TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.637 Palavras (23 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3]

CURSO DE PEDAGOGIA

                       CAMILA DOS SANTOS BOGÉA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

– GESTÃO

                                             São Geraldo do Araguaia-PA

                                                               2019

[pic 4]

                       CAMILA DOS SANTOS BOGÉA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

– GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão do curso de Pedagogia - UNOPAR.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

                                                                         Tutor Eletrônico: Silvana Roque Silveira Rocha

                                                                         Tutor de Sala: Ivanilce de Sousa Santana

                                            São Geraldo do Araguaia-PA

                                                            2019

[pic 5]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO ....6

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO..................................................................9

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO ..............................................................................................................11

PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO.........................................................................14

CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................................19

REFERÊNCIAS...........................................................................................................20

[pic 6]

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como finalidade apresentar as observações, a rotina escolar e os conhecimentos adquiridos durante a realização do estágio curricular obrigatório em Gestão Escolar dentro do processo de formação pedagógica, do curso de Pedagogia Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. O estágio foi desenvolvido na EMEF Escola Municipal de Ensino Fundamental Presbiteriana Cantinho da Criança, situa-se na Avenida José Bonifácio, Nº 945, centro, São Geraldo do Araguaia, Pará.

Gestão escolar é um assunto de grande importância para que tenhamos uma escola que atenda as atuais exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de conhecimento, onde as telecomunicações e tudo mais em termos de tecnologias estão em avanço constante com mudanças rápidas e radicais, ao qual a escola deve acompanhar.

O Estágio Curricular Obrigatório tem como objetivo representar uma experiência para o educando do curso de Pedagogia. Vai muito além de constituir uma atividade de pesquisa da fundamentação do estudo teórico, proporciona a experiência, mesmo que primária entre o aluno e o campo de atuação, obtendo condições propícias ao desenvolvimento de sua prática administrativa, mediante observações, trabalho pedagógico, Vicência e intervenção sistematizada em situações ocorrentes no campo de estágio utilizando-se do aprendizado da sala de aula. O mesmo proporciona aos futuros gestores maior conhecimento prático, conhecendo as diversas modalidades de gestão na escola, a relação teoria e prática do trabalho pedagógico.

O estágio me proporcionou o preparo para o exercício da prática de gestão. Com procedimentos metodológicos, que se deram através da observação, registro de dados por meio de informação e pesquisa, análise da realidade escolar em seu dia-a-dia, sendo de grande importância, pois esse momento proporciona o conhecimento a respeito da organização e funcionamento da escola, abordando aspectos que fazem parte do cotidiano escolar e da caracterização do espaço de atuação do pedagogo.

Nesse sentido, considero que o estágio Curricular Obrigatório em Gestão Escolar foi de extrema relevância para minha formação, pois adquiri um aprendizado significativo. Dessa forma todo esse trabalho tem por finalidade de ensinar e aprender.

O projeto de estágio supervisionado Gestão Escolar constituiu nas observações, participações e intervenções pedagógicas. Esse estágio proporcionou a observação da atuação do coordenador pedagógico na Escola. A elaboração de um plano de ação diz respeito à proposta intervenção, que se pautou nas observações e entrevistas realizadas com os alunos participantes dos grupos de estudo.

Quanto às metodologias utilizadas, foram elaboradas com base nos ideais da escola Presbiteriana referentes à proposta dos grupos de estudo, almejando o aperfeiçoamento dos mesmos.

Foram realizadas entrevistas com os alunos e com a equipe pedagógica, para que assim fosse possível fazer um plano de ação que favorecesse os mesmos, utilizando as respostas deles como base.

A Escola Parceira tem sua gestão amparada no trabalho coordenado de todos os agentes envolvidos no processo educacional. O entendimento da relevância da inclusão comunitária na percepção coletiva do processo educacional é onde incide o grande desafio da gestão democrática da mesma, pois a compreensão dos instrumentos de construção desse processo potencializa a difusão do sentimento de pertencimento e integração entre escola e comunidade.[pic 7]

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

A EMEF Escola Municipal de Ensino Fundamental Presbiteriana Cantinho da Criança, localiza-se na zona urbana, Avenida José Bonifácio nº 945, centro, São Geraldo do Araguaia Pará; tendo como principais mantenedores a Igreja Presbiteriana do Brasil e Prefeitura Municipal de São Geraldo do Araguaia, atos de autorização através do Decreto Municipal nº 010/1994 de 10/03/1994; com registro no Conselho Estadual de Educação, Resolução nº 531 de 15/12/08; inscrita no SEEC nº 15567923 e oferece ensino desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, com turnos matutino e vespertino totalizando 14 turmas com 361 alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (278 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com