TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.022 Palavras (17 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

NATÁLIA DA SILVA DA COSTA RU: 1257769

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

TERRA BOA

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

NATÁLIA DA SILVA DA COSTA RU: 1257769

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental de Nível a UTA - Historicidade, no curso de Pedagogia Tutor Local: Aline Bertelli Soares, Centro Associado: Terra Boa.

Terra Boa

2017

SUMÁRIO[pic 2]

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................... 04

2. INFORMAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA....................................................... 05

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA....................................................... 06

4. CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL..................................................................  07

4.1 Descrição da Escola estagiada.......................................................................... 07

4.2 Descrição da sala estagiada.............................................................................. 09

5. CARACTERIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS............................................  09

5.1Professoras da turma estagiada......................................................................... 09

5.2 Alunos da turma estagiada................................................................................ 10

6. CARACTERIZAÇÃO PEDAGÓGICA................................................................... 11

6.1 Descrição das aulas observadas/ ministradas................................................... 11

6.2Descrição das atividades de avaliação observadas.....................................12 PLANO DE AÇÃO....................................................................................................  13  

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................... 16

REFERÊNCIAS........................................................................................................ 17


1. INTRODUÇÃO

O presente relatório é uma síntese de observações e demais atividades realizada na Escola Municipal Monteiro Lobato no período de 29/05/2017 a 08/07/2017.

O estágio supervisionado é de grande importância para equipar o graduando de Pedagogia e futuro profissional da Educação, para que o mesmo vivencie com a prática em sala de aula, convivam com o ambiente escolar, sabendo que há problemas, desafios, dificuldades, porém há momentos de alegrias, realizações e acima de tudo inúmeras crianças cheias de vida com vontade de aprender. As atividades e observações serão desenvolvidas com os alunos do 2º B do ensino fundamental de idade de sete anos.

Como sabemos, o Ensino Fundamental vem sofrendo muitas mudanças nos últimos anos, como por exemplo, a recente implantação do Ensino Fundamental de nove anos em que as crianças com seis anos devem freqüentar o primeiro ano, consequentemente as crianças estão indo para as escolas cada vez mais cedo, além disso, a educação enfrenta também grandes desafios com os avanços tecnológicos.

Contudo são desafios enfrentados com grandes resultados, a equipe da Escola Municipal Monteiro Lobato trabalha de modo eficiente e com muita união, concluindo assim um projeto qualificado, pois a instituição tem uma estrutura para receber os alunos de todas as fases tanto com facilidade no aprendizado quanto aquelas crianças que precisam de um suporte maior.

O presente relatório aborda a caracterização do contexto social da escola, a descrição da instituição, características da turma estagiada, a concepção pedagógica e tudo o que envolve a análise reflexiva das atividades observadas, assim como também o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos, a prática educativa como as aulas ministradas.

E para finalizar o relatório dispõe de um plano de aula com o objetivo de experimentar na prática o que vou viver futuramente como profissional, trabalhando de maneira lúdica para um aprendizado eficiente e prazeroso.

 

2. INFORMAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Monteiro Lobato, situada na Rua Professora Luiza Palazzi Pereira, número 94, Centro, CEP 87240-000, localizada na cidade de Terra Boa, Paraná. O contato com a Escola pode ser realizado através do telefone (44)36413616 ou ainda pelo e-mail monteirolobatotb@hotmail.com.

A Escola Municipal Monteiro Lobato, atende os estudantes cuja faixa etária que inicia aos seis anos completos ou incompletos até dia 31 de março até 15 anos no ensino regular e Educação Especial e dos 15 anos aos 75 anos na EJA – Fase I.

A instituição atualmente atende a 283 estudantes matriculados, sendo 156 no período matutino no horário das 07h50min às 11h50min horas, 120 no período vespertino no horário das 13h00min as 17h00min horas e sete no período noturno no horário das 19h: 00min às 22h: 00min, desses alunos quinze freqüentam a sala de recurso e cinco a sala de CAE-DI.

A administração fica a cargo da diretora Sueli Ramos Lubaski Marco formada em magistério e uma graduação em licenciatura de pedagogia e uma pós-graduação em Educação Especial, a coordenadora pedagógica Dalvina Martins Rodrigues formada em magistério, uma graduação de licenciatura de pedagogia e três pós-graduações em Gestão Escolar, Qualidade Total e Orientação Educacional e supervisão escolar, exercendo sua função apenas vinte horas, a escola possui outra coordenadora pedagógica Patrícia da Silva Marques Grandi formada em magistério, graduação em licenciatura de pedagogia e duas pós-graduações de Administração e Supervisão e orientação escolar. A equipe administrativa conta também com a ajuda de dois secretários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (268.3 Kb)   docx (127.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com