TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.893 Palavras (16 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

         ROBERTA NIELLY COSTA SILVA RA: 2851200779


RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Senhor do Bonfim-BA

2016[pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 ROBERTA NIELLY COSTA SILVA RA: 2851200779

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                                                           Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação infantil.

         

                                      

                                    SENHOR DO DONFIM-BA

                                                   2016

                SUMÁRIO        

1. IDENTIFICAÇÃO        4

2. INTRODUÇÃO        5

3. OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA.        6

3.1 Caracterização da turma estagiada.        6

3.2 Entrevista        7

3.3 Plano de aula        8

4 - REGÊNCIA        15

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................17        

ANEXOS........................................................................................................... 18

1. IDENTIFICAÇÃO[pic 4]

Estagiária: Roberta Nielly Costa Silva

RA: 2851200779

Curso: Pedagogia

Semestre: 4°

Ano: 2016

Início do estágio: 25/08/2016

Término do Estágio: 29/09/2016        

2. INTRODUÇÃO

O presente relatório de Conclusão do Estágio Supervisionado – docência na Educação Infantil, tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma previa experiência da pratica docente, através da observação pode-se relacionar a prática com os princípios teóricos estudados até o presente momento, haja vista que o estágio propõe estratégias para que o acadêmico busque uma prática docente realmente significativa.

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Municipal Moranguinho na Cidade Senhor do Bonfim, Estado da Bahia. O relatório apresentado traz em sua composição a descrição das experiências vivenciadas pelo acadêmico, a relação entre professor e aluno, observando a estrutura física e administrativa, enfim avaliando o ambiente escolar como um todo.

Sabe-se que com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil passa a adquirir uma nova dimensão, onde as crianças estão sendo alfabetizadas cada vez mais cedo, por isso é necessária uma maior reflexão sobre o dia a dia na escola, para possibilitar ao educando uma educação autônoma, livre de repetições de respostas, mas baseadas na construção de perguntas e respostas, atingindo um conhecimento mais amplo e significativo, pois a educação infantil pode ser considerada a etapa de maior relevância para a vida adulta, então cabe aos educadores estarem aptos a realizar um trabalho de verdadeira dedicação e instrumentalização.

Desse modo constatamos que o Estágio Supervisionado não é valorizado em sua essência, pois se trata de um momento crucial para a concretização dos conhecimentos adquiridos e ressignificação da profissão. Sabemos que o Estágio Supervisionado proporciona momentos de conhecimento a cerca da realidade que o graduando irá enfrentar, mas, não tem sido o local adequado para a aquisição da experiência prática e sim um observatório para reflexão docente sobre a prática teoria e prática.

O que de todos os acadêmicos almejam é uma formação que de fato propicie um paralelo entre teoria e prática constantes a cada disciplina apresentada graduação, e assim, formados não só pela teoria e capacitados com a prática obter a devida experiência para uma prática eficiente e eficaz.

3. OBSEVAÇÃO E INTERAÇÃO

O Colégio Municipal moranguinho, fica situado na Cidade Senhor do Bonfim/Bahia. A Cidade fica localizada ao Norte do Estado da Bahia, com distância de aproximadamente 376km da capital, conhecida como Capital Baiana do forró por seus festejos juninos . A Escola Moranguinho  iniciou suas atividades escolares em 2001, através de um convênio com a Pretura Municipal.

A equipe pedagógica é constituída pela Diretora: Karla Suelly A. Ferreira Silva, Coordenadora: Ellen Feitoza e corpo docente.

A escola funciona no turno matutino das sete horas e trinta minutos às onze horas e trinta minutos, vespertino das treze horas e quinze minutos ás dezessete horas e quinze minutos.   Os níveis de ensino que a escola atende: Educação Infantil: Maternal 1 e 2, maternal 2, Pré-escola 1 e Pré-escola 2.

Através da observação podemos perceber que a escola vem se destacando pelas habilidades de integrar os conteúdos das aulas às atividades extracurriculares, possibilitando a construção do conhecimento de forma mais atrativa: jogos pedagógicos, saúde, higiene corporal, contos de historias, são aplicados para obter a atenção dos alunos para o ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (591.3 Kb)   docx (284.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com