TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DENGUE

Por:   •  22/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

JÚNIA MARIA PEREIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Itabira

2016

JÚNIA MARIA PEREIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental –6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Dirce Darodda

Tutor de sala: Vanderci Geraldo dos Santos

ITABIRA

2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO        

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

        O presente estágio de docência no Ensino Fundamental tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
Nesta etapa serão desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos  do 3º ano.  No  Centro Educional Amiguinhos da Mônica,no primeiro semestre de 2016 como atividade avaliativa – obrigatória no 7º Semestre no Curso de Pedagogia unopar.

O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e, sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio foi realizado na instituição denominada Centro Educional Amiguinhos da Mônica,escola particular, com mais de 25 anos da existência, sua equipe de profissionais e constutuída em Diretor, Pedagogo coordenador, professores, monitores, auxiliares e secretaria. funcionamento: matutino, vespertino e integral.

Educação Infantil, 6, 12 anos,

Ensino Fundamental 1º, 4º, 5º ano Manhã.
Educação Infantil, 3, 9 anos:

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º ano Tarde.

Nas questões educacionais as famílias são parcialmente participativas, há aquelas que muito contribuem para o processo educacional de seus filhos e aquelas que permanecem totalmente alheias às suas necessidades. A Unidade Escolar vem empenhando-se ao longo dos anos para promover conscientização entre os pais e responsável da importância da participação familiar na construção de todo o processo educativo.

2 ROTINA OBSERVADA  

A organização dos alunos começam partir 06;30 a 07;00 e ficam no patio aguardando o sino tocar para irem para sala os alunos são orientados pela diretora e professores sendo informado algumas atividades do recreio escolar em seguida vão para sala de aula.

As 15:30 horas é a hora do lanche as 16:20 retorno a sala de aula para atividades

RELATO DA OBSERVAÇÃO  DO 1º ANO.

A professora se chama Elizângela, é uma sala com crianças entre 5 e 6 anos, com diversidades culturais, uma sala calma em relação a aprendizagem

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

A professora se chama Mirtes, com crianças entre 6 e 7 anos, entre os alunos tem uma criança especial, mas isso não influencia em nada no andamento da aprendizagem, os alunos a trata de igual para igual

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

A professora se chama Claúdia, é uma sala de crianças entre 7 e 8 anos,  a aprendizagem é tranquila. Eles são participativos e a todo momento faziam perguntas.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 4º ANO

A professora se chama Melina, com crianças 9 e 10 anos, os alunos conversam muito mas, muito interessados e participativos.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 5º ANO

A professora se chama Irinha, com crianças de 10 e 11 anos, os alunos interagem entre si, comunicativos, falantes, mas muito participativos e super interessados.

3 REFERENCIALTEÓRICO

Constatando a função do professor vai além de transmitir informações ao aluno, mas zelar pela aprendizagem, participar, elaborar e cumprir as propostas pedagógicas e colaborar com as atividades da escola integrando famílias que vivem também as problemáticas e inquietudes que as crianças levam para a sala de aula de todos os tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com