TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  17/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 8

RRELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 Estágio Supervisionado realizado em uma turma de 1ª ano do turno vespertino da E.M.E.I.E.F. Lauro Carneiro de Loyola  localizado na rua João Sotter Corrêa s/n Bairro: Amizade na cidade de Guaramirim, iniciado no dia 06 de junho de 2017 e terminado no dia 19 de junho de 2017. 

                                      Escola

  A escola oferece educação infantil de 4 anos a 5 anos ao 5º ano do ensino fundamental, sendo através de series completas. O número de alunos matriculados na escola é de 150, emprocesso de inclusão apenas 1 aluno com autismo, as turmas são formadas com 15 a 25 alunos por sala, os alunos são de classe média.

  O corpo docente da escola é composto por 7 professore, 5 regentes 2 auxiliares. A equipe administrativa é composta por: Diretora e Secretaria. A diretora é concursada e graduada em pedagogia.

A escola é pequena é composta por 4 salas de aula, secretaria, biblioteca pequena, sala onde ficam armazenados materiais de artes e de educacao fisica. Tem um amplo no pátio aberto onde pega sol e muito ar fresco o dia inteiro ,um parqueparaparas menores e um para  o as maiores sendo que neste a alguns balancos quebrados. Refeitório é aberto com vista para o pátio está  sempre bem limpo e organizado,s Tem dois quadro onde são fixados trabalhos feitos pelas crianças e/ou decorados com temas, como a semana da família, festa junina, etc...  sendemunidadespróximasAvaí,  as séries iniciais do 1º ao 5º ano, sendo em período matutino e vespertino. Ao termino o 5º ano a escola não oferece continuidade ao ensino fundamental, e com isso os pais são responsáveis a buscar vagas em outras escolas que ofereçam ensino fundamental e médio, sendo assim a escola disponibiliza aos pais o histórico escolar e a transferência de seus filhos, para que os mesmo busquem escolas que ofereçam continuidade de seus estudos.

Vale ressaltar que é clara e notória a boa relação que a diretora da escola mantém com os alunos e os funcionários da mesma, onde está inserida a escola, pois mantém uma relação de aproximação com os alunos, sendo uma referência para o corpo docente na relação educador- educando.

Assistência Alimentar

#### O cardápio é programado por nutricionistas. O quadro com o cardápio do dia fica exposto para que as crianças e os pais tenham acesso. A merenda é servida no refeitório em pratos de vidro e a criança escolhe o que quer comer conforme o cardápio do dia. A merenda Escolar é adquirida com #####

Cardápio da semana:

#####Salada de fruta;

Vatapá com Arroz;

Biscoito com suco;

Mingau de aveia;

Arroz com charque;

Baião com frango.#####.

Sala de Aula

Os alunos começam a chegar à escola a partir das 12:30h, e ficam no pátio até tocar o sinal as 13:00h, todos se reúnem em filas no pátio, os alunos fazem uma pequena oração e logo após os alunos entram para a sala.

A entrada e a saída dos alunos em sala de aula ocorrem de forma organizada em fila. A sala de aula oferece conforto adequado aos alunos, asala comporta muito bem todas as carteiras que estão em otimo estado  ficam infileiradas. A sala possue ar condicionado e ventilador para conforto das crianças, 3 janelas grandes na qual uma estava quebrada, conta com uma boa iluminação e boa acústica​. A sala ainda possui um quadro branco para uso da professora, quadro para exibir os trabalhos da turma e é bem decorada com letras e números para auxiliar as crianças.

O cotidiano da sala de aula

Ao entrar em sala de aula o professor cumprimenta os alunos, e em seguida trabalha o calendário onde os alunos ditam a data, o tempo e o clima, anotando o mesmo em seu caderno. Logo após a professora faz a chamada diária. Dando continuidade a professora revisa o conteúdo da aula anterior e passa um novo conteúdo.

06/06  No primeiro dia  observado os alunos aprenderam algumas parlendas que foram utilizadas para atividades de escrita e leitura. Pausa para o lanche, retorno as atividades. E no fim do período tiveram aula de educação física com jogos de mesa e ping pong devido ao tempo chuvoso.

07/06 No segundo dia observado os alunos iniciaram a tarde com aula de artes  onde pintaram um desenho revisando e utilizando as cores primárias e secundárias que aprenderam na última aula. Logo após a professora regente trabalhou o calendário como de abito e logo após  a revisão das parlendas aprendidas no dia anterior. Após a revisao a professora iniciou um novo tema trabalhando o meio ambiente com foco no tema “ar” As crianças fizeram uma frase sobre os seres vivos que precisam de  ar para sobreviver , a professora ainda ensinou as outras utilidades do ar como encher pneus, secar roupas e demonstrou com um balão no qual as crianças encheram de ar, elas ganharam uma atividade para pintura e escrita com exemplos de como utilizamos o ar, no fim da aula às crianças brincaram com os balões que encheram .

08/06 A aula iniciou-se como de costume com o calendário diário continuaram com o tema “ar”.  A professora fez uma experiência com uma vela e um copo, ela acendeu a vela e colocou um copo sobre a vela que fez o fogo se apagar por falta de ar. As crianças fizeram um registro no caderno com o titulo experiência onde desenharam oque viram e fizeram um registro de texto junto com a professora no quadro e em seguida copiaram o texto. Pausa para o lanche, tempo no parque e logo após educação física com futebol, jogos com corda e jogos de mesa.

09/06

As crianças iniciaram a aula colorindo o calendário, logo após iniciou-se um novo tema: Festa Junina. A professora trouxe um pé de moleque para cada aluno provar e fez uma roda de conversa para saber quem já foi em uma festa, quais alimentos provaram, o tipo de música, os trajes caipiras, etc.. logo após às crianças fizeram uma relação de lavras ligadas as festas juninas e algumas crianças escreveram as palavras no quadro. Depois de copiar as palavras para o caderno receberam uma folha com atividades e desenho para pintura. Tivemos pausa para o lanche logo após às crianças tiveram tempo de parque para aproveitar o dia de sol. Voltaram a sala e finalizaram as atividades.

12/06

Iniciamos a semana com as crianças contando oque fizeram no fim de semana, logo após atualizaram o calendário.  A professora trouxe uma folha com atividade de caça palavras, onde as crianças tiveram que encontrar as palavras trabalhadas naulultima i aula.

 Depois a professora falou sobre as músicas de festa junina. Os alunos escolheram a música “Cai Cai Balão” para trabalhar. Escreveram a letra no quadro depois copiaram para o caderno. Em seguida representaram a música através de desenho.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com