TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.505 Palavras (31 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Manhuaçu

2015

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Sara Lensue

Tutor de sala: Suzana Batista da Silva Moreira

Manhuaçu

2015


 
sumário

INTRODUÇÃO        

A Importância do Estágio para a Formação Profissional        

Considerações finais        

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................        .....28

MOSTRA DE ESTÁGIO        29

REFERÊNCIAS        31

APÊNDICE         30

1 INTRODUÇÃO

Será relatado aqui o estágio curricular obrigatório realizado na Escola Municipal Gidiel Câmara na turma do Pré II. O tema do projeto realizado intervenção foi sobre consciência ambiental.

Este tema foi escolhido tendo em vista as necessidades da comunidade a qual a escola pertence. Por ser na zona rural considerei importante mostrar a importância da natureza para todos. Ensinar a criança a preservar o meio ambiente é primordial para a formação de um adulto consciente.

O objetivo deste projeto buscou ampliar as noções das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas.

O objetivo deste projeto buscou ampliar as noções das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas. Foi mais do que ensinar a criança a não poluir, é educar para que corrija quem ainda não aprendeu a respeitar a natureza. Com isso despertar na criança o espirito de patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O presente relatório de estágio parte da compreensão de que o propósito da escola é que as crianças obtenham os conhecimentos produzidos pela humanidade, ampliem as possibilidades para operá-los, transformá-los e redirecioná-los tendo como meta alocar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade. O projeto político pedagógico é a tradução maior da organização pedagógica que a escola faz de suas finalidades, a partir das necessidades que lhes estão colocadas diante de recursos humanos e materiais. O projeto político pedagógico ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com sujeitos atenderão, pois, seu enfoque é o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelo educador.

Conhecer os  alunos,  a  comunidade  interna  e externa da escola são fatores que melhoram a qualidade do trabalho do estagiário pois quando se conhece a realidade se consegue elaborar melhor o seu projeto e obter mais sucesso no seu trabalho. Por isso escolhi a Escola Municipal “Gidiel Câmara” para realizar o meu estágio. Fica próxima à minha casa e tenho contato com funcionários, alunos e pais de alunos. Esta proximidade fez tudo se tornar mais fácil e agradável. É uma escola organizada e metódica em sua rotina

Durante o estágio foi percebido que a escola se preocupa com a  função social de promover  ao aluno, acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Que também se preocupa com a formação do cidadão consciente.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio na Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção pedagógica, que   contribui   significativamente   para   formação   do estudante   de   Pedagogia, ao   estabelecer   o   processo   de   ação-reflexão-ação. A atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente. O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar sua prática.

Ao colocar a teoria em prática é preciso adequá-la a realidade do aluno. Assim, quando o estudante de pedagogia em formação é convidado  a trabalhar os  conteúdos  e  as  atividades  do  estágio  em  campo , percebe  que  os  problemas  e  possibilidades  de  seu  cotidiano  serão  debatidos, estudados  e  analisados  à  luz  de  uma  fundamentação  teórica  e,  assim,  fica  aberta  a possibilidade de se sentir coautor do trabalho docente, em um    movimento de transitar por  entre  o  saber  e  o  saber  fazer,  por  entre  a  teoria  estudada  nas diferentes  disciplinas  do  curso  e  a  prática  profissional.

Assim,  o  estágio    proporciona  ao  estudante de pedagogia o  domínio  de  instrumentos teóricos  e  práticos.  Busca-se,  por  meio  desse exercício  beneficiar  a experiência  e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos  teóricos  e  práticos  adquiridos  durante  o  curso,  bem  como,  favorecer  por  meio  de  diversos  espaços  educacionais,  a  ampliação  do universo  cultural  dos  acadêmicos,  futuros  professores.  Outros  fins  previstos  para o estágio são:  desenvolver habilidades, hábitos e atitudes  relacionados  ao exercício da docência e criar condições para que os estagiários atuem com maior segurança e visão crítica em seu  espaço de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com