento permitem mostrar que as ideias e os ideais de professores da Educação Básica, da universidade e alunos estagiários se encontram e, em alguns momentos, confrontam-se em suas reflexões e ações.

O estágio no curso de Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva, com início em de 04 de Fevereiro do ano de 2019 e finalizado em 16 de Abril do ano de 2019, no período da manhã, em sala de aula regular com a turma de Educação Infantil – Estágio II B, composta por 30 educandos, sendo que dentre eles um educando possui com Microcefalia, acompanhada pela Paralisia Cerebral. O estágio em educação especial e inclusiva teve por objetivo analisar as práticas pedagógicas da instituição, no processo de inclusão dos educandos com necessidades educacionais especiais, tornando possível a verificação de fatores tais como a adequação do currículo, dos recursos pedagógicos, a formação dos educadores, o conhecimento e orientação acerca do da deficiência em questão, entre outras, assim sendo é possível constatar que é através dessa troca de experiência e aprendizagem que o estudante que estagia complementa sua formação, colocando em prática a teoria estudada.

A educação especial busca oportunizar ao educador conhecimento legal e histórico, além de situá-lo em relação ao trabalho com a diversidade na sala de aula comum, assim é primordialmente necessário que atuação do profissional na área de educação especial, seja vista como parceira competente na educação, ou seja, que traz consigo orientações educacionais que tendem a favorecer a equipe escolar como um todo, estabelecendo parcerias todos os membros deste processo,  em prol de um planejamento que atenda toda a diversidade, fundamentada em princípios inclusivos. (CAPELLINI, 2008). Todos os envolvidos neste processo tornam-se beneficiados com esta atuação, pois a escola passa a garantir ações educativas e colaborativas planejadas, que priorizam a realidade da escola e dos estudantes que a compõem, possibilitando uma educação inclusiva de qualidade a todos os estudantes.

Os itens que serão trabalhados nesse relatório incluem: a identificação e a caracterização da escola estagiada, a caracterização da turma e dos profissionais, o registro do perfil da turma observada, o registro dos descritivos encontros realizados na instituição escolar, o relato dos educadores, a descrição e a análise reflexiva das atividades de estágio curricular educação especial e educação inclusiva, o roteiro de participação e observação na escola, a elaboração do plano de aula, a aplicação do mesmo e a elaboração do plano de intervenção na instituição escolar.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Identificação da instituição

   É uma escola pública que atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, nos períodos matutino, intermediário e vespertino. A instituição atende um total de 600 alunos, provenientes de diversos bairros da cidade, sendo estes alunos pertencentes a classes socioeconômicas diversificadas e trazem, portanto para a escola uma variada educação moral, religiosa e cultural.

 é composta por um ambiente administrativo e técnico-pedagógico, composto por: sala de direção; sala de professores; banheiros para pessoal docente e administrativo, masculino e feminino; secretária e sala de coordenação pedagógica. Já o ambiente pedagógico é composto por 06 salas de aula, em bom estado de conservação; laboratório de informática com 18 computadores e mini quadra de esportes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.9 Kb)   pdf (220.5 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com