TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  21/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.229 Palavras (13 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

GEYSA[a] DE LIRA MATTOSO -  RU:740249- Turma: 08/2012

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

-GESTÃO ESCOLAR-

RECIFE

2017[pic 2]

[pic 3]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

GEYSA DE LIRA MATTOSO -  RU:740249 – Turma: 08/2012

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

-GESTÃO ESCOLAR-

        

Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar da UTA- Organização Escolar, do curso de Pedagogia. Tutor local: Hercília Nunes Centro associado: Recife[b]

RECIFE

2017[pic 4]

[pic 5]

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        4

2- A ESCOLA ESTAGIADA        5

2.1- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA        5

2.2 - CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA        6

2.3-  ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO        8

2.4- DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DO ESTÁGIO        8

2.5- ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL        12

7-        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

[pic 6]

  1. INTRODUÇÃO[pic 7]

O presente relatório reflete as exigências da UTA- Organização Escolar, do curso de Pedagogia e sua importância é imprescindível para a formação do pedagogo para o mercado de trabalho.

Durante o estágio, analis[c]ei a teoria e a prática e tive a oportunidade de me familiarizar com o ambiente de trabalho e suas situações peculiares.

Para a realização deste trabalho foram utilizados vários instrumentos tais como: observação da escola pesquisada, leitura de livros, participação em conselhos de classe, reuniões de professores, tele aulas e entrevistas. O trabalho é composto pelos seguintes tópicos: identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da instituição, descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado, considerações finais e referências.

O estágio foi realizado entre 03 de março e 20 de março de 2017 na  Escola Americana de Recife.

Um dos objetivos desse estágio é refletir sobre a prática pedagógica observada, com ênfase no setor de gestão educacional, enfatizando os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares.

A metodologia utilizada foi a visita pessoal à instituição estagiada, observação e participação em reuniões, entrevistas a equipe diretiva (direção e coordenação) e análise do Projeto Político Pedagógico (PPP).

         

        

2- A ESCOLA ESTAGIADA[d]

        

2.1- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

        O estágio de Gestão Escolar foi realizado na Escola Americana do Recife, situada à Rua Sá e Souza, 408, Boa Viagem, Recife-PE. A Escola Americana do Recife, fundada  em 1957, é uma escola particular, co-educacional e de período integral, que oferece, atualmente, um programa educacional do Maternal a 12ª série, para alunos de 22 nacionalidades.

A Escola não tem nenhuma filiação religiosa. O ano letivo abrange 2 semestres: do início de agosto até a metade de dezembro e do começo de fevereiro até a metade de junho. A Escola é acreditada pela Associação Sul-Americana de Faculdades e Escolas e é reconhecida pelo Ministério da Educação do Estado de Pernambuco. O horário de aula inicia às 7h45 e termina às 14h50 e as atividades co-curriculares estendem-se até às 17h30.

A escola possui 523 alunos presentes da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Por ser uma escola de proposta de educação bilíngue, presenciamos e ouvimos vários idiomas entre eles espanhol, italiano e o inglês que é predominante.

A escola estagiada é grande, ela possui 38.000m2 de área. O ensino fundamental e o ensino médio ficam em áreas separadas. Possui 40 professores, 32 salas de aula, laboratório de ciências, sala de música, teatro, laboratório de tecnologia, laboratório de física, 3 parquinhos, cantina, enfermaria, 3 quadras e campo de futebol.

A escola possui três[e] parquinhos separados e grandes, um destinado e com brinquedos apropriados para crianças de 2 a 3 anos. Um para crianças de 4 e 5 anos e o outro para alunos de 6 a 10, cujo se encontram no ensino fundamental.

Observamos que é um ambiente diferente da maioria das escolas presentes no mesmo município.

A escola é situada no bairro da área sul de Recife, bairro predominantemente residencial de classe A e B. A escola é muito grande, com muita área verde, todas as salas de aula possuem arcondicionado, bem como vários recursos tecnológicos, como computadores e datashow.

2.2 - CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA

A concepção pedagógica da escola é de desenvolver pensadores críticos, com vontade de aprender, garantindo uma formação educacional internacional. A escola também se preocupa em garantir o acesso e permanência de estudantes com necessidades especiais, na medida em que a escola possa atendê-los com dignidade.

A demanda com o currículo escolar é muito grande, visto que a escola necessita cobrir o currículo brasileiro e americano. A escola estagiada procura proporcionar ao aluno um ensino baseado na cultura americana e que segue o modelo de ensino utilizado nos Estados Unidos. O foco da escola é preparar o aluno para o mundo e não para o vestibular, apenas.  A missão da escola, que encontra-se no PPP, porém que também está estampada de forma decorativa em um dos corredores, reafirma o compromisso de promover uma educação de qualidade, com uma perspectiva internacional, apoiando o desenvolvimento de todo indivíduo e capacitando os jovens a tornarem-se confiantes, capazes e participantes éticos em um mundo de oportunidades globais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com