TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.406 Palavras (10 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil.

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno ................................................................ Introdução ................................................................................................... Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado –Educação infantil.............................................................................................

1– Observação e Interação na Escola .........................................................

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na

Escola ............................................................................................................

3– Plano de Aula ..........................................................................................

4– Regência .................................................................................................

ConsideraçõesFinais......................................................................... Referências Bibliográficas ........................................................................

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário:

RA:

Curso: Pedagogia

Semestre: 4° Ano:

Início do estágio:

Término do Estágio:

1. INTRODUÇÃO

Às 100 horas de meu estágio foram cumpridas, em obrigatoriedade para cumprimento do curso de, tendo como objetivo formar educadores críticos, conscientes e atuantes, com uma visão global do processo educativo, pesquisa e a problematizarão do ensino.

Tal formação é prevista nas Diretrizes de Estágio da Universidade. O estágio é uma prática laboral que configura a transição do mundo acadêmico para o mundo do trabalho. Isto significa que deve possibilitar a vivência das relações de trabalho do dia-a-dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso para as quais o estudante se forma.

O estágio deve implicar análises da prática laboral para teorizá-la, daí a necessidade de ser supervisionado imprescindível por um Profissional da área de formação especifica ou de área afim.

Construindo um perfil profissional competente e comprometido com o processo educativo, respeitando as características de cada aluno, a evolução e as relações interpessoais existente na escola.

Que seja um momento único de troca de informações, experiências e vivência na prática docente, enriquecendo assim nosso aprendizado, construindo uma identidade profissional, dentro da nossa realidade e das necessidades de nossas crianças; afinal, é na troca de conhecimento que o aprendizado se completa.

O estágio deverá unir teoria e prática de forma sistematizada proporcionando o saber, o fazer e a compreensão do que se faz, respeitando as diferentes dimensões do espaço escolar, atuando de forma coletiva. O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010).

1. Observação e interação na escola

. O estágio teve início em e a carga horária semanal prevista na instituição foi de 20 horas, totalizando 100 horas. Observei e interagi com Santo que atende 110 crianças de 0 a 6 anos localizadas na é uma instituição filantrópica composto em sua estrutura organizacional por uma diretora, duas coordenadoras pedagógica, nove professoras, oitos monitoras, três cozinheiras, quatro serviços gerais, duas porteiras. . Observei também como e a organização do trabalho didático do , escola visa assegurar a qualidade da Educação Infantil, garantindo o respeito à concepção de criança como sujeito social, histórico, cultural, participante da sociedade. A série indicada, para eu fazer minhas observações foi no maternal I de alunos com a faixa etária de 02 a 03Turminha da professora .

A professora ao conversar comigo disse-me que devemos respeitar os tempos e espaços, criando ambientes que possibilitem às crianças ampliar suas experiências, autonomia e que se desenvolvam em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética e criativa.

Em meu primeiro dia de estágio pude observar que o professora e muito atenciosa e preocupada com o bem estar das crianças, algumas delas ainda choram ao entrar na sala porque não querem se separar de suas mães e elas são pacientemente conversa e explica da necessidade de vir à escola e de poder rever os coleguinhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com