TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  8/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  15.876 Palavras (64 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 64

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Brasília de Minas-MG

2018

Margarete Soares Macedo Oliveira

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

                                                

Relatório de Estagio Supervisionado I,

apresentado à disciplina de Estágio

Supervisionado do curso de Geografia

para obtenção de crédito parcial.

Brasília de Minas-MG

2018

Sumário

1. Introdução.............................................................................................................. 03

2. Desenvolvimento................................................................................................... 04

3. Conclusão ............................................................................................................. 08

4. Referências Bibliográficas.....................................................................................

5. Anexos....................................................................................................................

6. Documentos Comprobatórios ................................................................................

Introdução

O presente relatório foi desenvolvido no decorrer da disciplina estágio supervisionado I, ofertado no curso de Licenciatura Plena em Geografia do Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell, de Virginópolis, Minas Gerais, como requisito parcial para aprovação na referida disciplina.

O estágio transcorreu durante o primeiro semestre de 2018, na Escola Estadual Carlos Antônio dos Santos, no distrito de Retiro de Santo de Santo Antônio sendo a sede do município Brasília de Minas, norte de Minas Gerais. Escola essa criada pelo Decreto n. 12625 em 08 de maio de 1970, localizada atualmente na rua principal sem número no referido distrito citado. Nesta Escola Estadual oferece todos os anos do Ensino Fundamental e Médio além da educação infantil.

O acadêmico se vê como responsabilidade de desenvolver tudo o que aprendeu no período do estágio dentro da sala de aula. Todo conhecimento e experiências adquiridas devem ser repassados no estagio I onde deverá colocar na prática o que foi aprendido.

           O estágio direciona o acadêmico a sanar suas dificuldades dentro da sala de aula sendo suporte na prática em como lidar com os docentes, torna uma importante etapa na formação do licenciado, pois assim ele prepara sua formação, acredita-se que o professor orientador possa esclarecer as dúvidas que o estagiário encontrar em sua jornada de observação e regência, sendo assim, um bom profissional na educação e até mesmo no seu convívio social.    

         Nesse mesmo contexto, cabe ao profissional compreender e assimilar os novos caminhos que se iniciam a partir deste desafio com a regência de turma. Mesmo sabendo que passará 4h:30min dentro de uma mesma sala, diretamente com os alunos. O professor deve conscientizar que a partir do momento que assume esse papel deverá aliar essa turma a seu cotidiano, ampliando assim sua área de atuação, permitindo e contribuindo para que atinja os objetivos proposto.

Cabe a este profissional saber explorar este novo momento que surge, enxergar as oportunidades a sua volta e aproveitá-las da melhor forma possível, crescendo assim o seu campo de atuação, a sua visão como profissional , afim de mostrar que estas experiências influenciarão positivamente o fazer deste primeiro contato que se resume em uma experiência profissional e consequentemente promover a integração entre os agentes :escola, estagiária e discentes.

Desenvolvimento

A Escola Estadual Carlos Antônio dos Santos funciona nos 03 turnos, sendo que as séries iniciais do fundamental funcionam no turno matutino e vespertino e séries finais do Ensino Fundamental pela manhã e Ensino Médio no turno noturno.

Os integrantes do técnico-administrativo da escola são formados por: 01 diretor, 01 vice-diretor, 02 especialistas em educação básica, 01 secretária, 03 auxiliares de secretárias, 02 especialistas, 43 professores e 06 ajudantes de serviços gerais que se dividem na realização das atividades como: limpeza para conservação do prédio, preparo da merenda e manutenção da horta.

O corpo docente é formado por 36 professores do ensino fundamental e médio e a EJA, sendo que todos os professores possuem formação específica com cursos de licenciatura plena e sempre que convocados pela SER participam de capacitações que tem ajudado e enriquecido o trabalho desses profissionais. Mantêm boas relações entre si e com os alunos, procurando motivar a participação dos mesmos tanto nas atividades em sala de aula, quanto extraclasse. Além das atividades cognitivas, os professores procuram com seus alunos, um relacionamento de amizade, procurando tomar conhecimento de amizade, além de relacionamento e problemas familiares que possam prejudicar e interferir no desempenho escolar, buscando solucioná-los através de conversas com os pais e com os próprios alunos.

Em relação ao corpo administrativo, os professores, respeitam e colaboram, previamente, com a equipe pedagógica em todas as atividades desenvolvidas pela escola e comunidade. O livro didático sempre chega à escola em quantidades suficientes para atender professores e alunos.

Apesar de serem promovidos periodicamente encontros entre pais e professores para a análise de desempenho dos alunos, bem como outras atividades, a participação da comunidade é razoável. A escola conta exclusivamente com recursos repassados pela Secretária de Estado de Educação, sob a supervisão e administração do colegiado.

A escola em seu cotidiano é um espaço de inúmeras e diversificadas práticas que estão em permanente processo de construção. As práticas da gestão fazem parte da vida escolar contribuindo para o seu desenvolvimento democrático e a participação, por priorizar em sua organização interna encontros bimestrais para a execução de seus Conselhos de Classes a as decisões tomadas são partilhadas em reuniões com os pais ou responsáveis. Desse modo a escola procura atender o Artigo segundo da constituição brasileira que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99 Kb)   pdf (380.8 Kb)   docx (67.5 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com