TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LUCINEIA LEAL GOMES-RA: 412352

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

GOIÂNIA-GO

2014

[pic 2]

LUCINEIA LEAL GOMES – RA: 412352

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de estágio apresentado ao curso

de Pedagogia no Centro de Educação à

Distância – CEAD da Universidade

Anhanguera UNIDERP como requisito

obrigatório para cumprimento da disciplina de

Estágio Supervisionado da Educação Infantil.

GOIÂNIA-GO

2014

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno ____________________________________3
Introdução_____________________________________________________4

Desenvolvimento________________________________________________ 5

 Plano de Aula em anexo ________________________________________   8

Considerações Finais___________________________________________  11

Referências Bibliográficas ______________________________________    12

[pic 4]

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Lucineia Leal Gomes

RA:412352

Curso: Pedagogia

Semestre:4º

Ano: 2014

Início do estágio: 09/ 10 / 2014

Término do Estágio:05 /11 / 2014

[pic 5]

INTRODUÇÃO

O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.

Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vai escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil.

Foi realizado neste estágio, observação da prática pedagógica dentro da sala de aula, elaboração do plano de aula com ajuda da professora regente, registro e avaliação do espaço físico e do processo de ensino aprendizagem. A EscolaO Pequeno Aprendiz, foi a concedente para a realização deste, que aconteceu de forma prazerosa e tranqüila.

O Estágio foi supervisionado pela Professora Keila Oliveira Sousa, no turno vespertino, no período de nove de outubro a cinco de novembro de dois mil e catorze. Foi de grande importância esse processo durante esses dias, pois os resultados foram gratificantes.

DESENVOLVIMENTO

O estágio supervisionado em educação infantil, tendo como orientadora a Professora Margarete Pereira Rocha, foi realizado numa Instituição Particular, situada na cidade de Goiânia, que atende crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.É um centro educativo que harmoniza fé, cultura e vida. Cada aluno é considerado um sujeito ativo que constrói o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social.A instituição conta com uma completa infraestrutura: salas de aula amplas e adequadas à faixa etária; quadra esportiva; parque infantil; salas de artes, de música;banheiros masculinos e femininos e um auditório.

Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas. As salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer do ano, essa organização propicia espaço de convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decisões, discutam seus pontos de vista, façam escolhas, expressem seus pensamentos através de diversas linguagens. As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala.Esses espaços favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança ao escolherem o espaço desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. Elas têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, representação, linguagem e socialização. Também descentraliza a figura do professor, onde a criança é a figura principal na ação pedagógica.

As crianças são sempre ouvidas pela professora, colocando a criança como centro do processo de ensino e aprendizagem.A rotina diária da sala de aula é estabelecida pela professora no começo da aula, na roda de conversa, onde são mostradas às crianças fotos das atividades.

A rotina diária ou semanal das crianças é a roda de conversa, o parque externo (onde ficam os brinquedos maiores), atividades dirigidas, lanche,educação física, aula de inglês, aula de música, balé e hora do conto.A organização das atividades na Educação Infantil é em forma de Projetos, atividades diversificadas e atividades permanentes. As atividades são desafiadoras, significativas e integradas, proporcionam às crianças investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentando possibilidades e partilhando ideias e sentimentos.

Os alunos foram observados durante os procedimentos de ensino. Foram avaliados por meio de suas atitudes, a professora perguntou o que aprenderam.

Tive a oportunidade de entrevistar a coordenadora da escola, a senhorita Kelyane Abreu, na qual contou sobre suas atribuições enquanto professor-coordenador acredita que ela é o elo entre o corpo docente e a direção escolar. É quem ajuda na gestão escolar e na elaboração da proposta pedagógica da escola. Orienta alunos, pais e professores, além de responder pela formação crítica dos professores. Deve ainda auxiliar a resolver problemas de disciplina dos estudantes.

O planejamento acontece quinzenalmente e após planejar na semana pesquisam e providenciam o material para concretizar o planejamento.Os procedimentos são sugeridos e os professores os escolhem.

A organização do Projeto foi definida em reunião coletiva no inicio do ano e no decorrer do tempo vão fazendo os ajustes, pois o projeto e seus procedimentos são flexíveis.

A formação docente é realizada nas dependências da escola. Mensalmente tem reuniões coletivas, destinada à formação.Os assuntos dependem das necessidades do grupo de professores, o que é predominante é avaliação, leitura, escrita, jogos pedagógicos, letramento e alfabetização, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (95.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com