TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.547 Palavras (15 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

[pic 1]

Gramado

2017

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Regina Maria Rodrigues

Tutor de sala: Regina Berwanger

Gramado

2017



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA  GESTÃO        7

RELATO DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA NA ESCOLA        8

MOSTRA DE ESTÁGIO...............................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

INTRODUÇÃO

                   

                   

                    O presente trabalho refere-se a uma prática pedagógica, com ênfase na observação e participação das atividades desenvolvidas pelo pedagogo escolar, para a Unidade de Aprendizagem: do 8º semestre Estágio Curricular Obrigatório III – GESTÃO l do curso de Pedagogia, com carga horária de 100 horas. Seguindo os dados e as observações descritos no decorrer deste relatório, foram coletados através da observação e acompanhamento do trabalho do pedagogo na escola.

                      Apresentando a principal função do projeto desenvolvido, referente o tema Meio Ambiente, visando contribuir com a formação plena e integral dos alunos, tornando-os cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.  

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A instituição onde foi realizado o estágio é E.M.E.I Tia Carmelina I, situada na Rua C, n° 55, bairro Várzea Grande no munícipio de Gramado-RS. Esta escola tem 23 anos de história dentro do município e no ano de 2012 teve sua nova sede inaugurada no modelo Pró-infância, tornando-se uma instituição de referência neste nível de ensino.

 

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

           A Escola Municipal de Educação Infantil Tia Carmelina I, atualmente possui 162 alunos, na faixa etária de quatro meses a cinco anos, onde quatro turmas são de Berçário, quatro de. Maternais e duas de Jardim. Conta com uma equipe formada por 55 profissionais, entre eles: cozinheiras, serviçais, recreacionistas, estagiárias, monitores e educadoras, sob a direção de Sabrina Tomazelli Scariot e vice direção de Vanessa Duarte da Silva.

           Os valores da escola são: ética, credibilidade, comprometimento, respeito, afeto e sustentabilidade. Sua missão é proporcionar com excelência. Desenvolvimento integral das crianças, através de um ambiente acolhedor, contribuindo e impactando positivamente nas famílias e sociedade. Com a visão de ser uma escola referência no munícipio, reconhecida como alicerce de uma educação de qualidade, pelas práticas pedagógicas, pela infraestrutura, respeito a diversidade e inovação, sem perder a sua essência. O Perfil Político Pedagógico da escola encontra-se em construção e reformulação.

           A instituição tem uma excelente infraestrutura, salas para direção e vice direção, biblioteca com grande acervo de livros infantis, material para pesquisa, suporte e recursos pedagógicos, uma sala para cada turma, sendo elas amplas, bem arejadas, contam com pias e banheiros, com aparelhos de tv, rádio e dvd, sendo todos os ambientes climatizados. Nos berçários I e II existem berços, um para cada criança, armários para uso individual e também micro-ondas e geladeira. Um saguão coberto, com diversos brinquedos, já o refeitório, tem mesas e bancos de acordo com o tamanho das crianças e toda alimentação é ofertada de acordo com o cardápio planejado por nutricionista e executado rigorosamente pelas merendeiras e educadoras. Aberta nos turnos matutino e vespertino, das 6h e 30min ás 18h e 30min de segunda a sexta-feira, atende as crianças da comunidade local de baixa renda.

Apresenta ainda uma Banda Escolar em atividade desde 2011, sendo esta a primeira banda da educação infantil do munícipio, e outros projetos paralelos como: música na escola, capoeira e educa vídeo.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

                     A observação foi elaborada em cinco dias corridos, onde consegui ficar a maior parte do tempo em contato com a diretora e vice-diretora, assim consegui observar a rotina e obstáculos diários, dificuldades tanto financeira e a falta de interesse dos pais.

                   No primeiro dia com o auxílio da diretora fomos caminhar envolta da escola e conhecer as salas e ambientes extras que a escola dispõe. No segundo dia com um diálogo sobre o que é prioridade na escola tirei algumas dúvidas e conversando colocamos ideias para a elaboração do projeto de gestão, este dia foi muito construtivo para a iniciação de ideias para a construção e execução do projeto. No terceiro dia fomos eu a diretora e vice para o local, onde poderia iniciar o projeto e colocar em prática. No quarto dia foi de muito trabalho, onde participei de reuniões do Projeto politico pedagógico que está ainda sendo elaborado em fase de conclusão, e mais uma reunião pedagógica que é realizada mensalmente para a comunicação de projetos e para todos participarem dando alguma sugestão em relação os mesmos. No quinto dia foi uma sexta-feira onde os pais entram para deixar seus filhos nas salas, é um dia muito importante para a escola pois os professores,  tem  a oportunidade de conversar com os pais, e esclarecer algumas dúvidas que houveram durante a semana, elogiar, alertar e incentivar as famílias para a continuação do trabalho que é elaborado dentro da escola, pois à prioridade é trabalhar em conjunto com a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com