TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

SAMARA FERREIRA PEIXOTO FLORIANO – 2865936371

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

VALPARAÍSO - SP

2016


 SAMARA FERREIRA PEIXOTO FLORIANO – 2865936371

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil. 

VALPARAÍSO - SP

2016

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno .......................................................04

 Introdução........................................................................................05

 Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil

  1. - Características da escola............................................05
  1. - Observação e Interação na Escola.............................06
  1. -Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.................................................07
  1. – Período de intervenção.............................................08

Considerações Finais ........................................................................09

Referências Bibliográficas.................................................................10

Anexos................................................................................................11,12,13,14 e 15.

IDENTIFICAÇÃO 

       

Samara Ferreira Peixoto Floriano

RA: 2865936371

Pedagogia

Semestre – 4º

Ano: 2016

Início do estágio: 02/08/2016

Término do Estágio: 09/11/2016

Introdução

Esse estágio Supervisionado na Educação Infantil, foi realizado na E.M.E.I.e Creche Joaquim Abílio Ferreira, uma instituição pública municipal, localizado na cidade de Valparaíso - SP.

Em cumprimento a LDB 9.394/96 (lei de Diretrizes e Base da Educação), conforme estabelece em seu art. 82, diz que “os sistemas de ensino estabelecerão normas para realização dos estágios dos alunos regulamente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição”

A unidade conta com amplas instalações, contendo 6 salas de aula onde atende o B I, B II, M I, M II, PRÉ I e PRÉ II, todas as salas confortáveis e climatizadas. Com 1 refeitório, 1 pátio, 1 cozinha, 1 diretoria, 1 play ground e 6 banheiros sendo 1 para atender somente as crianças do berçário I, 2 para as crianças do berçário II, maternal I e maternal II, 2 para atender as crianças do pré I e pré II e 1 para os funcionários da escola. Os horários da instituição é o seguinte: Berçários e Maternais a entrada é a partir das 06h30m e saída às 17h00m, pré I entrada as 07h00m e saída as 17h00m e o pré II entrada as 07h00m e saída às 11h00m.

        

  1. - Características da Escola

E.M.E.I. e Creche Joaquim Abílio Ferreira

Rua Ramos de Mourão, 1350

Valparaíso- SP

Equipe Pedagógica e Gestora:

Diretora: Juliana Mendes dos Santos

Supervisora de Ensino: Eliane Elias Lunardelli Pereira

Pedagoga: Luciana Candido de Oliveira Souza

II – Observação e Interação

        No primeiro dia observamos o berçário I, eles chegam a partir das 06h30min, as A.D.I.s recebem todos os alunos até as 07h00min, logo é servido às crianças as mamadeiras com leite, e elas começam o dia seguindo todo um planejamento de desenvolvimento de aula com os pequenos, por volta das 09h00min é servido uma fruta para eles, e às 10h30min uma das A.D.I.s vai até a cozinha e trás o almoço deles pra ser servido dentre da própria sala, onde tem mesinhas adaptadas para colocar as crianças sentadinhas para elas irem se familiarizando com a hora do ‘papá’. E o berçário II, que segue a mesma rotina de entrada do berçário I, mudando a rotina de café da manhã e almoço que já é no refeitório.  No segundo dia fomos à sala do maternal I, vimos que eles já trabalham com apostila, segue a rotina de horário da creche e nessa sala é a fase de retirada das fraudas e ensinamentos de pedir para ir ao banheiro. No terceiro dia observamos a maternal II aqui os alunos já vão se adaptando para o próximo ano que será a pré- escola, eles já sentam em carteiras e trabalham com apostilas e com uma pré-alfabetização onde as A.D.I.s ensinam a contar, a ler o alfabeto, ensinam cores e formas geométricas. Todas essas séries ofertadas são de período integral, portanto depois do almoço todos tem à hora do sono. No quarto e quinto dia, passamos no pré I e II, eles já formam fila no pátio, entram às 07h00min, já não saem mais da sala para tomar café da manhã, têm que chegar uns minutos antes para fazer a refeição que já estará sendo servida, pois agora eles já terão aula e têm que estar preparados para lá na frente no ensino fundamental saber que à hora de sair da sala é só no horário do intervalo, com exceção de idas ao banheiro e para beber água é claro. Seguem uma rotina de oração, leitura do alfabeto e numeral e trabalhos na apostila.

III – Entrevista com responsável pelo processo Ensino – Aprendizagem na Escola.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: EMEI E CRECHE JOAQUIM ABILIO FERREIRA

NOME DO PROFESSOR (A): LUCIANA CANDIDO DE OLIVEIRA SOUZA

SÉRIE/ANO: PRÉ II

1) Quais são as suas atribuições?

R) - Minhas atribuições são cooperar para um bom trabalho na creche, estimular para que a sala tenha um clima favorável à aprendizagem, acompanhar o aprendizado de cada aluno, incentivando e proporcionando atividade em que o processo ensino / aprendizagem aconteça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (65.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com