TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.779 Palavras (16 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO  ______________________________04

1.INTRODUÇÃO ________________________________________________  05

2.ATIVIDADE DESENVOLVIDA DURANTE O ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO NA EDUCAÇAO INFANTIL

2.1Observaçao e Interação na escola _________________________________06

2.2Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola ______________________________________________________________09

2.3 Plano de aula ________________________________________________10

2.3.1Plano de aula 01_____________________________________________10

2.3.2Plano de aula 02_____________________________________________11

2.3.3Plano de aula 03_____________________________________________12

2.3.4Plano de aula 04_____________________________________________13

2.3.5Plano de aula 05_____________________________________________14

2.4 Regência_ ___________________________________________________15

3.CONSIDEREAÇÕES FINAIS______________________________________17

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________________18

5.Anexos_______________________________________________________19

5.1 Ficha de Regência ____________________________________________19

5.2 Atividade vogal O______________________________________________20

5.3 Atividade dia da arvore _________________________________________21

5.4 Atividade primavera____________________________________________22

         

                 IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO 

        

Nome do Estagiário: Gisselle Lúbia Martins Honório

RA: 2858144514

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2016

Início do estágio: 12/09/2016

Término do Estágio: 23/09/2016

1.INTRODUÇÃO

        O presente relatório de estagio está relacionado às ações que envolvem a Docência com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino com crianças da Educação Infantil do 4º semestre do curso de Pedagogia da Anhanguera.

        O estágio foi realizado na Escola Municipal Pingo de Gente, com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no curso de pedagogia, foram realizadas atividades de observação escolar, participação das rotinas diárias e regência, tendo como missão a formação de alunos autônomos, consciente de seu papel na sociedade.

Segundo Vergés & Sana (2009, p 10) 

A educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tem a finalidade de desenvolver a criança até os seis anos de idade, ou seja, desenvolver na criança uma imagem positiva de si, reconhecendo o seu próprio corpo, brincando, expressando suas emoções e seus sentimentos, socializando-se com os colegas e os professores.

        O intuito de observar na prática tudo o que foi aprendido no curso de pedagogia, relacionar as teorias com a prática vivenciada e como se dá o desenvolvimento das crianças nesta faixa etária, assim completando o aprendizado e aperfeiçoando a minha prática pedagógica.

        Nas observações em sala de aula foi registrado a prática docente do Pré I, da Educação Infantil no turno vespertino, quando chegou para realizar a observação foi recebida com alegria e curiosidades da crianças.

        Após observação foi regência, leva a refletir como será nosso dia a dia como professor, enquanto está estudando apenas as teorias, não tem ideia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.

        O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão, ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

        A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.

2- DESENVOLVIMENTO

O estágio é um momento de transformar os dilemas enfrentados na sala de aula em desafios para a profissão, podendo se constituir em espaços de aprendizagem profissional e melhoria das salas. No contexto do estágio, vivenciamos algumas situações complexas e procuramos encontrar soluções e tomar decisões sobre a melhor atividade a desenvolver, como estimular os alunos a participarem das aulas.

Todavia, mesmo diante dessas dificuldades, sabemos que é no estágio que temos a oportunidade de adquirir e aperfeiçoar competências. Para que o estágio seja realmente significativo se faz necessário uma reflexão e análise constante da realidade escolar apresentada como também a compreensão do cotidiano da escola para que se possam encontrar formas e de interação e intervenção de maneira responsável.

2.1- Observação e Interação. 

O presente relatório é uma síntese das observações realizada na Escola Municipal “pingo de gente”, na turma do Pré I, da professora Olga Pinho, Graduada em Pedagogia com Especialização em Ensino Superior, é constituído por um total de 16 alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com