TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.843 Palavras (20 Páginas)  •  2.435 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

1        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

2        PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        11

3        DIÁRIOS DE REGÊNCIA        17

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo, apresentar o estágio curricular obrigatório I na educação infantil.

        O estágio foi realizado na escola Centro Educacional Florescer, junto à turma do 1° período no turno da tarde, com a supervisora de campo e professora regente Bruna de Assis.

Na primeira semana foi o período de visitação a escola e de observação participativa. Os alunos estavam trabalhando o projeto meio ambiente, onde as atividades eram voltadas para esse tema. Na segunda semana continuamos com a observação, elaboração dos planos de aula para regência e começamos a realização da regência na educação infantil.

Trabalhamos com jogos, vídeos e atividades voltados no tema meio ambiente. Os alunos mostravam interesse e envolvimento com as aulas, os jogos e interagiam bem com a estagiária na sala. Fizemos um boliche reciclável com garrafas pets e jornais, jogamos jogo da memória sobre os animais e fizemos pescaria da primeira letra do nome de cada animal, utilizando fichas com o desenho do animal e alfabeto móvel.

Esse tema foi trabalhado por causa do dia da árvore celebrado no dia 21 de setembro. Ao final do projeto as professoras reuniram todos os alunos da escola e fizeram uma contação de história sobre o ciclo da água e a importância da preservação.

A realização do estágio foi uma oportunidade única de aprendizado, onde absorvemos vários métodos, muitas maneiras diferentes de aplicar atividades lúdicas e teóricas para os alunos, voltado num mesmo tema. A observação ajuda a mostrar postura e atitudes corretas em relação a sala de aula de maneira prática e eficiente, também nos mostra os pontos positivos e negativos de determinadas atividades, tempo de duração das aulas e como os alunos estão lidando com todo esse aprendizado. Durante a observação conseguimos absorver bem como lidar com as crianças, os conteúdos ministrados na aula e com isso o estagiário(a) consegue elaborar melhor o seu plano de aula, tendo em todo tempo o apoio da supervisora de campo orientando e dando dicas de como ministrar a aula para os alunos. Assim a realização da regência ocorreu de forma tranqüila e prazerosa tanto para o estagiário(a) quanto para os alunos.


CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        O Centro Educacional Florescer é uma escola que atende desde o berçário até o fundamental I, sendo seu horário de funcionamento de 07:00 horas às 18:00 horas. O estabelecimento possui quatro andares com acesso a alunos com deficiência possuindo rampas dando acesso a toda escola. No primeiro andar temos o pátio e um playground, dois banheiros para os alunos, ao lado temos a secretaria, sala da direção e supervisão, também tem a cantina onde os alunos lancham. No segundo andar ficam as salas do maternal 3, 1° período, 2° período (na parte da manhã essas salas recebem os alunos do 1°, 2° e 3° ano do fundamental) e a sala do integral, no corredor tem um bebedouro e dois banheiros. No terceiro andar temos a sala do maternal 2 e o berçário. A biblioteca fica no terceiro andar e é integrada com o espaço TV e a sala de informática. No quarto andar fica a quadra e o parquinho para os alunos menores.

        No total a escola conta com uma equipe de quatorze funcionários, sendo seis professoras, três monitoras, duas faxineiras, uma secretária, uma supervisora e um diretor. A escola também conta com profissionais que vão à escola uma vez por semana para as aulas especializadas, sendo, uma professora de inglês, uma professora de informática, uma professora de balé e um professor de educação física.

        Os alunos que ficam no integral e berçário ficam de 07:00 às 18:00, eles tomam café, almoçam, tomam banho e lancham na escola.

        O fundamental I funciona de 07:00 às 11:30 e a educação infantil funciona de 13:00 às 17:20.


  1. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Diário de observação n° 1

Escola: Centro Educacional Florescer

Data: 11/09/2018

Local: Vespasiano

Hora de início/ término da aula: 13:00 às 17:00

Professor(a) regente: Bruna de Assis

Nível: 1° período

Estagiário: Isabela Fernanda Ferreira Dias

Às 13:00 hora a professora recebe os alunos em sala de aula, pedindo para que coloquem caderno e agenda na mesa, depois de receber todos os alunos ela começa a rotina diária cantando música de boa tarde, dias da semana e faz perguntas de como está o tempo hoje, quantos alunos tem na sala.  Logo após faz a rodinha para que os alunos peguem o crachá do seu nome cantando música.

As 13:30 começa atividade de matemática ela leva os alunos para fora da sala e fala sobre a água e como podemos preservá-la, depois pede os alunos para responderem a pergunta de qual animal vive na água e depois dos alunos responderem que é o peixe, ela escolhe alguns alunos para jogar o dado e pegar o peixinho que tem o número e a quantidade que saiu no dado, ao voltarmos para a sala de aula ela dá uma atividade de registro sobre número e quantidade.

Às 14:25 os alunos vão para a cantina para lanchar, eles fazem a oração e cantam a musica do lanche, assim que acabam de lanchar eles tem 15 minutos de parquinho.

Às 15:05 os alunos vão para aula especializada de inglês, onde os alunos aprendem os números, cores e o alfabeto em inglês

Ás 15:45 a professora regente pega os alunos e leva para o parquinho para fazer uma contação de histórias sobre o rio, para dar inicio a aula de natureza e sociedade, ao retornarem para sala fazem uma atividade sobre animais aquáticos.

Ás 16:40 os alunos se preparam para ir embora, na hora da saída cantam a musica de ir embora e começam a serem liberados as 17:00 horas.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com