TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.422 Palavras (14 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

JULIANA DAS MERCÊS SILVA – RA 432494

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA   EDUCAÇÃO INFANTIL

CARUARU-PE

2014

[pic 2]

JULIANA DAS MERCÊS SILVA – RA 432494

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD   da  Universidade anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervionado da educação Infantil.

CARUARU –PE

2014


[pic 3] 

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do aluno..................................................................................

Introdução.....................................................................................................................

1.Estágio Curricular obrigatório II : Organização e Contribuição...........................

2. Campo de Observação e intervenção ...................................................................

3. A Rotina Observada.................................................................................................

4. Projeto de intervenção………………………………………………………………….

Consideração Finais

Referencias Bibliograficas         

[pic 4]

IDENTIFICAÇÃO

Nome: do Estagiário:  Juliana das Mêrces Silva ___________________

RA: 432494__

Curso : Pedagogia

Semestre: 4º__

Ano: 2014___

Inicio de Estagio : 01/09/2014

Término do estagio: 28/10/2014 

[pic 5]

 INTRODUÇÃO

Para trabalhar com a educação infantil se faz necessário envolver os alunos em projetos,projetos esses que venham investigar ,colocar a fundo um estudo sobre o tema desejado,ou seja , trabalhado,não basta apenas que o professor lance para o aluno os conteúdos á prontos mais que seja necessário que os alunos reflita,vá em busca ,elabore idéias até mesmo que eles sejam mobilizados ,a fim de que possa relacionar os novos conhecimentos com aqueles que eles já possuem.O tema do projeto a ser desenvolvido nesse estágio será “construção da identidade”,pois é de mera importância trabalhar na criança a identidade,a interação com o meio social dela,esse meio social é a própia escola,em que é favorecida novas interações , ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros como a auto-estima,que será construída a partir das relações estabelecidas com os grupos em que ela vive.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educalção Infantil , “a identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distição , de uma marca de diferença entre as pessoas a começar pelo nome,segundo todas as caracteristicas físicas , de modo de agir , de pensar e da história pessoal”.

Esse estágio é mais uma experiência ,pois traz novos conhecimentos a  partir do momento que começamos a interagir com as crianças aprendemos com eles assim como eles também aprendem conosco.Nos dá a oportunidade de conhecer os diferentes costumes de cada aluno , identificar fontes históricas sobre a vida de cada um deles,integrar os dados pessoais relacionando a sua pessoa,constroi uma relação afetiva para com os alunos,como irá nos possibilita o contato com a realidade,ou seja, com a prática.

Então, diante da minha observação pude perceber que alunos de 4 anos tem uma certa dificuldade para escrever seu nome , pelo menos seu primeiro nome, daí surgiu  a necessidade de trabalhar esse tema,em que trabalhamos outros temas transversais que foi uma ponte para irmos além .Confeccionamos crachá,fizemos um estúdio de fotografia,modelamos o nome com massa de modelar,enfim,foi um trabalho muito abrangente.

[pic 6]

1. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

              Colégio Exato Júnior Ambiental,uma escola adequada e preparada para receber estagiários,como também para atender as necessidades apresentadas,disponibilizando de materias para assim trabalhar com êxito em nossos projetos.

 

1.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

   Quais os objetivos do Estágio seguindo discussãoes realizadas de forma teórica.  

- Propor sistematicamente brincadeiras em grupo,integrando os alunos através de conversa em rodinhas , afim de possibilitar o cohecimento e a aproximação das crianças.

- Quando propomos o alfabeto para que possam trabalhar percebemos a dificuldade para manusea-lo.

- Diante de tantas brincadeiras e atividades lúdicas podemos perceber a interação que as crianças tiveram uma com as outras e assim o projeto foi realizado com sucesso.

-  Sabe-se que brincando a criança muitas vezes assimila melhor tal conteúdo,pois é brincando que se aprende,construindo um conhecimento com fudamentos proveitosos.

[pic 7]

2. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

2.1 Caracterização do Campo de Estágio

                      O estágio realizado pela aluna Juliana das Mercês Silva ,  foi desenvolvido em sala de aula supervisionado pela gestora e professora de sala  da instituição. Surgiu então a necessidade de contratar a mesma, a fazer parte da instituição o que transcorreu com grande satisfação. Pois a escola tem uma quantidade de duzentos alunos, sendo que divididos em salas e turnos matutino e vespertino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (526.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com