TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  15/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

                                          Luciane Cristina Bento

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

                                                                     2019

1- Introdução 

             Este estágio foi realizado devido a obrigatoriedade da Lei 9394/96, artigo 61.

A proposta deste Estágio Supervisionado é complementar a formação acadêmica do estudante do curso de Pedagogia por meio de observações e práticas do docente profissional.

É no estágio que o futuro profissional conhece os diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando.

O Estágio Supervisionado oferece uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão, pois ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho.

         Mesmo sendo, nesta etapa, uma observação, é neste período que o futuro profissional consegue visualizar o objetivo da Educação, a aplicabilidade do conteúdo adquirido na Universidade e a prática dos métodos pedagógicos. Sem dúvida, é uma iniciativa edificante.

1.1 - Objetivos

O        objetivo do  Estágio Supervisionado  é proporcionar ao aluno  a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos adquiridos quando estudante.

 Espera-se que o futuro profissional seja capaz de aplicar suas habilidades e competências para atuar no contexto da educação com atitude científica – pautada na observação cuidadosa da realidade, na análise sistemática de dados, na avaliação criteriosa de variáveis – para, a partir daí, planejar e desenvolver intervenções pertinentes na direção de uma formação profissional eficaz, eficiente, democrática e participativa em educação e do conhecimento, sempre pautadas em posturas éticas e comprometidas com o desenvolvimento da cidadania como direito de todos.  

Os Estágios Supervisionados do curso de licenciatura em Pedagogia têm como propósito articular teoria e prática, configurando-se num mecanismo de dinamização, atualização e aperfeiçoamento do curso, além de:

I- Ampliar e aprofundar a compreensão daquilo que os educadores devem perseguir para a consecução de sua finalidade histórica;

II- Desenvolver atividades referentes à Gestão Escolar;

III- Possibilitar ao aluno/estagiário a reflexão sobre o cotidiano escolar, analisando os pressupostos teóricos estudados e sua prática, assumindo uma postura crítica aliada à competência técnica e compromisso político do seu papel na sociedade;

IV- Propiciar vivências para a aquisição de habilidades na operacionalização de saberes teórico-metodológicos, na elaboração, organização e avaliação de projetos pedagógicos alternativos e interdisciplinares.

1.2- Unidade educacional na qual o estágio  foi realizado.

O Estágio Supervisionado de Educação Infantil, foi realizado na instituição CEI Arraial do Tijuco, localizada na rua Bernardo Antunes Rollin, SP/ São Paulo. Pertence a rede pública de Ensino da cidade de São Paulo e está vinculada à Diretoria Regional de Ensino de São Mateus.

2. Identificação da escola e seu contexto.

2.1- Descrição da Unidade Escolar onde o estágio foi cumprido:

CEI Arraial do Tijuco funciona de segunda a sexta-feira em um único turno, das 07:00 às 17:00 e atende crianças do berçário ao maternal e possui  crianças, cerca de 32 educadores, sendo 27 professores.

A  escola possui água filtrada, energia da rede pública, rede de esgoto, coleta de lixo periódica e alimentação para os alunos.

Quanto ao espaço a escola possui:  salas de aula, sala de diretoria, sala de professores, cozinha, parque infantil, berçário, banheiro, refeitório, almoxarifado, lavanderia, pátio coberto, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida etc.

         Materiais e equipamentos que possam ajudar no ensino aprendizagem das crianças,  a escola conta com: TV, DVD,  aparelhos de som e  datashow, vários de de historinhas infantis, giz de cera, folhas, massinha etc.

O PPP da instituição é voltado para o desenvolvimento do indivíduo de forma que ele seja capaz  de aprender exercitando a memória, a atenção e o pensamento; proporcionar situações pedagógicas que despertem na criança o interesse pelo desconhecido, desenvolvendo assim um espírito crítico e criativo, e simultaneamente as capacidades de cooperação, autonomia e responsabilidade. Que a criança seja capaz de reconhecer regras de convivência; reconhecer em si e  nos outros, atitudes corretas e incorretas; responsabilidade e solidariedade, além de hábitos e atitudes relacionada com o bem estar, a segurança e a saúde.

Entende-se que o professor deve contemplar as brincadeiras como princípio norteador das atividades didático-pedagógica possibilitando às crianças manifestações corporais encontradas no lúdico presente nessas ações e também na relação que as crianças mantém com o mudo que a rodeia.

3. Relato das atividades vivenciadas na Educação Infantil (observação/regência/participação)

O que foi vivenciado na Educação infantil é que predomina uma relação de interação, respeito, afeto, amor e responsabilidade entre aluno, professor e toda a equipe de funcionários. O professor inicia a aula cantando ou lendo uma história.  Há o planejamento das atividades que precisam ser realizadas no cotidiano escolar da instituição, elaborada pelos profissionais da mesma, que precisa ser respeitada e realizada com os alunos seguindo o tempo reservado para tal atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com