TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estagio em Gestão Escolar

Por:   •  31/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Pedagogia (Licenciatura)

Instituição: Universidade Cidade São Paulo – UNICID

Nome: Aline Araujo Teco

RGM: 16886968

Disciplina: Estágio curricular supervisionado em gestão

Ano/Semestre de realização do estágio: 2019/1

Nome da escola: Escola Estadual Professora Dinorá Pereira Ramos Brito

Endereço: Avenida João Rodolfo Castelli, nº 157, Putim, São José dos  

Campos - SP, CEP: 12228-000.

Dependência administrativa: Pública

Diretoria/Secretária de ensino a que está vinculada: Secretária da educação

do estado de São Paulo, diretoria de ensino São José dos Campos.

Anos e níveis escolares observados: 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º

ao 3º ano do ensino médio.

A escola possui doze salas de aula, sala da direção, sala de professores,

secretária, laboratório de informática com banda larga, biblioteca, pátio

coberto e descoberto, quadra de esportes coberta e descoberta, possui uma

estrutura antiga, com lousa de giz, porém com manutenção em dia e limpeza

impecável, a unidade dispõe de iluminação, ventiladores, cozinha, refeitório,

cantina estacionamento e banheiros.

  • INTRODUÇÃO

No presente relatório será apresentado o resultado relativo as atividades observadas e desenvolvidas no estágio supervisionado em gestão, sendo este primeiro contato extremamente importante para um futuro profissional.

Foram cumpridas 100 horas de estágio de observação em gestão, onde pude acompanhar toda rotina administrativa de gestão escolar, realizado na Escola Estadual Professora Dinorá Pereira Ramos Brito.

Dentro das atividades desenvolvidas além de participar ativamente do atendimento de pais e alunos, pude presenciar reuniões de formações para os docentes e leitura integral do PPP.

Ao analisar toda a rotina administrativa da unidade escolar, tive contato com diversos documentos relacionados a gestão, como: PPP, prontuários, históricos escolares, documentação de alunos, diário de classe, entre outros. Na secretária acompanhei realizações de matrículas e transferências, atualização de prontuários de alunos, professores e demais funcionários, colaborei com atendimentos pessoais e por telefone, envio de e-mail e recolhimento de assinaturas de funcionários dando ciência a circulares e comunicados, atualização do mural de avisos, elaboração e entrega de bilhetes e distribuição de matérias quando solicitados por professores.

  • PERFIL DOS GESTORES

Realizei 100 horas de estágio, onde acompanhei o diretor Dalli, as coordenadoras Vera e Vanessa e a secretária Sirley. A atuação deles é de extrema responsabilidade e comprometimento com o que fazem, ao analisar o PPP e acompanhar a rotina da gestão desta unidade escolar ficou claro que seguem todos os parâmetros exigidos pela LDB e dão total importância para o efetivo cumprimento das metas do PNE. Em um ambiente agradável ficou notável que o convívio entre eles e os demais funcionários é baseado em respeito, carinho e acolhimento, mantendo o foco no bem estar dos alunos e comunidade.

  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS/ADMINISTRATIVA/FINANCEIRAS DOS GESTORES

Considerando que toda pratica realizada na unidade escolar deve ser orientada por uma reflexão teórica, destaco abaixo dois focos que acompanhei durante a realização do estágio.

FOCO 1 - Coordenador Pedagógico

           É de extrema importância o coordenador pedagógico na unidade escolar, responsável por manter o bom relacionamento entre gestão e docentes, além de ser ponte para um bom relacionamento com alunos, pais e comunidade, está a frente da elaboração, manutenção e cumprimento do Projeto Político Pedagógico, que é desenvolvido juntamente com toda a equipe escolar e comunidade. Senti que a rotina das duas coordenadoras da unidade escolar onde realizei o meu estagio é bem intensa, chegando muitas vezes a acumular atividades, mas foi gratificante acompanhar o trabalho de ambas, em todos os momentos em que estive com elas pude notar que a maior preocupação delas era oferecer suporte para os docentes, para que os mesmos possam oferecer aos estudantes conteúdos que efetivem a sua aprendizagem da melhor forma possível. Responsável também por todos os eventos realizados na unidade escolar, aproximando a comunidade e tornando um ambiente saudável para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com