TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  29/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO INTERNACIONAL UNIVERSITÁRIO

UNINTER

CINARA LUCIA SILVA ANDRADE (RU: 1192201)

ENILCEIA CABRAL ASSIS (RU: 1170417)

HELEN CRISTINA DO NASCIMENTO SILVA (RU: 1110404)

THAIS SILVA MOURA FERREIRA (RU: 1165278)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

JOÃO MONLEVADE

2016

CINARA LUCIA SILVA ANDRADE (RU: 1192201)

ENILCEIA CABRAL ASSIS (RU: 1170417)

HELEN CRISTINA DO NASCIMENTO SILVA (RU: 1110404)

THAIS SILVA MOURA FERREIRA (RU: 1165278)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO  INFANTIL

 

Relatório de Estágio Supervisionado Educação infantil apresentado UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE - C 2016 - FASE II do curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

JOÃO MONLEVADE

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------- 3

2 A ESCOLA ESTAGIADA ------------------------------------------------------------- 4

2.1 PLANO POLITICO PEDAGOGICO ---------------------------------------------- 4

2.2 EDUCAÇÃO INFANTIL-------------------------------------------------------------- 5

2.2.1 O FAZER EDUCAÇÃO INFANTIL NO BARQUINHO AMARELO ------------- 6

2.3 PLANO DE AÇÃO -------------------------------------------------------------------- 8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------------------- 12

REFERÊNCIAS ------------------------------------------------------------------------------13

INTRODUÇÃO

Para a obtenção do diploma de licenciatura em pedagogia e formação de um profissional da educação preparado para exercer suas funções são realizados durante o período de graduação os estágios supervisionados.  Neste momento em questão foi realizado o estágio na educação infantil. A atividade foi desenvolvida pelas estudantes do curso de pedagogia da Uninter Cinara Lúcia Silva Andrade, Enilceia Cabral Assis, Helen Cristina do Nascimento Silva e Thais Silva Moura Ferreira como parte da UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE - C 2016 - FASE II. As estudantes realizaram a observação no Centro de Educação Infantil Barquinho Amarelo entre os dias 28 de outubro e 25 de novembro de 2016.

Este estágio tem como objetivo levar o futuro pedagogo a analisar e refletir sobre o papel do(a) professor (a) nas diferentes unidades de educação infantil, considerando as ações indissociáveis entre teoria e prática e entre cuidar e educar; Compreender diferentes trabalhos que constituem a totalidade da ação pedagógica na educação infantil.

Esta vivencia no ambiente escolar é importante para que o futuro professor/pedagogo conheça a realidade do cotidiano escolar e os desafios de se aliar teoria a pratica. Durante cada visita na escola as estagiarias realizaram anotações com os pontos observados durante aulas, reuniões pedagógicas, planejamentos e a atuação do pedagogo no dia a dia em sala de aula. Essas observações foram debatidas durante as discussões em grupo e juntamente com os conteúdos das aulas e dos livros base resultaram neste relatório. Serão apresentadas as características da escola, sua concepção pedagógica, as questões observados nas aulas e o plano de ação.

2 – A ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado: Educação Infantil foi realizado na escola Centro de Educação Infantil Barquinho Amarelo, situada à rua Padre Pinto, número 192, no bairro Lucília, CEP 35.930-241, localizada na cidade de João Monlevade, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (31) 3851-5910 e do email belinhas.andrade@bol.com.br.

A escola particular oferta atendimento no nível educação infantil no período matutino e vespertino.  A instituição atende a um número total de 60 alunos, desse número, 2 são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 28 de outubro a 25 de novembro de 2016, no turno vespertino, sendo observada a turma de 2º período.

2.1 PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO

De acordo com o PPP, Plano Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil Barquinho Amarelo a escola adota a metodologia de ensino baseada na proposta construtivista. Deste modo o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. O que se busca é a integração da criança por meio do desenvolvimento dos aspectos intelectuais, psicológicos, biológicos e sócio-culturais. Ainda de acordo com o PPP, a escola apresenta sempre a preocupação de criar condições para o desenvolvimento integral de todos os alunos considerando que eles desenvolvem suas capacidades de maneira heterogenia. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96 e o estatuto da criança e do Adolescente a escola baseia o seu trabalho nas diferenças individuais, considerando a peculiaridade de cada criança.

Outro ponto relevante apresentada no PPP é a tarefa da escola de difundir conteúdos concretos, indissociáveis da realidade social. O conteúdo não deve ser abstrato, mas sim baseado em relações diretas da experiência do aluno. Neste contexto a educação é entendida como uma das mediações pela qual o aluno, através da intervenção do educador e de sua própria participação, transforma uma experiência inicialmente fragmentada e confusa para uma visão unificada e organizada. O PPP defende que a escola deve atuar de forma a preparar o alunos para o mundo e suas contradições, munindo a criança de instrumentos através da aquisição de conteúdos e da socialização, para que ela participe ativamente da democratização da sociedade.

2.2 A EDUCAÇÃO INFANTIL

        Segundo Cartaxo (2013, p.34) a atendimento a criança pequena surgiu no mundo e no Brasil de forma assistencialista. O objetivo era atender famílias de baixa renda  diante da mudança da estrutura da sociedade com o crescimento industrial e a inclusão da mão de obra feminina nas fabricas. Neste contexto creches e pré-escolas foram criadas tendo como prioridade combater a pobreza e a mortalidade infantil. Essa concepção mudou apenas em 1988. Como explica Cartaxo (2013, p. 47) “A constituição Federal de 1988 apresenta um novo olhar para a criança e reconhece o seu direito de ser atendida em creches e pré-escolas, vinculando o atendimento a área educacional e não só assistencialista”. Neste ano foi apresentado o Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil (RCNEI) que apresenta objetivos, conteúdos e ações didáticas organizadas para diferentes faixa etárias entre 0 e 6 anos. O documento aponta sete eixos de trabalho: movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com