TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rawllins Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Por:   •  28/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Dados do Estudante / Curso

Licenciatura de Pedagogia

Universidade Cruzeiro Do Sul Virtual

Rawllins Camelo Sabino

RGM:  28519388

Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

2021 / 1º Semestre

Total de Horas Cumpridas: 100 horas.

Duração do Estágio: de 18/10/2021 a 12/11/2021

        

  1. Caracterização da Escola

Nome: EMEB Recanto Infantil Madre Maria de Jesus

Endereço: AV: Marechal Rondon, 111, Parque América, Rio Grande da Serra – SP

        Dependência Administrativa Pública

        Diretoria de Ensino da Cidade de Mauá

        Setor Acompanhado: Direção

        

A EMEB Recanto Infantil Madre Maria de Jesus foi criada em 24 de Setembro de 2011, cujo nome foi escolhido pelo prefeito Adler Jardim Teixeira, em homenagem a Madre Maria de Jesus, a qual desenvolvia atividades com famílias do bairro.

A Escola possui 2 prédios onde os alunos são divididos em: prédio 1 – crianças de 6 meses a 3 anos de idade que ficam período integral e prédio 2 – crianças de 4 anos a 5 anos chamados de níveis I e níveis II, nos 2 prédios a refeitórios para as crianças e duas cozinhas onde as merendeiras que são terceirizadas fazem as refeições para os alunos.

Há ao todo 15 salas de aulas, Tv e DvD, projetor multimídia ( Datashow ), banheiros, bebedouros, quadra coberta, sala de brinquedoteca, diretoria, secretaria, solarium com diversos brinquedos e um parque na área externa.

  1. Introdução

Esse relatório é referente ao Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional, teve início em 18/10/2021 à 12/11/2021, dando um total de 17 dias, com duração total de 100 horas.

Esse trabalho foi elaborado tendo como base os resultados obtidos com as observações e participações. Visando assim verificar o papel da direção, e quais decisões toma perante equipe escolar e comunidade.

A escola se localiza em um bairro distante do centro da cidade, dificultando o acesso a telefonia móvel, pois algumas operadoras não funcionam nessa região.

A região é calma, onde existe um baixo índice de violência.

A região lembra aqueles lugares do interior, onde todo mundo se conhece.

Observei que a diretora, inicia o dia de trabalho sempre verificando se as salas de aulas estão organizadas e limpas adequadamente. Logo após ela observa a entrada dos alunos e saída, estando sempre disponível para alguma mãe que queira tirar alguma dúvida.

Os alunos atendidos são marcados pela diversidade. Alguns alunos têm em casa o apoio necessário ao bom aprendizado, porém, além da ajuda dos familiares, eles têm também contato com materiais impressos, televisão, computador e internet. Já outros alunos possuem poucos recursos em suas casas.

A existência de um bom relacionamento entre a escola e a família da criança é fundamental, portanto, para um melhor desenvolvimento da criança

Reflexões Sobre A Realização Do Estágio De Observação E Participação

        O estágio teve início em 18/10/2021 à 12/11/2021, dando um total de 17 dias, com duração total de 100 horas.

        Num primeiro momento procurei saber com a diretora qual o papel de uma gestora e assim pude contribuir com a unidade escolar desenvolvendo as seguintes atividades sempre com orientação da mesma:  Conferência de recebimento de correspondência e outros documentos, atendimento aos pais em geral, acompanhamento de matrículas e rematrículas, acompanhamento da de verificação da projeção de novas salas para 2022, compra e conferência de materiais de papelaria e materiais pedagógicos, preenchimento de fichas de declarações pro bolsa família, além de participar de reunião com os funcionários da limpeza sobre protocolos do covid 19, reunião com professores para elaboração da formatura dos alunos de níveis II e reunião para elaboração de enfeites natalinos.

        As atividades realizadas servirão de complemento para minha formação acadêmica, pois entendo que a teoria jamais será satisfatória sem a prática, pois as duas se completam.

        A diretora trabalha com uma política democrática, ouvindo o corpo docente e junto a ele tomando as melhores decisões.

As professoras da Escola, tem vasta experiência no ramo da Educação, a maioria dá aula em outras escolas dentro do próprio município, sendo uma ou outra que dá aula em outras cidades em outros turnos.

        Uma gestão democrática se diferencia em princípios constitucionais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n. 9.394/96, assim como da Constituição Federal de 1988. Sendo assim, para que as políticas de democratização sejam efetivadas em concordância com os preceitos exigidos pela LDB, é preciso o envolvimento de diversos profissionais, assim como ter a participação da comunidade, pois a educação é um processo que deve ser construído no coletivo.

  1. Perfil dos Gestores

O estágio teve início em 18/10/2021 à 12/11/2021, dando um total de 17 dias, com duração total de 100 horas.

Acompanhei nesse período a rotina da diretora Luzia Elizabete Arcino da Silva, a mesma está no cargo de direção desde 2018, já tendo sido professora de educação infantil por mais de 13 anos e atualmente concursada como coordenadora pedagógica.

Devido a sua vasta experiência, a gestora age como uma articuladora diante de vários setores do contexto escolar, de modo a garantir uma gestão democrática e participativa entre docentes e direção, buscando assim o bem estar e ensino de qualidade aos alunos.

  1. Prática Pedagógica / Administrativa / Financeira dos Gestores

As professoras dessa escola, possuem um pensamento crítico e   reflexivo sobre a conduta pedagógica. Essas profissionais buscam novos conhecimentos, novas aptidões e atitudes para suprir as novas gerações, sendo importante os  novos conhecimentos para a participação ativa de todos os envolvidos: (desde alunos, funcionários, professores, comunidade, direção).

A formação continuada é necessária para renovação do aprendizado, no   desejo do saber humano, que está sempre em busca de novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com