TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO

Por:   •  11/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        CAMPUS VIRTUAL CRUZEIRO DO SUL

PEDAGOGIA__EAD

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

GESTÃO

KAROLINE HENRIQUE SILVA OLIVEIRA

RGM: 18566162

OUTUBRO /2019

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da Instituíção:  Escola Municipal Alvimar Alves Cardoso.

Endereço: Serranopolis de Minas

Dependência administrativa: Pública

Nome do diretor da escola: Elbiene Poliana Ferreira Mendes

Diretoria/secretária de ensino vinculada: Superintendência Regional de Ensino de Janaúba Minas Gerais.

ESTRUTURA  FÍSICA DA ESCOLA

A Escola Municipal Alvimar Alves Cardoso, possui um espaço interno grande, que funciona em dois turnos: matutino e vespertino, com horários das 07:00 da manhã até as 11:20 e o vespertino das 13:00 as 17:20.

A estrutura da escola é composta por 8 salas de aula ampla e arejada,01 cantina,01 quadra esportiva, 01 diretoria, 02 banheiros, 01 refeitório e uma sala de informática.

INTRODUÇÃO

Para Bianchi, Alvarenga e Bianchi (2002, p. 16) “o estágio é um período de estudos práticos para a aprendizagem e experiência e envolve ainda, supervisão, revisão, correção e exame cuidadoso.”Para a autora a atividade de estagio é útil e vital ao futuro profissional de educando, além de proporcionar uma melhoria no processo ensino e aprendizagem. Estagiar é tarefa do aluno e supervisionar esta atividade é função da universidade.

 A finalidade do estágio consiste em proporcionar aos alunos uma visão reflexiva e um conjunto de saberes significativos sobre a realidade na qual atuará. Para tal, os alunos estagiários devem desenvolver postura e habilidades de pesquisadores, elaborando projetos que lhes permitam compreender, problematizar e intervir nas situações observadas. 

REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Uma das atividades que chamou a minha atenção durante o período de observação foi a Formação continuada dos professores (em serviço):

A capacitação dos profissionais da escola se dá mediante estudos em grupo, por área, participação em encontros promovidos pela SER/SEE e a escola.

A escola promove ciclos de estudo interdisciplinar interno e externo á escola, com objetivo de maior entrosamento e troca de experiência entre profissionais da educação.

Será facilitada pela escola a participação dos docentes em cursos e ou encontros que enriqueçam a prática pedagógica, tendo como resultado melhores níveis de aprendizados.

PERFIL DOS GESTORES

A diretora que acompanhou meu estagio  Elbiene Poliana Ferreira Mendes é formada em pedagogia a 12 anos e pós graduada em gestão escolar, atua na área desde 2007, mas na escola atua a 4 anos.

 Sabemos que o diretor deve ter ciência do seu papel na gestão, assim como segurança na sua atitude e postura, para que possa gerir a organização da escola de forma a garantir um espaço aberto a participação e posicionamento efetivo de todos os segmentos escolares, sendo assim, sua função é articular e integrar esses segmentos, obtendo conhecimento contínuo e promovendo espaços de saberes não só para ele, como também para os professores incentivando-os a estudar e pesquisar, inclusive dentro da escola, mostrando que esse ambiente é um espaço de teoria, assim como de prática e não apenas da prática, do fazer acontecer, como do preparar-se para melhorar o processo pedagógico.  Neste estágio foi realizado 100 horas de gestão escolar.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS/ADMISTRATIVAS/FINANCEIRAS DOS GESTORES

O diretor precisa ter conhecimento e sensibilidade para lidar com os diversos aspectos que interferem no bom funcionamento da escola que dirige: do domínio das questões financeiras e legais à comunicação com pais, do relacionamento entre os funcionários à gestão da infraestrutura do local. O diretor, como líder da escola, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionários no planejamento e execução das tarefas. Além de garantir uma gestão transparente e democrática, saber delegar é fundamental para dar conta do trabalho. Essa articulação e parceria entre todos os profissionais deve sempre visar à meta principal de toda e qualquer escola: a aprendizagem dos alunos. Afinal, é função primordial do diretor prezar pela qualidade do fazer pedagógico da instituição que dirige, não sendo apenas um provedor e organizador de recursos. A diretora Elbiene assume com competência profissional a escola, que é pública, democrática e de qualidade para todos, convivendo com o pluralismo de ideias e garantindo a transparência das ações, mantendo a postura ética e exemplar com toda comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (116.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com