TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.612 Palavras (15 Páginas)  •  2.254 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO COLÔNIA DO SABER

CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES

MAYRA CRISTINA MATTOS CORDEIRO ALVES MADUREIRA

 

RIO DE JANEIRO

2017

 MAYRA CRISTINA MATTOS CORDEIRO ALVES MADUREIRA

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                                                      

                                Relatório elaborado para atender às atividades do Curso Formação de Professores

 

Instituto de Educação Colônia do Saber

Tutora Miran

Rio de Janeiro

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................04

DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO.........................................05

ESTAGIO: TEMPO DE OBSERVAR E ANALISAR A REALIDADE DOCENTE...............................................................................08

CONCLUSÃO.........................................................................12

REFERÊNCIAS.......................................................................13

INTRODUÇÃO

A Educação Infantil atende crianças de zero a seis anos de idade. Busca-se através deste relatório, refletir sobre as práticas pedagógicas vivenciadas no campo de estágio educação infantil. É importante ressaltar que a teoria e a prática são inseparáveis no processo de formação de educadores, pois a teoria auxilia no desenvolvimento da prática. Elas se dão por meios de observações, reelaborações e imitações por parte tanto dos profissionais como das crianças, nas quais se analisam criticamente os contextos socioculturais vivenciados.

Segundo, Pimenta e Gonçalves (apud PIMENTA e LIMA; 2005/2006, p. 13), "a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação á realidade na qual atuará". Pois através do estágio tendo como base teórica é possível perceber que o cuidar e o educar são indissociáveis para o desenvolvimento da criança e para a atuação do educador.

,

DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO

O Espaço Encantado da Tia Lu foi inaugurado em maio de 2011 oferecendo uma proposta inovadora e totalmente voltada para a Educação Infantil. 
             Priorizando a integração dos mais diversos meios e estímulos específicos e fundamentais para cada fase da criança, buscando sempre aproveitar a bagagem de vivências que cada aluno traz consigo e atender suas mais variadas necessidades. 
            Utilizando sempre o concreto e o lúdico compartilhando experiências essenciais para a conquista de princípios primordiais para a formação do caráter, da socialização, da cidadania e também para o compromisso com um futuro melhor.

O Espaço Encantado da Tia Lu funciona Do Berçário ao Pré-Escolar - Creche Online e é localizado na  Estrada do Meringuava, n° 1396 - Rua A - Taquara
(021) 3172-5092 / 96422-0097.

        Sua missão é educar, acolher e interagir com excelência, além de promover, de maneira lúdica, o acesso a educação global, através de vivências de diferentes culturas, proporcionando condições para o pleno desenvolvimento da criança e para a construção de seu próprio conhecimento.

Sua estrutura física está passando por reformas, mais a instituição é basicamente composta por; 04 salas de aulas, 01 refeitório e 03 banheiros, sendo 01 feminino e 01 masculino, 01 para professores e nenhum adaptado. A escola possui 01 secretaria, 01 sala da direção, a sala de vídeo não tem, pois alegam que não tem espaço para ajeitar uma sala só para vídeo, quando há a necessidade de passar vídeos eles disponibilizam a TV e o DVD serem levados para sala de aula, mais pra que isso aconteça tem que ser revezado antecipadamente, pois só tem 01 TV e 01 DVD para atender as necessidades da escola. A escola também disponibiliza 01 microssystem, bastante utilizado pelos professores.

A escola atende nos turnos manhã e tarde, no Berçário e na Educação Infantil. A sala escolhida para o período do estágio foi à sala do Maternal I, nessa classe tem 16 alunos na faixa etária de 02 e 04 anos, sendo 11 meninas e 05 meninos e nenhum aluno com necessidade especial. Possui apenas 01 professora por sala com auxiliares. A decoração das paredes da sala é feita com desenhos, letras, números, cartazes com datas de aniversários, calendário do tempo, relógio, gravuras das formas geométricas e o cantinho da leitura. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças. Sabendo que através dessa interação nos momentos de decorar a sala, por exemplo, que as crianças se desenvolvem, aprendem mais. A sala contém 01 mesa para o professor, 01 estante , 01 suporte para livros e brinquedos e cadeiras individuais.

05

A escola tem como Diretora Luciene Gennari Souza graduada em Pedagogia, nos cargos de Coordenadora Pedagógica, Supervisora e Orientadora Educacional a responsável é Simone Evangelista, graduada em Pedagogia. A escola conta com os serviços assistenciais de forma precária, não tem profissionais na área de Psicologia e nem Assistente social para atender as necessidades dos alunos na escola.  Os professores possuem diploma do curso normal ou curso de formação de professores e cursos complementares.

O planejamento é realizado pelo corpo docente de forma coletiva sendo acompanhado pelo coordenador, com a regularidade semanal acontecendo sempre nas terça feiras depois do expediente das aulas.

A professora é bastante receptiva e amorosa com as crianças, a relação entre a professora-aluno é muito atenciosa e carinhosa, já a interação dos alunos com os outros professores se torna de forma amigável, pois as professoras são atenciosas e carinhosas, e as crianças retribuem demonstrando respeito e admiração por elas. A relação entre os alunos ocorre de maneira carinhosa uns com os outros, existe também as brigas, mas que são irrelevantes em relação ao cuidado que eles demonstram entre si, devidos passarem todas as tardes juntos, podemos observar que construíram um vínculo entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com