TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  2.123 Visualizações

Página 1 de 11

UNICID – Universidade Cidade de São Paulo

Pedagogia - EAD

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Lígia Delli Baungart Presunti de Paula

CA 13404903

2014

Caracterização da escola:

Nome da Instituição: Centro de Educação “Espaço Aprendiz”

Endereço: Avenida Darcy Alves Ripamonte, nº 201 – Jardim Santa Ana – Luiz Antonio – SP

Dependência administrativa: Privada

Nome do Diretor: Vanessa Rosatti Marques

Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto

Estrutura Física da Escola:

        O Centro de Educação ”Espaço Aprendiz”, localizado na Avenida Darcy Alves Ripamonte nº 201, é uma instituição privada que atende alunos do Maternal ao Ensino Médio. Funciona nos períodos matutino e vespertino. Possui capacidade para aproximadamente 200 alunos, atualmente conta com 156 discentes, com a seguinte divisão: período da manhã 52 e período da tarde 104 alunos. O corpo docente é composto por 22 professores que lecionam nas diferentes áreas do conhecimento. A escola ainda conta com cinco funcionários administrativos e dois estagiárias que auxiliam os professores da Educação Infantil, além da Direção e Coordenação Pedagógica.

        A escola é composta por oito salas de aula (adaptadas à idade dos alunos), secretaria, direção, laboratório de ciências, brinquedoteca/biblioteca/sala de informática, refeitório, sala dos professores, cozinha, parque, quadra de esportes, sala do “soninho” e pátio coberto.

        O ambiente externo da escola é bastante agradável. Logo na entrada, deparamos com uma imensa árvore com brinquedos embaixo dela, tais como: escorregador, caixa de areia, gangorra, balanços, gira-gira, casa de bonecas entre outros.

        As salas de aula são pequenas (pois o número de aluno por sala também é reduzido), porém arejadas e muito limpas. Todas as salas de aula possuem ar condicionado e lousa de vidro. Nas salas de Educação Infantil, os materiais dos alunos são organizados nos armários. Nas paredes, existem alfabetos coloridos, cartazes confeccionados pelas professoras e um “varalzinho” onde os trabalhos individuais dos alunos ficam expostos. Não relatarei, aqui, as demais salas de aula, pois não são pertinentes a este estágio.

        As dependências administrativas (Secretaria e Direção) são localizadas estrategicamente, de maneira que os alunos, pais, funcionários e visitantes tenham acesso facilitado, quando necessário.

        Nos banheiros, para uso dos alunos, os vasos sanitários são adaptados de acordo com a idade dos alunos. A escola também possui assentos adaptados para portadores de necessidades especiais.

        A brinquedoteca, a biblioteca e a sala de informática funcionam em um ambiente compartilhado, juntamente com a sala de TV. É um espaço amplo e arejado que estimula o aprendizado.

        O planejamento escolar é feito a nível de unidade, ou seja, seguem-se os RCNEI’s da Educação Infantil, porém, com ênfase nas peculiaridades da Instituição. Conforme é acordado no PPP da Unidade de Ensino desta forma, o professor prepara seus planos de aula e é supervisionado pela Coordenadora Pedagógica da Unidade.

Lissandra de Cássia Miranda atua nas redes Municipal e Particular de Ensino na cidade de Luiz Antônio há 13 anos. Atualmente leciona no Nível II do Centro de Educação “Espaço Aprendiz”. Sempre trabalhou na Educação Infantil e, nesta unidade, atua desde a inauguração em 2007.

        Em entrevista, a professora mencionou que possui verdadeira paixão em trabalhar na Educação Infantil e sente-se realizada com seus alunos.

Escolha dos focos:

        Conforme orientação do Manual de Estágio Curricular Supervisionado, os dois focos escolhidos são:

  1. Jogos e Brincadeiras
  2. O papel de cada espaço físico no desenvolvimento das crianças

Considerações sobre o foco 1: Jogos e Brincadeiras

A existência do projeto político pedagógico é fundamental para o desenvolvimento global de qualquer instituição. Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico:

[...] é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita designar a ação de todos os agentes da instituição. (p. 143).                

“O PPP é um instrumento que define a concepção de mundo em que a escola opera, a perspectiva de formação humana e o tipo de sociedade que a instituição pretende construir.”

Baseada nestas informações observei o Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação “Espaço Aprendiz” para analisar as ações voltadas ao planejamento dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Dessa forma, a instituição tem como objetivo desenvolver formação integral e integrada do educando, sendo capaz de proporcionar ações livres, conscientes e comprometidas com o contexto Social, político e Cultural do sujeito. Ou seja, segundo o mesmo documento, jogos, brinquedos e brincadeiras não são apenas um entretenimento, mas uma atividade que possibilita a aprendizagem de várias habilidades e, portanto, é com esse desenvolvimento prazeroso da criança que o educador deverá interagir com o lúdico, concretizando os jogos, brinquedos e brincadeiras não apenas como recursos pedagógicos decorrente dos diversos níveis de conhecimento.

O RCNEI (BRASIL, 1998, p. 58) destaca a importância de se valorizar atividades lúdicas na Educação Infantil, visto que “as crianças podem incorporar em suas brincadeiras conhecimentos que foram construindo”. Ainda se observa no RCNEI a valorização do brinquedo, entendidos como

componentes ativos do processo educacional que refletem a concepção de educação assumida pela instituição. Constituem-se em poderosos auxiliares da aprendizagem. Sua presença desponta como um dos indicadores importantes para a definição de práticas educativas de qualidade em instituição de educação infantil. (BRASIL, 1998, p.67, v. 1)            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com