TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.530 Palavras (15 Páginas)  •  3.332 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

[pic 1]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

Aluno: Beatriz Viana Pretti

Belo Horizonte

2020

Matrícula: 201512468983

Nome completo: Beatriz Viana Pretti

Instituição: Núcleo Educacional Novos Passos ltda

Endereço: Rua Póvoa de Varzim nº 415 – Bairro: Paquetá, Belo Horizonte/ MG

Telefone: (31)3498-4300

Sumário

1 – Introdução____________________________________________________pg 4

2 – Identificação da Escola _________________________________________pg 5

3 . Metodologia e fundamentação teórica ______________________________pg 7

3.1 O Trabalho da equipe gestora_____________________________________pg 8

3.2 Caracterização da Proposta Pedagógica ____________________________pg  10

4. Desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas________pg 11

5 . Conclusão____________________________________________________pg 14

6 – Referências bibliográficas______________________________________pg 15

1 . Introdução

O presente relatório visa apresentar as observações e reflexões referentes as atividades desempenhadas durante o estágio da disciplina Estágio em Processos Educacionais do curso de Pedagogia. O estágio foi realizado no período de 16/09/2019 à 22/10/2019.

O objetivo deste estágio é relatar as experiências e reflexões adquiridas durante o estágio, além da relação entre a equipe gestora e toda a comunidade escolar. O principal objetivo deste estágio é conhecer todos os aspectos administrativos, pedagógicos, financeiro, levando em conta os princípios da Gestão Escolar e entender a participação da comunidade nestes processos.

Os assuntos que serão abordados neste relatório são condizentes com a estrutura e funcionamento da escola observada, analisando principalmente os aspectos referente a atuação da equipe gestora.

Este Trabalho realizado durante o período de estágio visa fortalecer a relação entre a teoria e prática baseando-se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar os conceitos adquiridos na vida acadêmica, profissional e pessoal.

Minhas expectativas ao iniciar este estágio são de desenvolver um aprendizado reflexivo que me proporcione uma visão mais ampla da teoria relacionada com a prática e através desta observação pretendo aprimorar minhas práticas na área de educação.

A realização do estágio é de grande importância para se ter consciência da realidade escolar em todos seus aspectos. Através da observação é possível a aquisição de uma visão mais crítica da realidade.

Minhas expectativas ao iniciar este estágio são diversas, através desta observação pretendo aprimorar minhas práticas na área de educação.

O estágio foi realizado em uma escola da rede particular de ensino, Núcleo Educacional Novos Passos Ltda, situada na rua Póvoa de Varzim nº 415, bairro Paquetá, Belo Horizonte.

2. Identificação da escola

 

O Núcleo Educacional Novos Passos é uma instituição de educação infantil integrante da rede particular de ensino. Está situada na rua Póvoa de Varzim nº 415, Bairro Paquetá, Belo Horizonte, Minas Gerais. É uma instituição educativa da rede privada de ensino, de livre iniciativa, com objetivo de dar ao aluno uma educação integral, baseada nas virtudes morais, assumidas na visão completa do homem, contribuindo assim para o bem de toda sociedade.

Sua gestão é democrática, com uma equipe gestora comprometida com a boa execução dos processos educacionais e administrativos. Seu conceito de gestão escolar está em plena evolução, os gestores buscam trabalhar com a integração entre as disciplinas, a pedagogia de projetos que facilita o processo de ensino aprendizagem.

O Núcleo Educacional Novos Passos considera em sua proposta pedagógica a Lei de diretrizes e bases da educação nacional – LBD 9.394/96, a constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e adolescente, o disposto dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Deliberação º 01/99 do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte.

A escola atende a uma população em sua maioria de classe média. Dispõe de 9 salas de aula, 1 secretaria, 1 refeitório, 1 sala de tv e brinquedoteca, 1 biblioteca, 4 banheiros, 1 espaço para escovação, 1 parquinho, 1 pátio, 1 cozinha e uma horta. Todos os ambientes são bem arejados, com boa iluminação, móveis e equipamentos em bom estado de conservação e na quantidade ideal para atender a todos os alunos com qualidade.

As dependências da escola atendem todas as exigências e normas da secretaria de educação da cidade de Belo Horizonte.

O Núcleo Educacional Novos Passos atende um total de 120 alunos, sendo divididos entre o berçário, maternal 1, maternal 2, maternal 3, 1º período e 2º período. Também atende como hotelzinho.

Toda equipe administrativa e técnico pedagógica possuem graduação em pedagogia ou habilitação em Educador Infantil.

A equipe Gestora é formadora por uma Diretora e uma Coordenadora.

O Diretor fica responsável por organizar e supervisionar todos os serviços desempenhados pela instituição, bem como, acompanhar e fazer cumprir o regimento escolar, contratar profissionais, assinar os documentos de ordem administrativa e demais atividades inerentes ao cargo.

O coordenador é responsável em orientar o trabalho de todos envolvidos no processo educacional desta instituição. Ainda cabe a coordenador prestar auxílio direto aos professores na sua prática escolar, garantindo que o currículo seja colocado em prática e também o Projeto Político Pedagógico. A coordenação do Núcleo Educacional Novos Passos também fica responsável pela formação continuada dos docentes. Cabe a ele ainda avaliar e dar feedback aos pais e professores em relação a aprendizagem dos alunos. A coordenadora, portanto, é uma mediadora da comunicação no espaço escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (105.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com