TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO lI – Anos Iniciais do Esnsino Fundamental

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  10.649 Palavras (43 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 43

[pic 1]

[pic 2]

SANDRA REGINA DA SILVA RUBIO

 

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO lI – Anos Iniciais do Esnsino Fundamental

[pic 3]

[pic 4]

SANDRA REGINA DA SILVA RUBIO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO lI – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatórioll– Anos Iniciais do Ensino Fundamental

                                                                            6ºSemestre.

                                                                            Orientador: Profª.Maria Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Maria Nilse Favato

Tutor de sala:Iara Aparecida dos Santos Silva

Bandeirantes

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        ..............................................................5

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO.....................................................................12

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        ....21

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        22

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        26

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        38

CONSIDERAÇÕES FINAIS        44

REFERÊNCIAS.............................................................................................................45

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como finalidade apresentar minhas observações e participação na rotina escolar e os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estagio Curricular Obrigatório ll-Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituindo-se em uma proposta  do processo de formação do curso de Pedagogia, 6º semestre da Unopar, de acordo com a exigência da lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº9394/96) o estágio sendo necessária a formação profissional a fim de adequar essa formação as expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar.. Sendo esse momento de grande valia no processo de formação do discente, considerando as possibilidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, assimilando e complementando os saberes abordados nas aulas durante todo período, no intuito de proporcionar instrumentos de preparação, agregando crescimento, conhecimento, reflexões de forma crítica para a futura carreira.

O estagio foi realizado na Escola Municipal Criança Feliz Educação Infantil e Ensino Fundamental,situado na rua:Pedro Picelli s/n no Bairro:Jardim Nova Andirá.

Com o período de 76 horas. Nele constam as observações e atividades realizadas durante o período do estagio obrigatório. No Ensino Fundamental anos Iniciais, de acordo com a BNCC as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesma, com os outros, e com o mundo.

Para a realização do estágio algumas atividades são essências de se realizar, sendo elas: observação do espaço escolar analise do Projeto Político Pedagógico da escola, observações em sala de aula, entrevista com professor regente, planejamento de regência e por fim aplicação da regência, também as relações entre a direção e demais pessoas que fazem parte da comunidade escola, esta ação contribui para minha formação como estagiária, porque tenho a oportunidade de atuar sobre uma realidade concreta e próxima. É importante compreender que o estágio supervisionado é uma atividade essencial na vida do acadêmico, pois o mesmo consegue analisar se é essa mesma a futura profissão que deseja para sua vida, pois para atuar em sala de aula é necessário muita responsabilidade, competência e comprometimento, pois o mesmo estará lidando com a formação de vidas.

Sobre o período de intervenção, foi construído através das observações pessoais e as orientações da professora regente do 5ºano , analisando seu planejamento pedagógico e pesquisas, onde foi orientada a intervenção com Aula de leitura através dos gêneros Literários com o intuito de colocá-los mais próximos com a literatura para seu deleite, ampliando a visão de mundo, prezando o caráter artístico e literário e por sua grande relevância para o fomento do processo de ensino aprendizagem, abordando conteúdos por meio de atividades e dinâmicas.

Sendo assim, as atividades que foram desenvolvidas durante esse período de intervenção puderam possibilitar o estímulo à criatividade, ao lúdico, e a interação na sala de aula com atividades em grupo, o desenvolvimento do processo linguístico, da leitura, escrita, e a aquisição de conhecimentos no sentido de ampliar as experiências dos alunos, contribuindo para a formação de sua identidade e subjetividade de forma a fornecer situações desafiadoras que os levassem a compreender melhor as atividades propostas, sempre respeitando o ritmo de cada aluno.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 CARACTERIZAÇÕES DA INSTITUIÇÃO

IDENTIFICAÇÃO

Denominação: Escola Municipal Criança Feliz Educação Infantil e Ensino Fundamental

Endereço: Rua Pedro Picelli S/N – Jardim Nova Andirá

Email: criancafelizandira@gmail.com

Telefone: (43)3538-5183

Entidade mantenedora: Prefeitura Municipal de Andirá

Diretora: Roseli Marques Fernandes de Souza

CURSOS OFERTADOS:

A Escola Municipal Criança Feliz Educação Infantil e Ensino Fundamental, situada no Jardim Nova Andirá, oferece a educação infantil para crianças de 4 a 5 anos de idade em período integral e para 1º ao 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.2 Kb)   pdf (356.8 Kb)   docx (302.6 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com