TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  6/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  6.191 Palavras (25 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

1. Introdução............................................................................................................................ 6 2. Caracterização da Escola-Campo de Estágio .................................................................. 7 3. Atividades desenvolvidas .................................................................................................. 10

3.1 Descrição das Atividades de Aprendizagem da Docência a partir das Observações das Aulas........................................................................................................................................ 13 3.2 Plano de Aula, Descrição e Avaliação da Aula Ministrada (Regência)............................ 18

3.2.1 Objetivos......................................................................................................................... 19 3.2.1.1 Objetivo Geral.............................................................................................................. 19

4. Comentários e Conclusão................................................................................................... 21 5. Referências ......................................................................................................................... 22

6 1.0 Introdução

Neste relatório serão apresentadas as observações e vivencias durante a realização do Estágio Obrigatório em Alfabetização, realizado no 1º Ano da Educação Fundamental I do Instituto Raboni. Ao iniciar o curso de Pedagogia, alguns não têm noção do que virá pela frente; aprendemos que, ao se observar as crianças, é possível identificar aspectos da realidade por ela vivenciada, o que ajuda a entender melhor como os hábitos, os costumes e cultura são passadas de geração para geração. Alguns aspectos são de extrema importância, principalmente relacionados ao nosso mundo globalizado, e com os constantes avanços tecnológicos, (pois na época em que frequentei o ensino fundamental ainda não havia nenhum recurso tecnológico; os professores utilizavam outros recursos como o mimeógrafo para realizar algumas atividades; e a cartilha utilizada era “Caminho Suave”; o professor era o ator principal e ao aluno cabia apenas a tarefa de “ouvir” em silêncio) além tantas outras mudanças que acontecem nas relações socioculturais.

E é através do estágio que se tem a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendemos na teoria e, vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Trata-se de uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Na minha opinião, esta experiência é necessária para a educação profissional, pois oferece a oportunidade de integrar os discentes com a área onde atuarão e integrar teoria e prática, baseando-se no uso do conhecimento adquirido na vida profissional e acadêmica, além de traçar um paralelo de tudo aquilo que você “aprendeu” quando era aluno e acompanhar todas as mudanças desde então.

O presente trabalho tem o objetivo de relatar as experiências adquiridas durante o período de estágio, tanto através da observação como da participação ativa, e da regência quando possível. O estágio foi realizado no período de 09 a 27 de Maio de 2019, em uma escola particular da cidade de Peruíbe e tem por objetivo identificar, através das atividades de sala de aula, as práticas pedagógicas do processo de alfabetização e seus desafios, assim como adquirir habilidades didáticas para praticar os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas, possibilitando ainda identificar as dificuldades de cada aluno e qual melhor forma para auxiliá-lo.

7 2.0 Caracterização da escola-campo de estágio

Inaugurada no dia 10 de Dezembro de 1997, o Instituto de Ensino Fundamental e Médio Raboni está localizada na rua Prudente de Moraes, 1172 – Bairro Jardim Ribamar, na cidade de Peruíbe, litoral sul de São Paulo.

Sua localização é de fácil acesso, próximo à área central da cidade, em um bairro residencial com praças e comércios ao seu redor. Na rua passa uma linha de ônibus que vem do Centro da Cidade e de Birros mais distantes.

Construída em 1997, subdividido em 2 andares com apenas 4 salas de aula atualmente está passando por uma reforma e possui hoje possui 14 salas de aula, sala de robótica, laboratório, sala dos professores, diretoria administrativa e financeira, coordenadora e diretoria pedagógica. Possui ainda sanitários infantis e adultos, cantina, cozinha, quadra poliesportiva, pátio aberto, pátio coberto e Playground. Em 1982, foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia Objetivo (CPT), mais tarde batizado de CTP-UNIP/OBJETIVO.

A escola dispõe de alguns materiais para o bom andamento pedagógico e administrativo: 12 lousas brancas, livros de apoio pedagógico, livros paradidáticos, cartazes didáticos, bolas, bambolês, cordas de pular, jogos, rede esportiva, mesas de jogos, notebooks, computadores nas áreas administrativas, impressoras nas salas administrativas, televisão, retroprojetor, DVD e caixa de som.

Figura1: Prédio do Instituto

Fonte: Arquivo Pessoal

A escola atende o Ensino Fundamental Ciclo II e III e Médio, no período da manhã e Ensino Fundamental I no período da tarde O nível sócio-econômico dos alunos é médio/alto. O corpo docente possui 8 professores de Educação Infantil, 11 Professores de Ensino Fundamental I, 12 professores de Fundamental II e 11 Professores de Ensino Médio.

Algumas atividades são realizadas fora da escola, como visitas a museus, parques, reservas ecológicas da cidade, reservas indígenas, passeios para diversão em parques

8

temáticos, como o que foi realizado no último dia 29 de Maio, no Pilar Park, na cidade de Ribeirão Pires, que possui estrutura de parque de diversão, associada a atividades educacionais. Além disso realiza frequentemente visitas ao Museu do Futebol, Projeto Catavento, Planetário, Feira de Profissões (USP e UNIEXPO), Teatros, e Passeios no Hopi Hari. A escola ainda possui alguns projetos desenvolvidos na unidade escolar, como a Feira Cultural, Festa Junina e Semana das Crianças. O último evento realizado no dia 22 de junho, o 1º FICO (Festival Interno Colégio Objetivo) com festival de música dos alunos para descoberta de novos talentos, com a participação das famílias e de toda comunidade local.

O objetivo da escola é inspirado nos princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana, e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com