TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III–GESTÃO

Por:   •  17/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7° SEMESTRE

               

                   MARIA nubia de melo silva

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III–GESTÃO

[pic 3]

MACEIÓ

2019

MARIA NUBIA DE MELO SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

- GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório –Gestão-7º semestre.

Orientador: prof. Natalia Gomes dos Santos

Tutor eletrônico: Rosana Cardoso Moraes Oliveira

Tutor de sala: Leandra Cunha dos Santos

Maceió

2019


sumário

INTRODUÇÃO                3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO

DO PEDAGOGO...........        4        

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

 ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO E ENTREVISTA COM

O PEDAGOGO............................................................................................................6

 PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO........................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS................................................................................        9

INTRODUÇÃO

Este trabalho e o resutado decorrente do estagio curricular supervisionado em gestao.Durante o relato descreverei os aspectos observados durante esse periodo que com certeza ,foi muito proveitoso pra mim .Gestao escolar e um  assunto de grande importancia para que tenhamos uma escola que atenda as modernas exigencias de uma sociedade cada vez mais evoluida.

 O processo de Gestão Escolar fundamenta-se de um sistema de organização interna da escola, que rodeia todos os setores que estão com as práticas escolares.  Por isso, a Gestão Escolar  visa garantindo assim um desenvolvimento, socioeducacional e eficaz nas instituições de ensino. As atividades de estagio foram realizadas na Escola Municipal  de Ensino Fundamental Jaime de Altavila, localizada na cidade de São Miguel dos Milagres. Juntamente com a direção.

A  teoria apresentada durante o estagio do curso de pedagogia,proporciona ao estagiario um olhar cientifico da verdadeira realidad presenciada na escol ,podendo assim compreender complexa relacao que há entre a teoria e a pratica no trabalho de um docente da gestao escolar.

Isto e, o estagio possibilita um rico aprendizado que une a teria  com a pratica educacional, segundo GADOTT,2004,para ele ,a escola trata-se de um espaco fisico para o exercicio de uma educacao gerenciada ,que acaba por expropriar o poder comunitario e impor a totalidade do saber necessario.Dentro de uma proposta progressista ,enfatiza não so a democratizacao de oportunidades de ensino,como tambem supoe que o proprio trabalho exercido na escola seja democratico, dentro da pedagogia libertadora ,voltada para a conscientizacao da opressao e a consequente acao transformadora.

        

        

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃo

 

O estágio supervisionado em Gestão Escolar foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime de Altavila, situada na Av. Francico Lima, s/n, no Bairro de Porto da Rua, CEP: 57940-000, localizada na cidade de São Miguel dos Milagres. O contato com a escola pode ser feito através do telefone (82) 32951216 e por e-mail: jaimedealtavila@htmail.com.

A escola funciona nos turnos: matutino e vespertino nos horários de 07h30min às 11h50min da manhã de 13h00min às 17h20min da tarde.

Dispondo do seu espaço fisico de 9 salas de aula, 1 sala de secretaria, 1 biblioteca, 1 sala de informâtica, tambem usada como sala de vídeo e tv, 1 pátio aberto, 1 cozinha, 1 despensa, 1 refeitório 1 banheiro prar funcionário e 3 banheiros femenino e 3 masculino para os alunos.

A mesma funciona com: 353 alunos matrículados e com 41 funcionários, tendo em seu corpo docente 19 professores alguns com o nível surperior e outros cursando, 1 diretora, 1 vice-diretora, 1 coordenadora, 1 nutricionista e 2 assistente social, 6 auxiliares administrativos, 2 vigias, 4 auxiliares, de serviços gerais e 4 merendeiras.

 

  DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

   A escola dispõe de uma boa infraestrutura, todo ambiemte é bem límpo, ventilado  as salas possui uma iluminação apropiada .

Por ser uma escola voltada para alfabetização, é possivel ver o capricho com as decorações das salas, tendo assim em todos as salas o alfabeto e números ilustrados.

O local dispõe de 9 salas de aulas. A biblioteca possui vários livros literarios, brinquedos pedagógicos, mesa para estudo e etc.;uma sala de informática composta de cincos computadores, ar-condicionado e etc; uma area de lazer  e sete banheiros.

Durante o estágio, foi possível perceber que a rotina dos funcionários é bastante agitada, mas se mostraram bastante prestativos, comprometidos e acima de tudo competentes com o trabalho que realizam.

ANÁLISE DO PROJE TOPOLÍTICO PEDAGOGICO E ENTRVISTA COM O PEDAGOGO.

Em análise ao Projeto Político Pedagógico –PPP, tem como objetivo “Educar para transformar’’. A escola desenvolve trabalho docente no nível de Ensino Fundamental.

Percebe-se pelas informações disponíveis e práticas escolares, uma construçaõ coletiva que busca envolver de uma forma democrática com toda a comunidade escolar (pais, professores, alunos e funcionários).  A instituição escolar conta com uma equipe com alto nível de atualização, criatiatividades, ética, reflexão, senso crítico e relacional no processo de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com