TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.548 Palavras (19 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.....................................................4

3 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO..............................................................5

4 REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................8

4.1 Intervenção da Educação Infantil......................................................................9

4.2 Planos de Aula para Regência..........................................................................10

5 DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS...................................................................................22

6 CONSIDERAÇÃOES FINAIS................................................................................25

7 REFERÊNCIAS.......................................................................................................27



  1. INTRODUÇÃO

O relatório de Conclusão de Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil aqui demonstrado foi realizado no Colégio Maria Edith Rhoden, situada na Rua Espanha, Que. 41, Lt. 16 – Loteamentos Campos Belos, Distrito de Roda Velha, São Desiderio-Ba, tem como objetivo desenvolver a prática, os princípios vistos durante este semestre do curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná – Unopar.

O Estágio Supervisionado na Educação Infantil é formado em metodologias de planejamento, buscando a integração entre conhecimentos práticos e teóricos que contribua com a formação acadêmica do aluno.

É mais do que uma experiência adquirida, através de práticas vivenciadas, é uma oportunidade que permite que o estagiário conheça sua profissão na prática e alcance novos métodos de conhecimentos através de uma visão mais ampla, quanto ao ambiente de atuação do professor e à sua prática pedagógica.

Neste processo, é impossível o estagiário não ter um contato direto com os educando, pois passa a conhecer cada um de perto e está ligado diretamente a eles, nos torna cada vez mais apaixonados pela forma de educar e contribuir para a transformação do sujeito. O Estágio se efetivou, no período de 10  de Agosto a 08 de Setembro de 2018, na instituição de ensino Colégio Maria Edith Rhoden.

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A apresentação ocorreu no Colégio Maria Edith Rhoden, onde foi realizado o acolhimento pelos coordenadores e professores desta instituição de ensino. No qual foi dado à oportunidade para a realização do estágio na turma do Pré I – Educação Infantil, deixando que a intervenção do estagiário com o professor regente e os alunos fosse de maneira aconchegante. Todas as atividades desenvolvidas na unidade escolar estão de acordo com os parâmetros normais de sua rotina.

O CMER – Colégio Maria Edith Rhoden, conta com Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e 1º ano do Ensino Médio. Com um quadro de 12 alunos, com idade entre 04 e 05 anos na turma do Pré I – Educação Infantil. Com um quadro de 24 funcionários, possui pessoas trabalhando nos turnos matutino e vespertino, contando com dois coordenadores pedagógicos que dão assistência do planejamento dos professores na instituição.

No estabelecimento de ensino, possui onze salas de aula, 1 sala de jogos Tecnológicos, uma biblioteca escolar, um laboratório de ciências, WC para estudantes com deficiência, WC feminino e masculino, uma quadra poliesportiva coberta com WC feminino e masculino, uma cantina escolar com cardápio variado, um pátio de reuniões, secretaria escolar, sala de reunião,  ambiente com sala para os professores e um parque recreativo para os estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I.

A unidade escolar conta com profissionais qualificados, para que os alunos se desenvolvam de forma integral, sendo apenas dois professores auxiliares cursando curso superior.

No Pré I – Educação Infantil, onde foi realizado o estágio, os doze alunos são atendidos por uma professora, com curso superior de pedagogia e uma auxiliar cursando pedagogia.

 3 - DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO

Neste período de estágio, foi possível observar de maneira ampla e abrangente a rotina na instituição, todas as turmas possui um mesmo horário de entrada e saída da escola, na hora do recreio as turmas tem o mesmo horário para o lanche, pois neste período a escola atende somente a Educação Infantil.

Onde foi também observada à organização do calendário, a organização das turmas quanto, à utilização da biblioteca e as aulas de oficina tecnológica pelos alunos, o horário que cada professor tem para planejar com a coordenadora pedagógica.

O CMER -  Colégio Maria Edith Rhoden é mantido financeiramente pela sociedade mantenedora Perboni e Fantin Ltda., estabelecida à Rua Espanha, s/nº, quadra 41, Lote 17, Loteamento Campos Belos, Roda Velha, São Desidério-BA, o diretor da instituição é o proprietário da mesma.

Nas turmas de Educação Infantil do Maternal I ao Pré II, abrange , 01 turma de Maternal I com 4 alunos, 02 turmas de Maternal II cada uma com 12 alunos, 01 turma de Pré I com 12 alunos, 02 turmas de Pré II uma turma com 10 alunos e outra com 12.

A escola apresenta uma preocupação em proporcionar o bem estar dos alunos, sempre levando em consideração as condições do educando, pois a escola recebe alguns alunos de fazendas, e alguns apresentam dificuldades de aprendizagens, por tanto requer muito a dedicação de todos da equipe pedagógica para alcançar resultados  positivos sobre essa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com