TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.049 Palavras (29 Páginas)  •  1.463 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

RAIMAN SOUZA MACHADO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEMA: LITERATURA INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Utinga-ba

2016

RAIMAN SOUZA MACHADO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEMA: LITERATURA INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Raiza Camila de Araujo

Tutor de sala: Mônica Oliveira dos Santos

                                                           

       Utinga-ba

2015


 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        06

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        08

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        08

3.2 A Rotina.................        11

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                14

4.2 Dados Gerais do Projeto        16

4.3 Referencial Teórico        19

4.4 Planos de Aula da Intervenção        21

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        31

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................        33

6 MOSTRA DE ESTÁGIO        34

7 REFERÊNCIAS        35

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório deve ser realizado em instituição que oferece as diferentes fases dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Estágio é realizado com principal objetivo  de possibilitar e proporcionar ao acadêmico estagiário a observação e intervenção docente, junto a criança de 5 a 10 anos e as etapas a serem realizadas devem ser sintetizadas da seguinte forma: Observação e caracterização da Instituição de Educação Infantil na qual o aluno estagiário deverá observar e analisar os elementos que caracterizam a escola em que o estágio será realizado; Análisar e Diagnósticar a Realidade do Trabalho Pedagógico na istituição; Elaborar um Planejamento Educativo pedagógico; Executar o Planejamento Educativo e Intervenção na turma escolhida ou determinada pela instituição junto às crianças.

Atualmente vivemos cercados de informações de todos os gêneros. Nesse sentido é notório que nossas crianças estão inseridas num mundo letrado. Para tanto, é importante que elas encontrem no adulto (familiares e professores) o incentivo necessário para que ela desenvolva suas potencialidades, destacando-se o gosto pela leitura.

Nesse sentido, faz-se necessário estarmos repensando para melhorarmos as nossas práticas de leitura realizadas em sala de aula. Proporcionando ambientes motivadores, incentivadores e prazerosos para que nossas crianças despertem seus interesses pelo ato de ler com prazer.

.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A Escola Municipal Casalgrande, situada na Rodovia 042, Sítio Águas Claras, Bairro Ponte de Tábua, Utinga-Bahia, fone (75)3337-1870, apresenta o presente plano de trabalho para ser desenvolvido 2009-2010. Este Projeto Político Pedagógico (PPP) baseia-se na política educacional vigente preconizada pelo Ministério da Educação.

A Escola Municipal Casalgrande foi fundada em 1993, com a finalidade de atender à clientela para Educação Infantil e o Ensino Fundamental da comunidade de Utinga. Possuindo um quadro contendo 21 funcionários. Atende atualmente com 130 alunos neste ano de 2016, funcionando horário integral dando início às suas atividades educativas de 08:00 às 17:00 de Segunda- Feira à Sexta-feira.

A Escola Municipal Casalgrande juntamente com o Sítio Águas Claras surgiu de uma necessidade onde o então prefeito (1993) Carlos Antonio Silva percebeu que nas ruas de Utinga haviam crianças pedintes, as quais passavam nas residências e comércios pedindo algo para comer. Surgiu assim a idealização por parte dp prefeito Tuca de se criar um local para abrigar as crianças em tempo integral. Surgiu uma parceria com Paróquia e a Prefeitura Municipal de Utinga, pois a mesma não dispunha de recursos próprios para a implantação do tão audacuiso projeto. A procura de uma parceria sólida o padre Vitório buscou junto a sua cidade natal na Itália – Casalgrande recursos para o início desse projeto, firmando a parceria tornando Utinga – Brasil cidade irmã de Casalgrande – Itália. Os italianos enviaram verbas parta edificar a construção da escola de tempo integral tendo a prefeitura comprometida com a sustentação e manutenção da mesma. Como prova de reconhecimento pela parceria o nome da escola foi uma homenagem a cidade da Itália ficando “Escola Municipal Casalgrande”

 2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio curricular é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Nele está a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer e entender a realidade que se vive e que irá trabalhar. Como a autora Roesch (1996) afirma:

"o estágio curricular não é simplesmente uma experiência prática vivida pelo aluno, mas uma oportunidade para refletir, sistematizar e testar conhecimentos teóricos e ferramentas técnicas durante o curso de graduação".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)   pdf (247.1 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com