TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 3][pic 4]

ANA CAROLINA DOS SANTOS BISPO – RU: 929992

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

EDUCAÇÃO INFANTIL

SÃO JOÃO DEL-REI

2016[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

ANA CAROLINA DOS SANTOS BISPO - RU: 929992[pic 8]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 9]

Trabalho apresentado à disciplina Estágio Supervisionado – Educação Infantil, do curso de Pedagogia a distancia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor local: Maria Perpétua Giarola

Centro associado: São João del-Rei – MG

SÃO JOÃO DEL-REI

2016[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

SUMÁRIO[pic 14]

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2 A ESCOLA ESTAGIADA ......................................................................................4

2.1 INVESTIGAÇÃO DA ESCOLA............................................................................4

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO................................................4

3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO..................................................................................................................6

4 PLANO DE AÇÃO...............................................................................................8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................12

REFERÊNCIAS.......................................................................................................13

ANEXOS....................................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

        O estágio é uma fase de grande relevância para a vida profissional de um estudante, é a forma através da qual é possível aprimorar os conhecimentos, aliar teoria à prática. No caso da aluna, o estágio aconteceu no segmento da Educação Infantil, que compreende as crianças entre 0 e 5 anos.

“A criança nasce com predisposição para aprender, basta ter condições adequadas para isso. Tudo o que acontece ao seu redor representa oportunidade para aprender e ela encontra prazer na própria aprendizagem, nas descobertas.” (ANDRADE E PAIVA, 2016).

        O estágio acontece juntamente com as demais atividades do curso e devido a isso, o discente acaba não refletindo sobre a prática, embora seja necessário, ela só ocorre:

[...] a partir da apropriação de teorias como marco para as melhorias das práticas de ensino, em que o professor é ajudado a compreender o seu próprio pensamento, a refletir de modo crítico sobre sua prática e, também, a aprimorar seu modo de agir, seu saber-fazer, à medida que internaliza novos instrumentos de ação. (LIBÂNEO, 2004, p. 137).

        Este estágio é baseado em um conjunto de atividades que visam promover oportunidades para aprendizagem não apenas profissional, mas também social, cultural e comportamental, proporcionando ao aluno participar da realidade escolar e vivenciar algumas situações enfrentadas pelo docente, aprendendo sobre o que está sendo visto e o modo como as ações são realizadas. Esse conhecimento torna-se essencial para que o futuro profissional tenha condições de pensar sobre a prática e atuar de modo mais reflexivo futuramente.

O objetivo do estágio é proporcionar momentos de interação, trabalhando as relações entre sujeitos e instituições, além do contato pessoal com o campo de atuação profissional, com as pessoas que tramitam neste espaço, articulação dos conhecimentos adquiridos no curso com a realidade, é a melhor oportunidade para assimilar experiência, planejamento e desenvolvimento das atividades necessárias, contribuindo para a construção da identidade docente.

        Este relatório é a reunião das ideias, concepções, planos, observações e reflexões feitas pela aluna e serão apresentados nos textos que seguem.

.2 A ESCOLA ESTAGIADA

2.1 INVESTIGAÇÃO DA ESCOLA

O Estágio Supervisionado – Educação Infantil foi realizado no Centro Educacional Frei Seráfico (CEFS), está situado na Rua Geraldo Canário, nº 02, no Bairro São Caetano, CEP.: 36.309-094, localizada na cidade de São João Del-Rei, no estado de Minas Gerais.

        O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (32)3371-2347, e do e-mail <secretariacefs@gmail.com>. A escola possui site <http://www.freiserafico.com.br/> e também uma pagina no facebook: <https://www.facebook.com/freiserafico>

A instituição oferece atendimento nos níveis Educação Infantil (vespertino), Ensino Fundamental I e II (vespertino e matutino, respectivamente) e Ensino Médio (vespertino).

        A escola atende a um total de 463 alunos, não há alunos em processo de inclusão.

        O estágio foi realizado no período de 3 à 21 de novembro de 2016 no turno vespertino, sendo observadas as ações da professora da turma Maternal III da instituição.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

A proposta pedagógica de ensino do Centro Educacional Frei Seráfico, envolve dimensões humana, cultural, sociopolítica e ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (696 Kb)   docx (621.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com