TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 14

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ITAQUIRAÍ – MS

2016[pic 2]

                                

GRACIELA MARA DE SOUZA RA: 1807523386

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação à Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Docência na Educação Infantil sob a orientação da tutora presencial Patrícia dos Santos Oliveira Lopes.

ITAQUIRAÍ – MS

2016[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno-----------------------------------------------------------------04

 I - Introdução----------------------------------------------------------------------------------------05

II – Desenvolvimento-------------------------------------------------------------------------------06

1 – Observação e Interação na Escola-----------------------------------------------------------06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola--07

3 – Plano de aula—-------------------------------------------------------------------------------- 08

4 – Regência------------------------------------------------------------------------------------------13

III - Considerações finais--------------------------------------------------------------------------15

IV - Referências bibliográficas-------------------------------------------------------------------16

[pic 4]

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

NOME DA ESTAGIÁRIA:

RA

CURSO: pedagogia

SEMESTRE: 4º        [pic 5]

ANO: 2016

INÍCIO DO ESTÁGIO: 15-08-2016

TÉRMINO DO ESTÁGIO: 02-09-2016

I - Introdução

Relatório do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP na modalidade EAD sob orientação da professora Patrícia dos Santos Oliveira Lopes.

A realização do estágio se deu no período de 15/08 a 03/09/2016 no Centro de Educação Infantil Marlene Pereira Kamakura, situado na Rua Projetada Q nº251 município de Itaquirai/MS, sendo realizada com a turma do Berçário II B regido pela professora Lindalva Lopes Vieira com o objetivo de observar e analisar os problemas reais vivenciados no ambiente em relação ao ensino-aprendizagem, a organização do tempo e espaço, ao trabalho coletivo e as diversas funções dos educadores.

O período de estagio é de suma importância e nos garante o exercício pleno de nossos saberes em relação à prática em sala de aula. A partir da observação, da convivência e interação em sala de aula, é possível obter conhecimento e preparar-se para assumir o controle com mais segurança e sabendo o que deve ser feito para atingir seus objetivos quando estiver lecionando.

A educação Infantil deve cumprir duas funções complementares: cuidar e educar, complementando os cuidados realizados na família. No entanto é dever da família orientar e conduzir seus filhos ao caminho da educação instrui-los a respeitar para serem respeitados e entender as diferenças que existem na sociedade. A escola também o fará porem ela apenas complementa como já citado a cima.

II – Desenvolvimento.

  1. Observação e interação na escola.

A observação deve ser feita com cuidado e atenção aos mínimos detalhes, tudo que se passa em sala de aula, as atividades realizadas, as metodologias aplicadas pela professora ao aplicar uma atividade. Tudo isso fará de seu período como regente, uma experiência rica e de grande proveito.

Durante a observação, é necessário que se interaja com os educandos e a regente, tirando duvidas que surjam e aproveitando para fazer anotações que poderão lhe ajudar na hora de planejar suas próprias aulas. Este é o momento de analisar como realmente é o trabalho de um professor, seus principais obstáculos e dificuldades no que se diz respeito a educar e ensinar.

Pude notar em minha observação que uma das maiores problemáticas é prender atenção das crianças por tempo suficiente durante uma atividade, é necessário que estejamos atentos as novidades e a tecnologia que hoje nos possibilita uma interação mais prolongada com os alunos, e quando usada de maneira consciente pode trazer uma maior produtividade em sala de aula. Diversificação é a palavra chave. Não cair na rotina e na mesmice, leva-los para conhecer novas e atraentes formas de aprender e interagir com a sociedade e suas divergências.


1º Dia observação 22/08/2016

Iniciei minha observação com as crianças da educação infantil no berçário 2 A. contendo nesta sala 14 crianças sendo 11 meninos e 3 meninas, neste dia a sala estava um pouco tumultuada, pois havia entrado crianças novas na turma, e ainda estavam em fase de adaptação. Aos poucos as crianças se acalmaram e assim iniciou as atividades. Utilizando musicas infantis diversas, assistindo DVDs para elas conhecerem histórias infantis. O tema utilizado pela professora neste dia foi meio de comunicação, onde todos sentaram em um tatame e assim foram apresentados para os alunos alguns meios de comunicação como telefone celular, televisão.

2º dia de observação 23/08/2016

No segundo dia de observação no berçário 2 A, as crianças seguiram sua rotina de chegada, acolhimento e refeições. Após esse procedimento elas participaram de uma roda de história onde ocorre a interação da criança com o meio natural e a sociedade, respeitando as diferenças, as especificidades, as abordagens e enfoques do campo da ciência humana e natural. A professora conta vária historias de personagens para crianças.Dessa forma a professora pode avaliar a atenção delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com