TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.829 Palavras (16 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

CATIANE ANDRADE COSTA SOARES, RU 820826, TURMA 2012/08

MAISA ANDRADE COSTA, RU 413215, TURMA, 2012/08

MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA DE JESUS, RU 756474, TURMA 2012/08

PERPÉTUA MARIA BARBOSA DE JESUS, RU 820091, TURMA 2012/08

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ALFABETIZAÇÃO

MONTE SANTO – BA

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

CATIANE ANDRADE COSTA SOARES, RU 820826, TURMA 2012/08

MAISA ANDRADE COSTA, RU 413215, TURMA, 2012/08

MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA DE JESUS, RU 756474, TURMA 2012/08

PERPÉTUA MARIA BARBOSA DE JESUS, RU 820091, TURMA 2012/08

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - ALFABETIZAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – Alfabetização no Curso de Pedagogia a Distancia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Guiomar Esther Rosa Teixeira de Oliveira

PAP: Monte Santo.

MONTE SANTO – BA

2014

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO...................................................................................................04

2.        OS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO.............................................................06

2.1        IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA....................................................06

2.2        CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA.....................................................06

2.3        DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO SUPERVISIONADO..........................................................................................07

2.3.1. CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE ULA OBSERVADA................................07

2.3.2. PROFESSORES DA TURMA ESTAGIADA..................................................08

2.3.3. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA............................................10

2.3.4. DESCRIÇÃO DE UMA AULA ACOMPANHADA...........................................11

2.3.5 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO OBSERVADAS..............12

2.4 PLANO DE ESTÁGIO........................................................................................13

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................15

REFERENCIAS.......................................................................................................16

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. Trata-se de uma experiência com dimensões formadora e sócio-política, que proporciona ao estudante a participação em situações reais de vida e de trabalho, consolida a sua profissionalização e explora as competências básicas indispensáveis para uma formação profissional ética e co-responsável pelo desenvolvimento humano e pela melhoria da qualidade de vida. O estágio foi realizado no período de treze de outubro de dois mil e quatorze até vinte de outubro de dois mil e quatorze em uma classe da Alfabetização, hoje 1° ano, pelas alunas Catiane Andrade Costa Soares, Maisa Andrade Costa, Maria da Conceição Barbosa de Jesus e Perpétua Maria Barbosa de Jesus.  

Os objetivos a serem alcançados são: Proporcionar ao aluno do curso de Pedagogia a compreensão dos aspectos teórico-metodológicos da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental; Possibilitar a reflexão sobre os conteúdos e encaminhamentos metodológicos de forma a proporcionar a análise crítica sobre as diferentes práticas possíveis no processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita; Proporcionar o domínio dos conteúdos e das alternativas metodológicas adequados à prática da alfabetização estabelecendo a relação teoria-prática entre os fundamentos teóricos da área e as práticas vivenciadas ou observadas no espaço real da escola; Possibilitar a compreensão da dimensão política da alfabetização no sentido de ser um instrumento necessário para que os indivíduos possam compreender e intervir na realidade buscando a transformação social.

O estágio é importante, pois possibilita ao aluno entrar em contato com problemas reais da sua comunidade, momento em que, analisará as possibilidades de atuação em sua área de trabalho. Permite assim, fazer uma leitura mais ampla e crítica de diferentes demandas sociais, com base em dados resultantes da experiência direta. Deve ser um espaço de desenvolvimento de habilidades técnicas, como também, de formação de homens e mulheres pensantes e conscientes de seu papel social. O estágio deve ainda, possibilitar o desenvolvimento de habilidades interpessoais imprescindíveis à sua formação, já que no mundo atual são priorizadas as ações conjuntas e a integração de conhecimentos.

O Estágio é entendido como eixo articulador da produção do conhecimento em todo o processo de desenvolvimento do currículo do curso. Baseia-se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica “pôr em uso” conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal.

Para a elaboração deste relatório de estágio foram usados os dados coletados durante o Estágio supervisionado na escola estagiada, onde irá constar no desenvolvimento algumas atividades observadas e realizadas, concepção pedagógica da instituição, como também os dados da escola, horário de funcionamento e o plano de aula aplicado em um dia de estágio.

  1. OS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO
  1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado – Alfabetização foi realizado na Escola Municipal João Lopes, situada no Povoado Acarú, sem número, no bairro Zona Rural, CEP 48800-000, localizada na cidade de Monte Santo, no estado da Bahia. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (75) 3275 – 1471 e do e-mail escolajoaolopes@hotmail.com.

A escola oferta atendimento no nível ensino fundamental I, do 1° ao 5° ano, nos períodos matutino e vespertino.

A instituição atende a um número total de 85 alunos, desse número, 5 são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 13 de outubro de 2014 a 20 de outubro de 2014 no(s) turno(s) vespertino, sendo observada(s) a(s) turma(s) de Alfabetização, hoje conhecida como 1° ano do Ensino Fundamental I.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com