TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA : Explicação da Mitologia

Por:   •  30/5/2018  •  Resenha  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

Explicação da Mitologia

Segundo a Mitologia, o mito é uma intuição compreensiva da realidade, é uma forma espontânea de o homem situar-se no mundo. E as raízes do mito não se acham nas explicações exclusivamente racionais, mas na realidade vivida, portanto pré-reflexiva, das emoções e da afetividade.

Como o homem vivia numa sociedade pré-científica sempre houve necessidade dele dar explicações para as coisas, tentar explicar o mundo de uma determinada forma. E uma dessas formas era o mito, por exemplo, a lua aparece e desaparece, existia um mito na mitologia antiga para explicar esse fenômeno, pois o mito não era apenas uma explicação racional, mas podia ser irracional, eles falavam que um tigre comia a lua e ela desaparecia, depois o tigre dava uma dor de estômago e vomitava a lua de volta. Então era uma explicação que eles davam para responder a tal fenômeno, pois havia a necessidade e a curiosidade para esse aparecimento e desaparecimento da lua. Essa era uma mitologia que eles usavam para explicar, como o homem não encontrava subsídios científicos dava explicação através do mito para atender essa necessidade e curiosidade que o homem sempre teve de explicar, entender e compreender o mundo.

Filosofia na Educação 

Podemos entender que a Filosofia tem uma função primordial em relação a teoria do ensino, ela propõe ideias inovadoras na investigação pedagógica, sendo uma matéria que impõe limites e dar novas explicações para todas as fundamentações teóricas de quaisquer ciências. Pois quando as ciências acabam suas buscas e respostas, a Filosofia entra para fazer suas investigações naquilo que a ciências na sua teoria não conseguiu explicar.

Um exemplo muito nítido disso era a forma tradicional de ensino, ela tinha um determinado êxito, mas o que foi observado que poderíamos modificar a sala de aula para o modelo da Sala de Aula Investido, que obteria novos resultados, os novos resultados são muitos bons aparentemente, mas nós não sabemos até onde essa metodologia foi aplicada, pois será que só foi aplicada nas universidades de primeiro mundo como Harvard, Oxford ou mesmo na Universidade de São Paulo? Essa nova metodologia de ensino foi aplicada nas escolas da Índia? Onde as crianças dão aula de céu aberto, será que ele funcionaria ali? ou será que funcionaria aqui no Brasil? Pois muitas crianças saem de suas casas para uma longa jornada até chegar na escola, muitas das vezes com fome sem uma alimentação adequada e geralmente não têm acesso a internet, quais são as limitações dessa metodologia de ensino? Ai entra a Filosofia para buscar explicações e respostas, pois essa metodologia é limitada em si pela teoria educacional.

Sobre o mito de Prometeu 

Há várias versões sobre o mito de Prometeu, herói da mitologia grega. Seu nome, no idioma grego, significa ‘premeditação’. E é realmente o que este titã, um dos deuses que enfrentam o Olimpo e suas divindades, mais pratica em sua trajetória, a arte de tramar antecipadamente seus planos ardilosos, com a intenção de enganar os deuses olímpicos.

Prometeu é um relato de uma pessoa subversiva, ou seja, aquela pessoa que não se enquadra nos parâmetros normal de anormalidade, ele era um revolucionário, ele percebeu que Zeus queria ter o controle total sobre todos os seres viventes. Então ele roubou uma fagulha de do fogo divino, como seu irmão Epimeteu já tinha esgotado todos os recursos entre os outros animais, ele pegou e colocou nos seres humanos, mesmo sabendo que poderia sofrer consequências com seu ato.

Isso simboliza um ato heroico que ele tinha para com os seres humanos, ele roubou fogo divino, só que o Zeus descobre e por isso Prometeu foi martirizado por 30 mil anos, segundo a lenda. Prometeu representa a parte da humanidade sofredora, que sofre, que está disposta a sacrificar até fisicamente pelos seus ideais, ele simboliza todas essas coisas.

Axiologia - Teoria dos Valores

Os valores são muitos relativos as sociedades, as culturas, a época histórica, tempo histórico, sociedade que você está e a forma como você é criado. Exemplo como explicar que um índio esquimó ofereça sua própria mulher a quem hospeda-se na sua morada para aquecer o corpo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com