TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

GILBERTO MARCHANTI

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

[pic 1]

Avaré

2017

GILBERTO MARCHANTI

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Jacqueline Rodrigues Carvalho Grade

Tutor de sala: Julliana Thaís Ribeiro Vital

Avaré

2017



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA  GESTÃO        12

RELATO DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA NA ESCOLA        16

MOSTRA DE ESTÁGIO............................................................................................ 17

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 18

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 19


INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório III, Gestão em Espaços Educativos, foi realizado na Emeb “Professor Clarindo Macedo”, escola pública municipal na cidade de Avaré, no bairro Jardim Paineiras.

Com as horas de observação foi possível conhecer e caracterizar os espaços de atuação do pedagogo, registrar situações diárias, compreender como se dá a relação interpessoal entre os profissionais da instituição, planejar um projeto de intervenção e articular a teoria e prática sobre a realidade escolar.

Diante das reclamações das professoras referentes à dificuldade dos educandos em ler e interpretar histórias, foi proposto um projeto de leitura que abrangesse a escola como um todo.

O Projeto foi estudado pela equipe escolar, juntamente com sua apresentação, o que resultou num sucesso: todos aceitaram e concordaram trabalhar com o tema leitura alguns dias após os intervalos.

A proposta foi simples: cada dia uma professora e sua turma leriam uma história e fariam uma roda de conversa sobre o texto lido, sem ultrapassar 20 minutos.

O projeto foi bem aceito e vem sendo realizado três vezes por semana e as professoras já estão colhendo os frutos: alunos com vontade de ler para os demais, alunos envolvendo a família na preparação da leitura, dicentes estimulados a visitar mais a biblioteca da escola, etc.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

EMEB “Professor Clarindo Macedo”

CNPJ da EMEB: 03043438000145

Rua Dona Dorita nº222, Bairro Jardim Paineiras, Avaré - SP

CEP:18705-710    Tel/Fax:(14)37337019

E-mail:emebclarindomacedo@avare.sp.gov.br

Diretora: Marlene Caniestro Dias

Tipo de ensino:  Educação Infantil- Jardim II e Ensino Fundamental I

Horario de funcionamento:06:30hs as 18:00hs – Zona Urbana

A secretaria da escola é responsável em organizar e manter em dia as os documentos relacionados aos alunos, como cadastro na Prodesp, em realizar e regulamentar as ordens de serviço, cuidar das documentações dos docentes, é responsável ainda em cuidar da parte da informatização da gestão, assim contibuindo para maior eficiência e agilidade  nos serviços da secretaria,  como viabilizar as vagas aos alunos.

A escola conta com um grupo de professores comprometidos em articular situações para que sempre envolvam a família no processo educativo; suas aulas são preparadas através de rotinas semanais, previamente vistas pelo diretor e coordenador da instituição.

O conselho escolar é composto por professores, pais (comunidade), diretor  e secretária , havendo reuniões onde a diretora  presta contas de verbas destinadas a instituição e abre espaço para participação da comunidade nas  decisões relacionadas ao uso dessas verbas.

A diretora tem a função de supervisionar/colaborar com todas as demais funções da instituição, articulando todas as partes do corpo educacional para que a escola caminhe numa gestão democrática.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola Emeb “Professor Clarindo Macedo” foi criada pelo decreto nº2378 de 03 de agosto de 1987 no seu artigo 1º e foi chamada inicialmente de EMEI “Professor Clarindo Macedo”.

Em 15 de setembro de 1995 foi inaugurada no prédio atual, sendo uma creche para 50 crianças. Com o aumento da clientela, em 1996 foi autorizado o funcionamento do Ensino Fundamental I, junto à creche.

Em julho de 2001 a creche separou-se da escola, indo para seu próprio prédio e a escola passou a chamar-se EMEIEF “Professor Clarindo Macedo”.

Hoje a escola conta com com 200 alunos matriculados, divididos entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, dirigida pela sra. Marlene Caniestro Dias e coordenada pela sra. Zoraide Ribeiro Ferreira.

A escola conta com 6 salas de aula, amplas e ventiladas, todas com cortinas, ótima iluminação e ventiladores, uma biblioteca e sala de informática, sala do dentista, sala dos professores (com banheiro), banheiros femininos e masculinos, bebedoouro, cozinha, dispensa, refeitório, pátio, secretaria e direção, parque e um ginásio de esportes com vestiários e banheiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com