TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  24/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO DE FORMAÇÃO SUPERIOR DO CEARÁ – IFESC

ESTER MIRANDA RODRIGUES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

AMONTADA-CE

2019

ESTER MIRANDA RODRIGUES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório apresentado ao Curso de

Graduação em Pedagogia – Instituto de

Formação Superior do Ceará – IFESC

como requisito para avaliação parcial

na disciplina de Estágio Supervisionado.

ORIETADOR: Profº Carlos Cleber de Oliveira Araújo

AMONTADA-CE

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

1.1 ESTUTURA FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA.

1.2 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
  1. OBSERVAÇÃO
  2. CONPARTICIPÇÃO
  3. REGÊNCIA DE SALA
  1. CONCLUSÃO
  2. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  3. APÊNDICE

5.1 FIGURA 01

5.2 FIGURA 02

5.3 PLANO DIÁRIO

5.4 ATIVIDADES PROPOSTA

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado no Centro Educacional Construção do Saber, no período entre 06/02/2019 a 08/02/2019 no horário da tarde na turma do Infantil IV. Foram desenvolvidas atividades de observação, participação, regência da rotina escolar entre docente e discente. O estágio é de suma importância no aprimoramento de meus conhecimentos e a evolução do processo ensino-aprendizagem. Para que se alcançasse tal êxito positivo e satisfatório foram exploradas durante as atividades do Estágio Supervisionado as Disciplinas de Português e Natureza/Sociedade e me ajudaram ao embasar no que fora trabalhado em sala de aula com os alunos durante o estágio.

O estágio supervisionado é o momento em que o estagiário tem seu primeiro contato com o campo de atuação relacionando, assim, a teoria e a pratica apresentada em sala de aula.

O estágio obrigatório tem como objetivo oportunizar ao acadêmico uma relação mais direta e sistemática com a realidade profissional, visando à concretização de hipóteses teóricas, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso. É no estágio prático em sala de aula que o estagiário tem oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua futura profissão.

A observação e interação na realidade de uma sala de aula faz com que o estagiário pense se de fato quer trabalhar no ambiente escolar ou mais precisamente na área de ensino Infantil, pois proporciona ao aluno uma aproximação a realidade a qual atuará.  Por isso é uma questão decisiva para a formação do profissional da educação.

Portanto, a prática do estágio proporciona o contato com a realidade social designando condições para que possamos nos conscientizar a importância do papel do conhecimento buscando algo melhor para que a prática pedagógica torne um processo continuo.  Deste modo a educação cresce a cada momento fazendo sempre o melhor.  

1.1 ESTUTURA FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA.

A escola em sua extensa estrutura física, conta com uma boa localização no centro da cidade, que por sua vez internamente possui uma boa qualidade que reflete em suas salas de aula, mesas, cadeiras, quadro branco em excelente estado para o exercício docente proporcionando boa comodidade aos alunos.

 A equipe gestora da escola é composta por uma diretora, e duas coordenadoras pedagógicas, uma secretaria escolar; o quadro técnico é formado por inspetores de aluno, cada qual com suas funções dentro das dependências.

A Escola possui uma ampla quadra Poliesportiva onde são realizadas aulas de Educação Física, conta também com cozinha, banheiro higienizado e parque de diversão.

O Centro Educacional Construção do Saber contempla a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, e conta com o numero de * alunos com idade de 2 a 12 anos. A mesma utiliza a proposta construtivista, na qual o aluno é valorizado como um ser capaz de participar ativamente do seu aprendizado e os professores estão sempre participando de capacitações dentro da proposta.

        1.2 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA.

O Cesc possui um empenho com o processo de ensino-aprendizagem, sendo a mesma uma escola de gestão democrática e que busca auxiliar, orientar zelar, e suprir as necessidades dos alunos e todos os profissionais de Educação inseridos no contexto da comunidade escolar, porém a prática pedagógica da unidade de ensino está relacionada com a bagagem social e cultural de seu corpo discente, aperfeiçoando valores para o ingresso na sociedade e o exercício da cidadania. São desenvolvidos diversos projetos durante o ano letivo conforme planejado e discutido com a equipe pedagógica e o corpo docente abrangendo toda a comunidade escolar.  Destacamos que a escola mais atrativa para os alunos ocasiona e muito na diminuição da evasão escolar. Dentre os projetos vale destacarem os projetos de Identidade, educação ambiental, atividades as datas comemorativas etc.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Foram desenvolvidas atividades de acordo com o planejamento da docente regente. Foram desenvolvidas atividades de língua portuguesa, natureza/sociedade. As atividades foram desenvolvidas para melhorar as dificuldades dos alunos, foi bastante proveitosa e agradável tanto para alunos quanto para estagiária.  

2.1 OBSERVAÇÃO

Neste relatório exponho meus pensamentos sobre as observações feitas no Infantil IV do Centro Educacional Construção do Saber. Está fase que antecipa o estágio é de máxima importância para contato inicial com o grupo no qual será realizado o estágio, propiciando meios que auxiliem o desempenho do plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (450.1 Kb)   docx (335.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com