TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

MELLANY KAIARA AMARO MORENO RA 7365521890

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

CAMPINAS / SÃO PAULO

2017

[pic 2]

MELLANY KAIARA AMARO MORENO- RA 7365521890

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação á Distância- CEAD, da Universidade Anhanguera- UNIDERP, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil.

CAMPINAS/ SÃO PAULO

2017

Sumário

Ficha de Identificação do Aluno        04

Introdução         05

Atividades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado- Educação Infantil

1- Observação e Interação na Escola        07

1.1- Considerações Gerais         09

2- Entrevista com o Orientador Pedagógico         13

3- Plano de Aula        14

4- Regência        16

Considerações Finais        18

Referências Bibliográficas        20

ANEXO E- Ficha de Frequência        


[pic 3]

        

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do Estagiário: Mellany kaiara Amaro Moreno

RA: 7365521890

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º Semestre

Ano: 2017

Inicio do Estagio: 03/10/2017

Término do Estágio: 10/11/2017

Instituição Concedente do Estágio.

Nome da Instituição: Escola de Educação Infantil  CEI DR RUY DE ALMEIDA BARBOSA

Endereço: Rua Benjamim Moloíse, S/N, Pq Itajaí II

Telefone: 3261-2544

Responsável: Wagner Ferreira de Sousa


[pic 4]

INTRODUÇÃO

O estágio em Educação Infantil é de suma importância, pois é através dele que o discente em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica.

Este constitui um momento de aquisição do conhecimentos e de habilidades eficazes para o exercício profissional, tem como função integrar teoria e prática. Trata-se de uma experiência, que proporciona ao universitário a participação em situações reais de vida e de trabalho. Propicia também uma profunda reflexão sobre as atividades relacionadas à profissão escolhida e uma aplicação prática dos conhecimentos teóricos desenvolvidos no período escola.

 A formação de professores para a Educação Infantil tem sido objeto, nos últimos anos, de discussões teóricas. A LDB - Lei 9394/96, institui legalmente a definição da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica e reconhece a função pedagógica dessa etapa educativa, instituindo exigências ao papel e à formação do professor desse segmento.

 O estágio foi realizado na Escola de Educação Infantil CEI DR Ruy de Almeida Barbosa, situada na Rua Benjamim Moloíse S/N – Parque Itajaí, Campinas. A escola funciona no horário das sete horas às dezoito horas. Os níveis de ensino que a escola atende:

  • Maternal: a partir dos 2anos
  • Educação Infantil: de 4 a 5 anos

A missão da escola é formar cidadãos capazes de analisar a realidade do mundo, por meio do domínio de recursos, atitudes e métodos que levam o aluno a pensar, a investigar construindo o conhecimento, desenvolvendo a criatividade, o espírito crítico, a capacidade de análise e síntese, o autoconhecimento, a socialização, a autonomia e responsabilidade. Possibilitando a formação de homens e mulheres com competências e habilidades para colocar-se a serviço do bem comum, sentindo o gosto pelo saber, dispondo-se a conhecer e desenvolver a capacidade afetiva e tendo uma visão inovadora.

No dia 3 de outubro de 2017, foi realizado o meu primeiro contato com a direção desta escola. A prática educativa aconteceu de uma forma prazerosa e significativa, na qual foi possível estabelecer relações com os conhecimentos científicos adquiridos. O estágio realizado em três momentos, assim divididos: observar, participar e atuar.

A professora regente da turma é formada em Pedagogia e leciona há 4 anos como docente .De acordo informações passadas pela professora, o plano de aula, bem como as atividades de cada dia ficam prontas antecipadamente durante o acompanhamento pedagógico da coordenadora.As crianças do infantil III, entram na sala de aula às sete horas às nove horas vão para o lanche, e eles fazem quinze minutos para lanchar e quinze minutos para brincar. A saída é das dez e quarenta .

Consta neste relatório a descrição das atividades realizadas, de inteiração, observação da rotina das crianças, a participação, colaboração nas atividades, regência e planos de aula que estão em anexo.

[pic 5]

Atividades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado- Educação Infantil

1- OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA

O estágio foi realizado sala do infantil III, possuía 20 alunos tornando o ambiente muito tranquilo o que tornava o aprendizado prazeroso e com um ótimo rendimento, em um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas.

A sala de aula era bastante ampla e confortável, com boa iluminação e ventilação. Possui ainda mobiliário adequado, armário para guardar materiais, mesa para a professora, mesas e cadeiras de tamanho apropriado para a idade dos alunos. Nas paredes da sala estão expostas produções de desenhos realizados pelos alunos durante as aulas. A sala contém painéis educativos, a altura dos alunos para que possam visualizar melhor. No início das aulas a professora, reservava o espaço para “roda de conversa”, onde as crianças têm a liberdade de se expressar livremente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (331.4 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com