TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  8/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  11.389 Palavras (46 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 46

ISEIB – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA

LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

CLAUDIANE APARECIDA MIRANDA COELHO DA CRUZ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

SÃO JOÃO EVANGELISTA – MG

2019

ISEIB – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA

LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

CLAUDIANE APARECIDA MIRANDA COELHO DA CRUZ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Especial para comprovação de realização de Estagio Supervisionado II.

SÃO JOÃO EVANGELISTA – MG

2019

SUMÁRIO

 

Introdução.......................................................................................................... 04 Desenvolvimento............................................................................................... 05

Relatório de Observação................................................................................... 09

Regência............................................................................................................ 15

Conclusão.......................................................................................................... 25

Referência Bibliográfica..................................................................................... 26

INTRODUÇÃO  

O currículo elaborado para atender uma criança com necessidades especiais deve respeitar o seu nível de aptidão, levando o aluno a desenvolver suas competências que permitam aprender de forma autônoma e eficaz adequando-se ao perfil de cada aluno e garantindo assim que os objetivos almejados sejam atingidos.

Para uma educação de qualidade são necessários professores capacitados a criar situações motivadoras de aprendizagem, sendo este nos dias atuais conhecidos como mediadores de conhecimento, ou seja, desenvolvem diferentes metodologias que permitam uma pratica baseada no diálogo e respeito entre docente e discente.

Educadores com uma formação reflexiva de sua postura frente ao desafio de ensinar e lidar com imprevistos, compreendendo que educar é formar indivíduos para atuarem em sociedade e, portanto, é preciso considerar suas características individuais, trabalhando a favor de uma educação que favoreça o desenvolvimento construtivo do indivíduo.

Sob esse entendimento o Estágio Supervisionado II foi realizado na Escola Municipal Prefeito Alberto Pimenta com o objetivo de conhecer, compreender e aplicar, na realidade escolar, a união da teoria com a prática, pois proporcionou a oportunidade de desenvolver um estudo científico e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos tanto durante o curso, quanto durante o próprio Estágio.

Assim o presente relatório foi desenvolvido com o intuito de colocar em prática as teorias adquiridas no Curso de Licenciatura em Educação Especial da Instituto Superior de Educação Ibituruna, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado.  

Contudo o conhecimento só foi possível devido a ajuda e cooperação dos professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, promovendo aulas diversificadas que aprimorem e auxiliem a formação integral do educando.

Os conteúdos possibilitaram aos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, através da interação dos professores regentes de turmas com os alunos, proporcionando vivencias harmoniosas e de qualidade entre os mesmos.

DESENVOLVIMENTO

   

O Estágio Supervisionado II foi desenvolvido na Escola Municipal Prefeito Alberto Pimenta, localizada na Rua Dr. Nelson de Sena , 389 no Município de São João Evangelista /MG nas turmas do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental sob a supervisão do professor Willian Pinto do Nascimento Gonçalves , com o objetivo de observar sua prática pedagógica e refletir sobre a importância da Educação Especial nos anos iniciais de Ensino Fundamental, colocando em prática as teorias estudadas, mostrando a importância de se trabalhar com seriedade em busca de resultados.

O estágio foi realizado no período da manhã, período em que a escola atende as turmas de 1º ao 5° Ano do Ensino Fundamental, contando com o apoio dos professores especializados para acompanhamento aos alunos com necessidades educacionais especiais, preparando materiais específicos e preenchendo as lacunas que, por ventura sejam deixadas nas ministrações das aulas, buscando subsídios que venham colaborar para o processo continuo dos alunos com deficiência, no sentido de contribuir o fortalecimento das práticas educativas e pedagógicas trabalhadas em salas de aula.

Quanto a sua infraestrutura, a escola encontra-se bem conservada com salas adequadas que possibilitam aos alunos uma aprendizagem de qualidade.

Quanto a relação família escola/comunidade a instituição escolar compreende a importância dessa parceria para o processo ensino aprendizagem criando estratégias para sua articulação. Desta forma são realizadas reuniões bimestrais, de acompanhamento e realização de eventos e projetos interdisciplinares diversos para que haja uma integração da família/comunidade para aprimoramento do processo educativo da escola.

Segundo o PPP da escola aos alunos do Ensino Fundamental anos iniciais deve ser garantido o princípio da continuidade da aprendizagem dos alunos, sem interrupção, com foco na alfabetização e letramento, voltados para ampliar as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, para todos os alunos, imprescindíveis ao prosseguimento dos estudos.

A Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, destinada aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, garantindo: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados de ensino; Transversalidade da modalidade de Educação Especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior; Oferta de Atendimento Educacional Especializado; Formação de professores para Atendimento Educacional Especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; Participação da Família e da Comunidade; Oferta dos recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas, em constante articulação com os demais serviços ofertados; Promoção do desenvolvimento intelectual e da autonomia do aluno e inserção em sua comunidade; Desenvolvimento de aptidões no contexto comum a todos, eliminando o espírito de competitividade; Oferta de oportunidades iguais para os alunos que apresentam Necessidades Educacionais Especiais, influenciando sua plena participação no processo educativo, a partir das necessidades especificadas no PDI de cada um, com atendimento diferenciado dentro das salas de aulas, com uso de monitorias e aulas de reforço com Professor de Apoio, Professor  Eventual e PEUB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85.6 Kb)   pdf (316.2 Kb)   docx (665.4 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com