TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  28/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.465 Palavras (22 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE ASSOCIADA BRASIL

ELISETE APARECIDA CAETANO DOS SANTOS ALENCAR

SIMONE FROIDE CAPPELLETTI

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

São Paulo

2017


ELISETE APARECIDA CAETANO DOS SANTOS ALENCAR

SIMONE FROIDE CAPPELLETTI

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio apresentado à Faculdade Associada Brasil, como requisito parcial para a conclusão do curso de licenciatura em Pedagogia.


RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ELISETE APARECIDA CAETANO DOS SANTOS ALENCAR

SIMONE FROIDE CAPPELLETTI

Aprovado em _______/_______/_______ Nota: __________

Professor(a) Coordenador(a) de Estágio

(A ser preenchido pelo polo)


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        01

DESENVOLVIMENTO        02

UNIDADES EDUCACIONAIS        03

  1. INTRODUÇÃO

O estágio curricular supervisionado é uma exigência e está baseado na Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases, Lei 6494/77 e nas Resoluções CNE/CP 1/2002 e CNE/CP 2/2002. O estágio tem por objetivo oferecer aos alunos oportunidades para que eles vivenciem os conhecimentos adquiridos durante o curso, e preparem-se para o exercício profissional.

Em sentido amplo, o estágio compreende, além das atividades em situação docente/discente, que coloca o futuro educador em contato direto com o aluno, quaisquer outras atividades em situações diversificadas, que possam contribuir para o enriquecimento da formação profissional proporcionando ao estudante de Pedagogia uma complementação e contribuição para a formação acadêmica, possibilitando a esse aluno a integração entre teoria e prática, através da vivência do estudante com a rotina escola.

No desenvolvimento deste relatório, será analisada a rotina de uma Gestão escolar, leitura e interpretação da documentação da instituição e observação da rotina da diretoria. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado estendem-se a toda atividade que o aluno-mestre realize, visando à sua formação como educador.        

O Estágio abrange não somente o exercício da observação, participação e regência em sala de aulas, como também a realização de pesquisas de campo, visitas a instituições da comunidade, cursos intensivos para enriquecimento profissional, na escola e em outros ambientes educativos.

      Para a realização desse estágio foi escolhida uma instituição de ensino: o Núcleo Recreativo Infantil Expressinho Mágico para as aulas de ensino fundamenta.  

O objetivo desse relatório é descrever o aprendizado citando os pontos positivos e negativos observados durante o estágio.

  1. OBJETIVO

       O presente Relatório tem por objetivo relatar as atividades e considerações do Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade FAMOSP. O mesmo pretende identificar as práticas pedagógicas realizadas no contexto educacional bem como mostrar suas tendências e sua colaboração na efetivação do processo de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar. O estágio é de suma importância para a formação profissional, haja vista, que é um dos primeiros momentos em que o acadêmico tem a oportunidade de se relacionar com o cotidiano escolar e de aliar a teoria à prática. Nessa perspectiva esse momento visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. O estágio é o lócus onde a identidade profissional é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativa e sistematicamente com essa finalidade alcancem mais eficiência, tendo em vista o importante papel por eles desempenhado na formação do futuro professor.

O estágio curricular em sala de aula e na gestão escolar é obrigatório nos cursos de licenciatura e tem a relevância de promover a prática docente, assim, esse relatório se justifica, pois, há a necessidade de ser relatada minha vivência, os prós e os contras da minha primeira atuação em sala de aula e com os gestores e colaboradores das escolas onde estagiei.

        

  1. UNIDADE EDUCACIONAL

Instituição: Núcleo Recreativo Infantil Expressinho Mágico

O Núcleo Recreativo Infantil Expressinho Mágico é uma instituição de rede de educação infantil que fica localizada, na Rua Astolfo Marques nº 211 – Jardim Santa Terezinha – Aricanduva - CEP: 03572-260 – São Paulo – SP, vinculada à Secretaria Municipal de Educação – SME e à Diretoria Regional de Educação da Penha – DRE MP.

  • Diretora: Claudia Xavier

      Para chegar nessa escola, utilizei no metro Itaquera, o ônibus abaixo, cujo ponto final fica bem próximo a escola:

  • Linha 3778-10 / Jardim Santa Terezinha – Metrô Carrão

Os outros ônibus que passam próximo são:

  • 3020-10 / COHAB José Bonifácio – Shop. Aricanduva
  • 407Y-10 / Pq. Savoy City – Metrô VL. Prudente        

O bairro conta com comércio de mercados pequenos, farmácias, feiras livres, uma unidade básica de saúde, escolas públicas da rede municipal e rede estadual e particulares. Pouco arborizado, sem muitas opções de lazer; mas tem um shopping nas proximidades. A Escola de Educação Infantil escolhida é vinculada a Secretária da Educação do Município de São Paulo (SME), DRE Penha.

       Segundo o Plano Político Pedagógico (PPP) da escola Expressinho Magico, no seu item III que trata das concepções de criança, de desenvolvimento infantil e de aprendizagem, a escola Expressinho Mágico, tem o objetivo:

Proporcionar um lugar onde se torna criança, onde não se trabalha,

onde se pode crescer, sem deixar de ser criança, onde se descobre

(se conhece) o mundo através do brincar, das relações mais variadas

com o ambiente, com os objetivos e as pessoas, principalmente entre

elas: as crianças. (Plano Político Pedagógico, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com