TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão do Filme: Como Estrelas na Terra

Por:   •  23/3/2016  •  Exam  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  3.050 Visualizações

Página 1 de 4

REFLEXÃO

1º) De quais conflitos estamos falando?

R- Os conflitos são referentes às diferentes circunstâncias que envolvem o dia a dia do garoto Ishaan, seus pais e a sua escola, pois cada um encontra-se num mundo onde as ideias não se combinam. Os pais não compreendem a dificuldade do garoto de se adequar à escola, e esta por sua vez não o acolhe com o apoio necessário às suas limitações.

2º) Esse contexto se adequa a Ishaan Awasthi?

R- Uma escola nesses padrões não seria interessante para ele, pois seu comportamento inadequado nada tem a ver com falta de educação ou a falta de cuidados da família em termos de disciplina, mas sim com um problema de aprendizagem relacionado à saúde. Ishaan não necessita de “domadores” , mas de ajuda especializada.

3º) Por que os movimentos de Ishaan, sua vitalidade, suas criações artísticas, suas fantasias e brincadeiras imaginativas que parecem deixá-lo “sonhando acordado”, em devaneio, vão se tornando cada vez mais escassos?

R- Porque o distanciamento de casa e o ambiente escolar inadequado e repressor, faz com que ele se sinta deprimido, saudoso do aconchego do lar e cada vez mais desmotivado para realizar as atividades que lhe davam prazer.

4º) De acordo com Feud, como pode ser visto o comportamento do personagem do filme?

R- Ishaan tinha em seus sonhos momentos de realização e liberdade que não podia experimentar na vida real, onde tudo o que fazia era bom, dava certo e estava certo, num mundo perfeito sem cobranças ou censuras, cheio de alegria e satisfação. Para ele a vida real deveria ser assim, não podendo entender quando era cobrado por seu comportamento diferente das outras crianças de sua idade.  

5º) A obra fílmica nos mostra como as instituições escolares se desestabilizam frente à resistência travestida de rebeldia de Ishaan em se enquadrar aos rígidos ditames escolares. Em quais parâmetros podemos encaixar as instituições escolares que a personagem frequentou no filme?

R- Instituições de ensino tradicional e ditador, onde o aluno é obrigado a seguir regras pré-estabelecidas e que não observam a criança na sua individualidade como pessoa que tem limitações, mas pensa e pode desenvolver habilidades de formas diferentes se forem bem assistidas.

6º) Disserte sobre as consequências desse contexto para a evolução da personagem.

R- O despreparo das escolas anteriores em reconhecer o problema de Ishaan, bem como o desconhecimento da família sobre a dislexia, só piorava a situação de uma criança que não se enquadrava nos padrões escolares e sociais, além de fazer com que ele se sentisse cada vez mais sozinho, desamparado, incapaz e desmotivado, desacreditado da possibilidadede corresponder às expectativas de seus pais que o comparavam ao seu irmão mais velho, e diferente dele, tinha êxito em tudo o que fazia. Seu novo professor, por sua vez, tendo conhecimento do possível problema de Ishaan, conseguiu com carinho, trabalho direcionado e muita dedicação, fazer com que ele confiasse nos seus cuidados, fazendo-o sentir-se novamente capaz de enfrentar os desafios que a vida escolar lhe propunha, voltando a desenhar, que era o que lhe dava mais prazer, atividade esta em que mostrava ter um talento antes não valorizado, e se dispondo a aprender o que seu professor lhe ensinava.

7º) O que significa: “ele vai cedendo depois de muito tentar inclusive corresponder ao que dele é esperado”, você considera esse fator comum entre os sujeitos com dificuldades de aprendizagem?

R- Significa que ele vai desistindo de viver as alegrias que antes faziam parte do seu mundo particular, como brincar, viajar na imaginação, desenhar, etc.Sim, consideramos esse fator comum, pois o resultado da cobrança inadequada em executar tarefas que não estão ao alcance de uma criança com dificuldades de aprendizagem pode se manifestar de várias formas como a apatia, nervosismo, desinteresse, indisciplina e outros tantos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com