TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estágio

Por:   •  31/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório

 Final

ATIVIDADE 12: Elaboração do Relatório Final

  • Análise sobre os seguintes itens:

  1. A instituição e o seu contexto histórico;

        A escola Municipal Maria Clara Machado,foi fundada em 12 de Maio de 2004 pela Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, com o prefeito José Camilo Zito.

        Anteriormente, esta escola funcionava em um outro prédio, no mesmo bairro, mas atendia poucos alunos, apenas até o quinto ano de escolaridade. No ano de 2004, tal escola fora extinta, pois seu prédio não oferecia segurança aos alunos e funcionários.

Todavia, no ano de 2005, a Prefeitura de Duque de Caxias criou uma nova Escola Municipal Maria Clara Machado. Sendo assim, prédio da escola passou a ser alugado de uma escola filantrópica, Educandário Maria Tenório. Coexistindo no mesmo espaço ambas instituições naquele ano. Nesta época, a Escola Municipal Maria Clara Machado atendia a dez turmas até o quinto ano de escolaridade, no segundo turno apenas; enquanto a outra instituição atendia a alunos até o nono ano de escolaridade.

No ano seguinte, o Educandário Maria Tenório foi extinto e a Escola Municipal Maria Clara Machado absorveu seus alunos, passando a atender, como faz até então, ao primeiro e segundo turnos e ao Ensino Regular noturno, utilizando todo o espaço do prédio, através de aluguel.

A falta de áreas de recreação e lazer adequada para os jovens aprofunda ainda mais a instabilidade social do bairro pois, aliada à falta de oportunidades de emprego, canaliza as energias da clientela para a violência e a criminalidade.

A Escola mantém um bom relacionamento com a comunidade; apesar disso, não é grande a participação da mesma nas atividades regulares Escola, restringindo-se a um número de pequeno pais mais conscientes e cooperativos.

  1. A instituição e o seu contexto geopolítico;

                A Escola Municipal Maria Clara Machado está localizada no segundo distrito da cidade de Duque de Caxias, no bairro de Vila São José, conhecido também por ´´ Pantanal``.

  1.          A instituição e o seu contexto sócio-econômico;

                Os alunos são muito carentes, a maioria vinda de comunidades locais que não oferecem atividades diversificada gratuitas, ficando os alunos quando não estão na escola, nas ruas. Como centros culturais só tem no centro de Duque de Caxias, não freqüentam, teatro e poucos conhecem cinemas, não fazem esportes. São ociosos, o que poucos fazem as vezes é ir ao Mc Donald.

  1. Aspectos da comunidade escolar e perfil da clientela ;

        A comunidade é formada, em sua maioria, por nordestinos e descendentes destes. Grande parte ocupam postos de trabalho que não exigem escolaridade ou exigem esta baixa. Há um grande número de responsáveis não alfabetizados, o que reflete diretamente no pouco apoio da família à escolaridade do aluno

  1. Análise documental dos documentos normativos da instituição:
  • Portaria de autorização ou ato de criação da instituição de Ensino Fundamental;
  • Lei nº 1813/ 12/05/2004

  • Regimento escolar;
  • Aspectos relativos ao Ensino Fundamental constantes do Regimento da escola

O processo de avaliação será contínuo e cumulativo e seus resultados serão registrados periodicamente da seguinte forma:

I – Bimestralmente, através de Relatório Descritivo, baseados em registros contínuos da análise descritivo dos avanços e das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem para  os seguintes níveis e modalidades:

  • Educação Infantil
  • Ensino fundamental (Ciclo e alfabetização e Classe de alfabetização  do Noturno
  • Educação Especial (Sala de Recursos e Classes Especiais)

II – Bimestralmente, através de notas, baseadas em registros contínuos da análise do Processo Educativo do 4º ao 9º ano de escolaridade e do ciclo I ao ciclo IV do ensino Regular noturno

No Ensino fundamental, a avaliação do processo educativo é resultado da análise do aproveitamento global do aluno com preponderância desta análise global sobre a visão particular dos componentes curriculares.

As notas bimestrais do 4º e 5º anos de escolaridade do Ensino Fundamental e do ciclo I e II do Ensino Regular noturno serão atribuídas por área curricular, sendo obtidas pela soma de 4 instrumentos avaliativos diversificados, usados ao longo do bimestre, atribuindo valores iguais.

As notas bimestrais do 6º ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental e do Ciclo III e IV do Ensino Regular  Noturno serão atribuídos aos componentes curriculares, sendo obtidas pela soma de 4 instrumentos avaliativos diversificados, usados ao longo do bimestre, atribuindo valores iguais.

  • Projeto político-pedagógico;

  • Aspectos relativos ao Ensino Fundamental constantes do Projeto Político-Pedagógico da escola campo de estágio:

A Escola Municipal Maria Clara Machado oferece todo o Ensino Fundamental, desde o primeiro ano até o nono ano de escolaridade.

- Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano de escolaridade

- Ensino Regular Noturno: Alfabetização, Ciclo I, Ciclo II, Ciclo III e Ciclo IV

Sendo o atendimento ao primeiro e segundo turnos como ensino regular e o quarto turno (Ensino Regular Noturno), com aceleração de estudos através de ciclos, onde cada um desses equivale a dois anos de escolaridade regular.

  1. As relações estabelecidas entre os sujeitos da escola;

                A escola é democrática e todos se tratam bem, com respeito. A relação professor aluno é normal, não apresenta falta de respeito e agressividade excessiva, há problemas normais dentro da idade de cada aluno. Os pais não são presentes na vida escolar dos filhos, poucos freqüentam as reuniões, segundo a escola, eles só aparecem com freqüência, no início do ano para pedir a vaga e no final se o filho ficar reprovado. Há vários encontros para a família, como festas comemorativas, porém são sempre os mesmos que comparecem e estes são sempre valorizados. Os professores e os gestores são unidos, os professores sempre tem liberdade de expressão e podem se expor quando necessário, pois a gestão é presente na escola. Os professores sempre recebem os estagiários muito bem, ajudam quando necessário, dá atenção devida em todos os aspectos, tratando com respeito e companheirismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (222.2 Kb)   docx (250.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com