TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO INFORMATIVO

Por:   •  4/4/2021  •  Ensaio  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO APARÍCIO CARVALHO

DISCENTE: Debora Passos

DOCENTE: Carlos Henrique

PERIODO: 6

RESUMO INFORMATIVO

Na semana acadêmica de Serviço Social do Centro Universitário Fimca,foi  abordado sobre o trabalho do Serviço Social frente ao covid 19 em Rondônia, em relação ao posicionamento, administração da profissão no Centro de Medicina Tropical de Rondônia. De início houve uma reflexão sobre como o covid 19 não adoece só o físico, mas também o emocional, pois é um momento em que o isolamento e as perdas de pessoas, atinge o emocional.

O trabalho do Serviço Social tem enfrentados desafios maiores durante a pandemia, mas tem sido desenvolvido com muito esforço. Foi abordado também além do papel do Serviço Social na saúde, quais as demandas colocadas a profissão, como está sendo a divisão dos profissionais nos hospitais em Rondônia, etc. tudo claramente, considerando o código de ética.

Foi feito um resgate sobre a origem da profissão através das ações caritativas, e durante reflexões a profissão foi repensada sobre a sua base de teoria, começou então o período de reconceituação. Dessa forma o Serviço Social vem se envolvendo com ações em todos os âmbitos da sociedade, como por exemplo o âmbito da saúde, através da reforma sanitária e também a conferência nacional de saúde. A saúde passa a ser direito de todos e dever do Estado, a partir da constituição de 1988 e a profissão do Serviço Social, vem sendo uma profissão que intervem em problemáticas da questão social, e que se envolve com validações de direitos e políticas públicas. Dessa forma o Serviço Social está cada vez mais preparado para atuar no âmbito das políticas públicas, mesmo enfrentando desde sempre, muitos desafios, pois é uma profissão engajada.

A palestra atentou para o acolhimento aos usuários da política de saúde de saúde, afinal é uma profissão humanizada, e muitos usuários passam por momentos tristes, como o de perdas de seus entes, e a profissão como diz Martinelli, trabalha com pessoas vulnerabilidades e que precisam de uma escuta, de um acolhimento.

Na reflexão foi abordado o quanto atinge o emocional tanto do paciente, quanto de quem faz parte da vida desse paciente, pois o covid 19 é um vírus que separa pessoas que se amam, a partir de um resultado positivo e isso afeta o emocional. Como dito na Live, a profissão do Serviço Social é preparada para trabalhar em equipe, o que ocorre nos hospitais também, o trabalho em equipe. Mas na pandemia muitos profissionais que estiveram a linha de frente, adoeceram, foram contaminados e tiveram que se ausentar do trabalho.

E os poucos funcionários que ficaram, estão sobrecarregados, segundo uma participante da live. Mas estes que estão ainda, realizando o trabalho na pandemia, estão enfrentando os desafios e realizando seu trabalho.

Foi falado que o trabalho da profissão em pratica se aplica a entrevista, coleta de dados do paciente, escuta e contatos com a família do paciente entre outras ações do assistente social na saúde, até mesmo contato com outros profissionais da mesma área e outros profissionais de outras áreas, para melhorar o enfrentamento ao covid 19.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com