TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE ESTUDO DE CASO

Por:   •  18/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

O Colégio Colégio Militar do Brasil (SCMB), apresenta uma estrutura organizada em uma matriz disciplinar, sendo primordial nesses espaços o discurso da ordem em absolutamente tudo, incidindo na formação dos sujeitos, torna-se impriscindível um sujeito que consiga atender e executar as atividades com qualidade.

A juventude das décadas de 60 e 70, a qual protagonizou inúmeras ações mostrando o seu descontentamento com questões da época.

foi a partir desta juventude, que se percebeu o grande potencial transformador presente nesta fase da vida dos jovens.

Já nas décadas de 80 e 90, presenciaram e vivenciaram uma imensa avalanche de tecnologia, e muitas vezes, foram levadas pelos meios de comunicação de massa a adotar uma postura consumista, egoísta e individualista.

Assim, tenho a ideia que traz a reflexão sobre o papel da escola na formação dos jovens para que eles façam do mundo um lugar melhor para se viver. Potencializo então, a ideia de que os jovens são um caminho possível da mudança real.

A ideia refletida no protagonismo juvenil está diretamente relacionada à Educação Libertadora, em que a ação e a reflexão levam ao aprendizado e a superação, neste sentido, o educador deverá atuar como orientador e problematizador, tecendo relações e estratégias pedagógicas rumo à autonomia dos jovens.

De acordo com o referencial teórico, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo e colaborar com um presente e um futuro mais justo.

Alguns tópicos importantes a serem trabalhados para autonomia e protagonismo dos jovens são:

  • a prática pedagógica que, é transformadora, libertadora e amorosa tanto para o educador quanto para os educandos, é um processo no qual ambos aprendem juntos e buscam estratégias para tranformar a sociedade e os espaços em que vivem.
  • a educação libertadora é o momento em que os educandos refletem acerca do seu papel na sociedade e nos espaços escolares; segndo Freire ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
  • o diálogo, é o fio condutor da pedagogia problematizadora a hora em que se concilia os conhecimentos científicos e valoriza conhecimentos prévios;
  • a autonomia, onde a formação integral e humana se dá através da ética, do respeito e do diálogo;
  • a aprendizagem, os valores sociais e afetivos, situação em que os jovens na escola e na comunidade vivenciam valores como a gratidão, a empatia, a honestidade e o comprometimento.

De acordo com Costa precisamos aprender a ver os jovens como a solução, não como problema.

Sendo assim, a participação juvenil dentro das instituições de ensino, desempenha uma importante função, pois os jovens exercitam a sua cidadania, contribuem para o desenvolvimento na comunidade escolar e para o seu próprio desenvolvimento, em relação à educação, o estímulo ao protagonismo juvenil também liga-se diretamente ao desenvolvimento de experiências democráticas em que se pressupõe um verdadeiro compromisso com a ética e com a democracia.

A característica primordial na pedagogia do trabalho é a centralidade no jovem como principal ator, ou seja, desenvolver atividades que possam motivar as iniciativas e as tomadas de decisões, fazendo com que ele possa assumir o papel de sujeito ativo, atuantes, responsáveis, críticos e efetivamente participativos, faz-se necessário estimular, fomentar e exercitar neles valores tais como: solidariedade, empatia, honestidade, responsabilidade e respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com