TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

Por:   •  28/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  10.436 Palavras (42 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA –  7º SEMESTRE

HERLANE APARECIDA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

MANGA

2017

HERLANE APARECIDA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – GESTÃOl – 7º semestre.

MANGA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2. DADOS DA IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO...................................05

        

3 Caracterização do Campo de Estágio...........................................        06

4 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÕES..........................................................................08

5 PROJETO DE INTERVENÇÃO ..............................................................................20

4.1 Introdução                21

4.2 Dados Gerais do Projeto        22

4.3 Referencial Teórico        24

4.4 Proposta de Intervenção        27

4.5 Relato da Apresentação da Proposta de Intervenção        29

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        30

MOSTRA DE ESTÁGIO        31

REFERÊNCIAS        32


1 INTRODUÇÃO

        Durante o preparo para a vida profissional, passamos por muitos ensinamentos teóricos e práticos, para que deste modo nos tornemos capazes a entrar no mercado de trabalho. Porém, para entrarmos nesse mercado temos como critério básico para nos tornarmos enfermeiros, passar por períodos de estágios, onde aprendemos nos tornamos seguros e mais maduros para assumirmos nosso lugar como futuros pedagogos. Dispõe, interesse curricular e suas condições inclusas no projeto pedagógico do curso em licenciatura, de pedagogia do 6º semestre, nos termos da Lei nº 11.788/08 e da lei nº 9394/96 ( Diretrizes e Base da Educação Nacional).                                                                                 É no estágio que colocamos em ação tudo o que já foi estudado, e que vai se descobrindo no decorrer desse exercício, em suma, a escola é o campo onde experimentamos de diversas situações, com o interesse de construir conhecimentos.         Durante este percurso é percebido a postura, da Universidade e da escola para a realização do ato de observar. O exercício da observação é um momento único para o discente pois proporciona ao mesmo interpretar o processo administrativo do âmbito escolar e a relação do aluno, professor, pais e Gestão, que compõe uma comunidade de ensino e aprendizagem dos alunos, a didática do professor e o currículo apresentado pela instituição e o espaço físico no todo.

        O estágio tem como objetivo: Conhecer e caracterizar os espaços de atuação do profissional pedagogo; Observar, registrar e analisar situações diárias no que se refere ao trabalho do pedagogo; Compreender a relação interpessoal que se estabelece entre os profissionais da instituição; Experimentar situações de análise, planejamento e intervenção necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor; Articular teoria e prática a partir da análise e reflexão da realidade vivenciada.                                                                                Como visa a legislação, o  Estágio  Curricular  Obrigatório,   constitui parte  integrante  do  processo  de  ensino e   aprendizagem,  consolidando  teoria  e prática  vivenciadas  em  situações  reais  do  trabalho,   incluindo,  no  mínimo ,  100  (cem) horas  de  atividades,  que  envolvem  a  Gestão  Educacional  da  Educação  Básica,  à aplicação  de  noções  teóricas,  experiências  de  observação,  entrevista com gestores educacionais, análise de documentos,  levantamento administrativo, organizacional e dinâmico, que permitem a caracterização global da escola.                      

   2. DADOS DA IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        A Escola Estadual do Núcleo Habitacions l localiza na quadra 06, Lote 01, Vila NH1, Jaíba - Minas Gerais Fundada no ano de 1990 na comunidade com o nome de Escola Municipal Area F. No dia Nove de março de 1993, através da Superintendência Regional de Montes Claros a escola Municipal passou a pertencer o Estado, passando a ser denominada Escola Estadual do Núcleo Habitacional I. A parti dessa data data passou a oferecer os anos iniciais e finais. Hoje a escola já funciona o ensino médio, o hórario de funcionamento da escola em nos turnos matutino e vespertino, com total de 445 alunos e  30 professores, sendo 9 professores dos anos iniciais,2 bibliotecarios, 1 professor eventual, 3 secretarios e 21 professores do ensino fundamental e médio.

                       Esta instituição de ensino possui 10 salas de aulas, 4 banheiros, 01 sala da diretoria, 1 sala de informática, 1 refeitório, 1 cosinha, 1 dispensae 1 quadra coberta de esporte.Em 2006 a servidora Geisiany Lopes de Souza foi indicada pelo colegiado Escolar como diretora e até hoje a mesma que assumi a direção da escola.

3 Caracterização do Campo de Estágio

        A escola atende no horário das sete horas da manhã até as Dezessete Horas e vinte minutos da tarde. Do regimento interno a ‘minuta’ para crianças de período integral tem uma tolerância de trinta minutos.                                 Os alunos são recebidos no portão pelo o porteiro e são conduzidos por elas para as suas respectivas salas. Descrição das Relações Interpessoais.         O clima de convívio entre direção, funcionários e corpo docente é baseado no respeito, na harmonia, no diálogo onde todos interagem.                         A escola afirma que o sucesso do processo educacional depende muito da participação da família, a escola oferece esse espaço. Ambas devem caminhar juntas com diálogo e respeito pelos conhecimentos e valores que as famílias possuem.                                                                                        A ida à escola estava acompanhada por um coração disparado, por não se saber como seria a recepção. No entanto, logo de imediato a ansiedade foi substituída pelo conforto, pois a receptividade dos funcionários e corpo docente foi muito agradável. Tal comportamento foi fundamental para que a atuação das futuras professoras fluísse, visto que a interação com: os colaboradores da limpeza, os professores, a coordenadora pedagógica e diretor, proporcionaram a inserção no ambiente do estágio, o que decorreu em crescimentopessoal e profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)   pdf (298.2 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com