TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  22/5/2021  •  Ensaio  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA

 PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl)

 ATIVIDADE 2 – POSTAGEM 2

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Aluno(s):

Regina Célia F. Vilariño Lopes - RA 1427893.

POLO

JABAQUARA

SÃO PAULO/SP

2014

SUMÁRIO

[pic 2]

INTRODUÇÃO.......................................................................................................        02

CAPÍTULO I - PRÁTICA DE ENSINO E PROJETO DE ESTÁGIO

1.1. Referenciais teóricos.........................................................................................02

1.2. Práticas desenvolvidas nas aulas.....................................................................03  

             

CAPÍTULO II – RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO COLÉGIO RESSURREIÇÃO

2.1. Dados de identificação da escola...................................................................        03

2.2. Caracterização da escola...............................................................................        04

2.3. Ensino Fundamental: aspectos observados..................................................        05

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................        07

REFERÊNCIAS....................................................................................................        07

INTRODUÇÃO

Os Estágios de Licenciatura em Língua Portuguesa, com habilitação profissional para o magistério no Ensino Fundamental anos Finais e Ensino Médio surgiram da obrigatoriedade de cumprir 400 horas, conforme prevê Art. 65 da Lei 9.394/96: “A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas”.

Em cumprimento da legislação vigente, o estágio curricular foi realizado no Colégio Ressurreição, localizado no município de São Paulo, no período matutino de 15/08/2016 a 30/11/2016 em salas para habilitações profissionais em nível do Ensino Fundamental II anos finais, com a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa da Universidade UNIP.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática, as quais foram articuladas ao longo do curso através das aulas de prática de ensino.

CAPÍTULO I – PRÁTICA DE ENSINO E PROJETO DE ESTÁGIO

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A disciplina de Prática de ensino propõe uma reflexão sobre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Apresenta estudo sobre o desenvolvimento humano para analisar as situações do cotidiano da sala de aula. Discute e analisa o processo de construção de um planejamento de ensino da língua portuguesa, tendo como foco o ensino em espaços de educação formais e não formais, além de adaptações estratégicas e metodológicas. No entrelaçamento entre a teoria e a prática, propõe o desenvolvimento de projetos e estratégias de ensino da língua portuguesa, a partir da análise do que dispõe as LDB 9394/96 e o PCN, bem como o estudo das formas de avaliação em educação. A disciplina de Estágio supervisionado tem por objetivo propor reflexões sobre a prática no contexto do estágio.

Conforme  Moraes (2008):

“Em suma, nada de teoria no vazio; nada de empirismo desconexo. São as duas obrigações de unidade que revelam a estreita e rigorosa síntese da teoria com a prática e que só pode exprimir por sentido bidirecional, através da relação dialógica. Essa unidade situa-se no centro em que a teoria é determinada pelo conhecimento preciso da prática e no qual, em contrapartida, a teoria determina com mais rigor sua experiência”

1.2.  PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NAS AULAS

O curso de prática de ensino possibilita a reflexão sobre o fato de a educação ser exercida em diversos espaços, não somente em sala de aula.  Possibilita observar e criar um projeto integrando um ambiente escolar com um não escolar. Proporcionada a oportunidade de observar um ambiente escolar e a comunidade ao redor, levantando seus problemas e necessidades, e com esses dados criar um projeto integrando esse ambiente escolar com a comunidade que o rodeia.  Com a inserção em um ambiente escolar, a prática de ensino demonstra a importância da elaboração de um plano de aula e sequência didática como ferramentas de ensino.  Possibilita,através de uma avaliação crítica de aula, a refletir sobre a importância da preparação adequada de uma aula.

CAPÍTULO II –RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO -FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO COLÉGIO RESSURREIÇÃO

2.1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Nome: Colégio Ressurreição

Endereço: Rua dos jornalistas, 157

Bairro:   Jabaquara     Cep:  04318-000    São Paulo – SP

Telefone: 11 5015-4400

E-mail:  secre09@aper.org.br

Tipo de instituição: privada

Horário de funcionamento: 6:00 às 19:00 hs.

Nível de atendimento: Ensino infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio

2.2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

        A escola possui prédio próprio, sendo dividido em bloco A e bloco B e C, todos em bom estado de conservação. Possui 20 salas de aula, sala dos professores, diretoria, secretaria, cozinha, sanitários, salas de recursos audiovisuais, biblioteca, sala de informática, laboratório, sala de dança, quadra para ginástica esportiva, pátio coberto e descoberto, além de cantina. Localizado ao lado do prédio escolar e com ligação pela parte interna do colégio, encontra-se um teatro administrado pela própria escola, o qual é utilizado pelos alunos para alguns eventos, tais como feira cultural e apresentações diversas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com