TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  5/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  5.871 Palavras (24 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE ALFAUNIPAC DE ALMENARA

Mantida pelo Instituto Educacional Alfaunipac

  1. FACULDADE ALFAUNIPAC DE ALMENARA
  2. RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  3. Curso Pedagogia

KÁTIA RIBEIRO DE SOUZA CONCEIÇÃO

Relatório apresentado à Faculdade Alfaunipac de Almenara, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.

Almenara,12 julho de 2021

  1. INTRODUÇÃO

1.1 Dados do Estagiário (a)

Nome:

Endereço:

CPF:        

Telefone:

Data de início do estágio: 27/04/2021

         Horário do estágio: remoto

Estágio curricular carga horária 100 horas

1.2 Dados da Unidade Concedente do Estágio

Nome: Escola Estadual Orlando Tavares

CNPJ: 05.598.350/0001-15

Endereço: Rua Maranhão, número 900

Telefone: (33) 3531-2118

Nome do supervisor de estágio: Laydssara Rocksthoh Ramos Rocha

1.3 Dados da Instituição de Ensino

Nome: Instituto Educacional Alfaunipac Ltda.

End.: Rua Mário José de Souza, 11 - Bairro Parque São João – Loteamento Jardim Paraíso – Almenara/MG

Curso: Pedagogia

Supervisor de estágio: Astrid Maciel Motta

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Descrições das atividades 

É de suma importância formular a prática pedagógica para os alunos em processo de formação, pois é através dessa atividade que iremos visualizar a teoria na prática. No entanto, dado o atual histórico educacional e os eventos presenciais que foram suspensos devido à pandemia de Covid-19, devemos pensar sobre essas práticas de ensino de uma maneira diferente, porque não podemos aplicá-las à prática.

De acordo com isto, a Secretaria de Educação de Minas Gerias desenvolveu o plano de estudos tutorados através do site “Estude em Casa” que foi desenvolvido para educandos e educadores da rede estadual de ensino não tivessem suas atividades pedagógicas interrompidas ou paralisadas.

Assim as atividades de estágio obrigatório são realizadas à distância através de várias plataformas digitais (como YouTube, Google, Esude em casa) e através do plano de aprendizagem de tutoria dos alunos do 1.º ano fundamental, pelo que tenho a oportunidade de analisar isto, disciplinas aprovadas e conhecimentos dos alunos no ano letivo.

A partir do material disponibilizado pela educação do meu estado, assim como pela Alfa percebi como uma aula pode ser mais dinâmica e atrativa com o uso das tecnologias e consegui visualizar formas diversas de passar a matéria para os alunos, me desprendendo daquele conceito tradicional de educação.

Para a elaboração das atividades de reforço foi analisado um tema especifico e importante para se trabalhar com os alunos, as atividades foram escolhidas de maneira minuciosa com o intuito de serem de fácil aprendizado.

2.2 Relatórios de Aulas

2.2.1 Relatório de Aulas - Língua Portuguesa

Disponibilizadas as atividades no site da Estude em Casa de Línguas e seus códigos incluíram diversos conteúdos, a partir dos quais farei um breve resumo de como o educador trabalhou cada tema. Nas aulas de alfabeto, vogais, sílabas e poemas começaram com a gênese da escrita à medida que o educador apresentava imagens, fotos e vídeos sobre como as pessoas se comunicam ao longo da história e como é importante inventar códigos e símbolos para simplificar ou mesmo universalizar a forma como comunicar.

Ela disse que ainda estamos desenvolvendo e criando novos símbolos para nossa comunicação dando exemplos de emoticons e passando um vídeo sobre o alfabeto “Funk do Alfabeto”, onde ela mostrou todas as letras de uma forma muito pedagógica. Ela lançou outro desafio, perguntou em quantos animais poderíamos pensar com a letra A e pediu para escrevê-los. Ela mencionou os animais em que estava pensando e tocou uma música diferente sobre as vogais, com cada letra formando uma palavra.

A professora Madalena Monteiro também utiliza vários desafios na sua aula, nesta aula pediu aos alunos que escolhessem vogais e fizessem uma lista com nomes de pessoas, animais, roupas, etc. que tivessem as vogais que conheciam, e pediu para desafiar as pessoas em suas casas.

Outro desafio veio do pessoal da Conecturma, onde jogou um jogo que mudou as letras e sílabas de certas palavras, fez novas palavras e tocou música para mostrar quais palavras se formaram.

A professora então perguntou se alguém se lembrava de quais palavras e deu alguns exemplos e disse que assim como fazemos jogo de palavras, ela também citou Cecília Meireles, uma poetisa brasileira que adora brincar de palavras, em um dos poemas da professora de Cecília. ela citou um poema de que gostou: "Arabella estava abrindo a janela, Caroline estava levantando as cortinas e Maria estava olhando e sorrindo."

Na aula da escrita nas representações das ideias a professora fomentou nos alunos a vontade de saberem escrever os seus nomes e para tanto ela solicitou que os mesmos tentassem escrever em uma folha de caderno o próprio nome e também dos seus responsáveis caso soubesse. Logo em seguida, ela pediu para que os educandos pedissem a seus responsáveis a Certidão de Nascimento para averiguar se de fato, o nome estava escrito corretamente.

Durante o vídeo também foi passado o vídeo da turma da Bia no quarto de brinquedos, onde a personagem Bia está aprendendo a ler, sendo assim penso que tal vídeo é de extrema importância para os alunos visualizarem a importância de ler e escrever de forma criativa, onde os mesmos acabam se colocando no lugar da personagem principal da animação.

A professora mostrou um filme com as preferências de "A Turma da Biblioteca", onde cada criança gosta de um tipo diferente de história, após o filme perguntou se as crianças estavam contando uma história ou um livro grátis favorito, e ela sugeriu a ideia de convidar as pessoas em casa a ler um livro com a criança ou a inventar uma história na qual você possa enriquecê-la com figuras de papel e depois mostrar um filme onde você aprende a criá-las.

Para trabalhar a temática da leitura da história, a citada educadora mostrou um vídeo da história “As marias” contada pela própria autora a Ana Claudia Ramos. O objetivo dessa história é incentivar as crianças a criar o hábito de ler e estudar. Para reforçar a aprendizagem, a professora exibiu mais um vídeo do programa “Turma da Biblioteca”, com o objetivo de despertar nos alunos a vontade de ler e de descobrir os géneros textuais que mais sentem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (526.2 Kb)   docx (329.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com