TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  11/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

GABRIELLY DE SOUZA BOGUE, RU2416476 TURMA 2019/3

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

CUIABÁ-MT

2019

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio Supervisionado – Gestão Educacional apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor local: Andrea Tibres Ferraz Lopes

CUIABÁ-MT

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................................4
  2. A ESCOLA ESTAGIADA.........................................................................5
  1. CARACTERISTICA ESTRUTURAL.........................................................6
  2. CARACTERIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS..................................6
  3. CARACTERIZAÇÕES PEDAGOGICAS..................................................7
  4. DESCRIÇÃO DA ANÁLISE REFLEXIVA DO ESTÁGIO..........................9
  1. PLANO DE AULA...................................................................................10
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................12
  3. REFERENCIAS......................................................................................13

1.INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta a forma como foi desenvolvido o estágio na educação infantil, o objetivo deste estágio foi conhecer a realidade dentro da escola municipal Francisco pedroso da silva, e como os professores e pedagogos, diretores e secretários trabalham e qual o método de ensino utilizado na escola.

O objetivo deste estagio são: a leitura dos materiais didáticos indicados (leitura do manual, vídeo aula, chats), observação participativa, elaboração do plano de aula, elaboração do relatório.

Entregar a ficha de frequência corretamente preenchida, assinada e carimbada com CNPJ da escola estagiada, a importância deste estagio é compreender o trabalho na educação infantil, para futuramente termos conhecimento de como funciona uma sala de aula e o devemos fazer e aprender métodos de ensino trabalhado em sala de aula, e a metodologia bibliográfica usada teve como referência a observação participativa.

Os itens que serão usados neste relatório são:

A identificação da escola, e da sociedade, também será relatado sobre as condições físicas do estabelecimento, e as descrições de atividade do pedagogo, e também como foi o estágio supervisionado na sala de aula. O estágio foi realizado no período de 15 de abril a 08 de maio de 2019.

2. A ESCOLA ESTAGIADA

O estágio supervisionado de educação infantil foi realizado na escola Municipal Francisco Pedroso da Silva, localizada na avenida das flores, bairro são Francisco Cuiabá-MT, CEP: 78088-800, telefone da escola é 3313-3160, email:emebfranciscopedroso@gmail.com, dependências administrativas, secretaria municipal de educação, a escola conta com 62 funcionários e 730 alunos ao total.

O estágio foi realizado no período de 15 de abril à 08 de maio de 2019, sendo observado a turma da educação infantil, não há nenhum aluno em estado de inclusão na sala da educação infantil. Os níveis de modalidade são: educação infantil, 1° ano, 2°ano, 3°ano, 4°ano, 5°ano e 6°ano.

Infraestrutura (dependências da escola), sala dos professores, sala de atendimento especial, sala de vídeo, biblioteca, quadra de esporte, diretoria, cozinha, banheiros, laboratório de informática, 7 salas de aula. Horário de funcionamento, a escola acolhe a todos os alunos ao todo são 730 alunos, com uma estrutura bem ventilada, equipamentos em ótima qualidade, ambientes da escola bem iluminados, de manhã funciona das 07:00 as 11:00 atarde das 13:00 as 17:00.

2.1 CARACTERISTICA ESTRUTURAL

  1. Descrição da escola estagiada:

A escola municipal Francisco pedroso da silva possui uma área de 1.118,46m, Francisco pedroso abrange crianças de bairros vizinhos, como núcleo tijucal setor 1,2,3 e 4 e jardim passaredo etc. a população residente nos núcleos é considerada de classe média. A escola é um ambiente lúdico, arejado, todas as salas possuem ar condicionado e ventiladores, ambientes bem iluminados, tudo impecável de limpo.

  1. Descrição da sala de aula estagiada:

É um ambiente lúdico, colorido, arejado, ventilados, boa iluminação, tem armários para a professora colocar os materiais utilizados na sala de aula, e não tem risco nenhum de acidente, tem carteiras escolares com mesinha e cadeiras proporcional para a idade das crianças, permitindo dependência e liberdade de acesso das crianças, garantia de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais em consonância com a ABNT NBR 9050.

2.2 CARACTERIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

  1. Professora da turma estagiada:

A professora da turma observada tem formação acadêmica em pedagogia. Sua experiência quanto profissional é exemplar, é muito dedicada, uma professora muito carinhosa com os alunos, gentil, coordena os alunos com atenção e paciência, trata os mesmos com igualdade, transmite sabedoria e amor a cada um sempre respeitando as diferenças deles, os alunos adoram ela.

  1. A turma da educação infantil possui 26 alunos, eles são obedientes e tem muito carinho e respeito pela professora, demonstram interesse pelos conteúdos que a mesma ensina, as crianças tem boa comunicação entre si, ajudam os coleguinhas quando é preciso.

Não tem nenhum aluno com deficiência ou que precise de atendimento diferenciado, são crianças educadas, bem disciplinadas, inteligentes, sabem expressar opiniões quando solicitadas, ajudam uns aos outros nas tarefas, sabem o momento certo de pedir desculpa, fazem as tarefas com capricho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com