TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  12/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Dados da Instituição Concedente:

Nome: CEU EMEF CAMINHO DO MAR

Endereço: Av Engenheiro Armando Arruda nº 5241, Bairro Vila do Encontro, São Paulo, SP

Fone:(11) 33965550 E-mail: emefceucaminhodomar@prefeitura.sp.gov.br

Área de atuação: Ensino Fundamental I

Supervisor (a) do Estágio: Rubens Carvalho de Mendonça

Total de horas realizadas : 75 horas

Turma/classe/ano: 3º ano Ensino Fundamental – Faixa etária de 8 a 9 anos.

Profª da (s) classe (s): Dulce - 3ºano B

A Escola está localizada na região urbana na zona sul da cidade de São Paulo, e possui como realidade social baixa ou média baixa.

Todas as salas são muito bem arejadas, possuem lousa branca, armários onde ficam os livros e outros materiais dos estudantes e de uso da sala. Possui acessibilidade para portadores de deficiência física, tais como rampas, banheiros e elevadores.

O corpo docente é basicamente formado por Direção, Coordenação Pedagógica e professores, mas possui outros funcionários de administração escolar e limpeza. Cada profissional exerce a atividade de acordo com a sua função.

Em média cada sala possui aproximadamente 35 alunos ambos da mesma classe social do bairro. A faixa de idade da sala correspondente ao terceiro ano é de 8 a 9 anos.

Todas as crianças recebem material escolar como livros, cadernos, lápis e entre outros materiais. A professora incentiva o cuidado com cada material. Boa parte do processo de aprendizagem é efetuada através destes livros didáticos distribuídos pelos órgãos responsáveis, mas o professor pode utilizar de outros recursos complementares.

A professora utiliza um cronograma para preparar cada conteúdo abordado em cada aula, mas sempre se preocupa em perceber como está o desenvolvimento de cada aluno e aplica reforço sempre que se faz necessário e de forma individualizada.

Como são crianças de um perfil social carente, percebemos que nesta faixa etária o impacto desta realidade social vivida por cada criança em seu dia a dia, interfere diretamente no comportamento que possuem na sala e com os demais colegas. Devido a isto, ocorrem alguns conflitos e a professora adverte sempre que necessário através de comunicados de pedido de convocação de comparecimento aos pais e/ou através do diálogo com o aluno, antes que esta convocação ocorra.

Nesta faixa etária as crianças já estão acostumadas com a rotina da escola e já possuem bastante autonomia. Conseguem realizar as atividades sozinhas com orientação da professora e fazem suas refeições de forma independente.

O estágio foi um grande processo de aprendizado. Fui muito bem recebida pela professora e pude participar auxiliando nas atividades dos alunos conforme surgiam as dúvidas. Com isto pude perceber como funciona se desenvolve o processo cognitivo da criança de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com