TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DA GATTI

Por:   •  22/11/2017  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 2

Alessandra Rabelo Santos

Seminário de Pesquisa

Profª Juliana

GATTI, Bernardete Angelina. A produção da pesquisa em educação no Brasil e suas implicações. In:______ A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.  p. 15-41.

Nesse capítulo a autora tata da trajetória das pesquisa no Brasil, desde o século 20 até os dias atuais, e fala dos institutos que foram criados para o desenvolvimento da pesquisa, nessa linha do tempo relata as dificuldades e interesses associados a pesquisa no período da ditadura, até chegar aos problemas atuais.

Desde o período dos anos 20 as pesquisas vêm sendo produzidas com intenção de melhorar a qualidade educacional, porém as dificuldades parecem ser as mesmas, em maior ou menor proporção como segue.

A descrição dos conteúdos, pela autora, para o processo de pesquisa são evidenciados no texto, a teoria e à prática devem estar interligadas para uma relação entre objeto e objetivo. A teoria e método devem ser prontamente especificado para o entendimento do leitor. Porém percebi que ela faz uma crítica aos professores quanto ao ensino de pesquisa, quando ela diz que a clareza deve estar na definição do método, na escolha dos instrumentos e da categorização de análise. Concordando com ela falta orientação e definição nos caminhos para uma pesquisa.

Interessante o que expressa sobre as pesquisas em educação, quando diz que as instituições não são formadas para o desenvolvimento das pesquisas e sim para ensinar conteúdo, sendo assim, o aluno não consegue dar continuidade aos estudos como pesquisador. Outro fator mencionado é a veracidade na coleta e análises dos dados das pesquisas, sendo através de uma pesquisa se tornar instrumento para repensar à prática pedagógica.

As pesquisas saem das universidade em forma de teoria, mas pelo fato do pesquisador não estar em tempo integral a todo momento na sala de aula, elas podem se distanciar da prática, e gerar desconforto ao professor, porque é numa teoria formada que ele se baseia. E se “tal” teoria for distante de sua realidade, pode parecer interesse político como nas pesquisa que mede a qualidade do ensino universalizando todas as instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com